Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

7 atitudes sustentáveis para colocar em prática já

Cuidar de nós mesmas também significa cuidar do planeta em que vivemos. Por isso, ter atitudes sustentáveis podem contribuir (e muito) para um viver mais consciente e que agrida menos o meio ambiente.

Pode parecer muito difícil incorporar novos hábitos e mudar alguns pontos da nossa rotina. Mas vamos mostrar que é menos burocrático do que parece. Com pequenas ações, você deixa uma marca positiva na sua casa, trabalho e por onde mais você passar.

Repensar nosso comportamento e nos livrar de algumas crenças limitantes é um primeiro passo bem importante. Não existe uma regra para começar, basta adaptar e/ou incluir práticas no seu dia a dia e seguir no seu ritmo.

Sem mais delongas, é hora de aprender um pouco sobre a teoria para partir em direção à prática.

Beleza sustentável

Seus rituais de make e cuidados com a pele e cabelos podem ser mais sustentáveis e não agredir o meio ambiente. Você pode alimentar um ciclo extremamente saudável ao inserir cosméticos que usem ingredientes orgânicos, que não sejam nocivos. Assim, aproveita o melhor dos recursos naturais na sua beleza e mantém a natureza a salvo.

B.O.B apresenta seus produtos feitos em barra. Portanto, dispensam o uso de plástico e o substituem por embalagens biodegradáveis. Além disso, seus shampoos e condicionadores são veganos e livres de testes em animais. Cabelos nutridos sem agressões ao ambiente.

Os kits de shampoo + condicionador nutritivos, purificantes e detox da marca, além de cuidar dos fios da melhor forma, ainda contam com mais um grande benefício. Cada um deles substitui 5 garrafas plásticas que seriam descartadas no ambiente. Uma rotina de beleza mais sustentável é algo possível e muito positivo.

Quer uma ótima notícia? Na compra de qualquer peça de Hera, nossa linha sustentável, você ganha um kit para experimentar e chamar de seu. Assim, cuida do planeta não apenas na rotina de autocuidado, mas também no look! Dá para melhorar? Sim! As peças da linha estão com 10% off. Logo abaixo contamos um pouco mais sobre as roupas dessa edição especial.

Atitudes sustentáveis

Seguindo o fio da beleza sustentável, a Simple Organic, uma marca de cosméticos veganos, orgânicos, naturais, cruelty-free e sustentáveis, é um dos exemplos que você pode ficar ainda mais linda sem causar danos ambientais. Seus produtos tanto de maquiagem quanto de skincare trazem ingredientes retirados diretamente da natureza.

Várias formas de vestir

Atitudes sustentáveis

Uma moda com baixo impacto ambiental é possível. Alinhar estilo e sustentabilidade pode ser uma ótima pedida na hora de pensar e repensar seu modo de vestir.

Tecidos feitos a partir de fibras naturais e peças produzidas com materiais reciclados já fazem parte do agora com a nossa linha Hera. Sim, o ato de vestir também pode ser uma atitude sustentável. Por isso, aposte em roupas que sejam atemporais, que agridam menos o ambiente tanto em seu processo de produção quanto ao serem descartadas.

Indo além do consumo, você pode repensar suas formas de usar uma peça que você já tenha no armário. Reserve um tempo e experimente várias combinações com aquela roupa, veja todas as possibilidades. As surpresas podem ser muitas boas e, com isso, você pode até mesmo ter ideias para dar um gás novo à vestimenta.

Fazer com que as peças circulem também é uma boa maneira de prolongar a vida útil daquela roupa. Sabe aquela blusa que você usou algumas vezes, mas agora ela está parada no closet? Faça o teste se ainda se sente bem ao usá-la, teste novas combinações. Caso não se sinta, doe ou troque com suas amigas.

Separe o lixo

Atitudes sustentáveis

Quando falamos sobre lixo, as estatísticas são assustadoras e bem alarmantes. Em 2019, a organização WWF informou que o Brasil é o 4º país que mais produz lixo no mundo. Portanto, separar o que tiver a necessidade de descartar ou até mesmo reduzir esse descarte é mais do que importante.

Separar o lixo corretamente é uma tarefa simples e sem muito mistério. Você, basicamente, precisa de duas lixeiras para organizar os materiais. Uma será usada para os orgânicos (restos de comida, bebidas e papel molhado). Já a outra será usada para colocar plásticos, metais, vidros e papéis. Lave os objetos antes de depositar.

Depois, pesquise locais na sua cidade onde tenham coletas de lixo recicláveis. Você pode até ganhar desconto na conta de luz se contribuir para essa causa, sabia?

Use objetos reutilizáveis

Atitudes sustentáveis

A cultura dos descartáveis por anos fez parte da nossa vida como algo que facilita. Mas a conta das substâncias despejadas no ambiente por esses materiais, vide o plástico, é bem cara.

Para reduzir esse impacto para lá de negativo na natureza, vale começar a trazer objetos que você poderá reutilizar por muitas vezes. Abandone o plástico descartável e coloque em cena os talheres de bambu ou madeira. Na hora da feira e do mercado, aposte em bolsas feitas de tecido.

A oferta de produtos que são eco-friendly e extremamente úteis é muito grande. Levar um copo eco na bolsa e/ou seu canudo de bambu, vidro ou de aço é um hábito fácil de adicionar aos seus dias e que só tem benefícios.

Ande de bicicleta

Atitudes sustentáveis

Uma boa alternativa para diminuir a emissão de gases tóxicos no ar que respiramos é adotar a bicicleta como meio de transporte. Além dela não produzir nenhum malefício ao ambiente, pode ajudar na sua saúde, já que é uma atividade física que trabalha o metabolismo.

Por isso, quando precisar fazer algum deslocamento que não seja tão longo, priorize andar a pé, de bike, patins, skate, transporte público ou o que for melhor para você. Repense sua forma de se locomover pela sua cidade e veja como contribuir para uma maior qualidade de vida para todos.

Economize água

Atitudes sustentáveis

Essa pode ser considerada uma das atitudes sustentáveis mais simples de iniciar. Lembre-se sempre de desligar as torneiras na hora de escovar os dentes, do banho e de lavar a louça.

Verifique sempre se as torneiras da casa estão fechadas corretamente ou se não estão com algum problema. É sempre bom ficar atento aos possíveis vazamentos. Assim, você evita que bons litros de água sejam gastos de forma desnecessária.

Cultive plantas

Atitudes sustentáveis

Transformar sua casa em uma floresta urbana é, além de lindo, uma tarefa terapêutica. Você pode começar montando sua hortinha com as hortaliças e ervas preferidas, reservando um espaço para elas na sua casa. Assim, você tem uma refeição mais saudável e feita com seus próprios orgânicos.

As plantinhas ainda podem revigorar o ar da sua casa. Espécies como a samambaia podem umidificar o ambiente durante seu processo de transpiração. Por isso, comece a cogitar a possibilidade de trazer algumas plantas para o seu lar. Desde já, o ministério da flora informa: colecionar plantas pode ser viciante!

Evite desperdícios

Falamos mais acima sobre como nosso país produz lixo. Muitos dos itens descartados acabam sendo fruto de desperdício, um erro de cálculo no preparo ou por algum exagero. Por isso, fique atenta às quantidades do que faz e do que compra.

Reaproveite alimentos que ainda estão em bom estado de consumo. Sabe aquele arroz que sobrou do dia anterior, que tal transformá-lo em um delicioso bolinho? Vegetais podem virar em hambúrguer veggie, por exemplo. Nada se perde, tudo se transforma!

Parar um pouco e analisar o quanto você consume e cria, as sobras e o quanto não vai mais usar, pode ajudar a entender onde cortar de vez o desperdício. Faça uma lista se quiser clarear as ideias.

Repensar, reduzir, ressignificar, reciclar e reaproveitar são verbos que devem fazer parte do nosso vocabulário. Para ir além do discurso, é necessário trazer as atitudes sustentáveis para o dia a dia. Inicie sua jornada e cuide do planeta como ele merece. Afinal, ele é o seu lar!

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.