Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Como cuidar das suas roupas: confira nossas dicas

Por que cuidar das roupas é importante?

Quando pensamos em roupa, antes de mais nada queremos ter um armário atemporal e com as peças parecendo novas. Pensando nisso, hoje vamos te ajudar com dicas para cuidar das suas peças e aumentar o tempo de vida dos seus looks. Afinal, conservar as roupas da melhor forma é o que alonga os momentos em que vocês passarão juntas.

Cada tipo de tecido tem seus cuidados específicos e até formas de guardar diferentes. Por isso, é muito importante que você leve em conta todos os passos possíveis para deixar sua peça como nova. A hora da lavagem, por exemplo, é um momento bem delicado para alguns tecidos, já que as texturas entram em contato com água e produtos. Cada fibra tem sua particularidade e tudo isso conta. Entendendo mais sobre os diferentes materiais, fica mais fácil saber como conservá-los.

Diferentes tipos de tecidos e seus cuidados

O fantástico mundo dos tecidos é repleto de texturas, detalhes e características. Cada uma das peças que você tem no armário merece cuidados especiais na hora de lavar, guardar, passar e etc. Sabemos que as etiquetas vêm com algumas informações sobre esses passos importantes, mas queremos te ajudar ainda mais a prolongar o tempo que sua roupa preferida passa com você.

Do tricot ao crepe, passando pelo jeans, algodão e viscose, vamos falar sobre os cuidados com as roupas de cada um deles. Sem dúvida, nosso guia vai te ajudar a manter suas peças sempre bonitas e preservadas.

Como cuidar de roupas de tricot

As tramas do tricot são mais sensíveis por si só e exigem alguns cuidados especiais. Independentemente da técnica, uma coisa é certa: elas merecem atenção especial. Por algumas peças serem mais atemporais, é importante que você lave e as guarde da maneira correta. Isso evita que os fios fiquem desgastados ou se desfaçam.

Para facilitar, vamos listar aqui os principais cuidados que você deve ter com uma roupa de tricot:

  • Lavar à mão é essencial para que suas roupas de tricot durem por mais tempo. Dê preferência para os detergentes neutros durante a lavagem. O sabão em pó é agressivo para as fibras que compõem os fios.
  • Não torça a peça, isso faz com que ela se deforme. Em vez disso, esprema levemente para tirar o excesso de água.
  • A melhor forma de secar sua roupa em tricot é colocando-a na horizontal. Esqueça os pregadores, eles também contribuem para a deformação da peça.
  • Para guardar, o ideal é que você as dobre para manter sua forma exata.
  • Peças de tricot que são usadas devem ser guardadas em embalagens de TNT, aquelas que vêm junto com as roupas são perfeitas para isso.

Como cuidar de peças jeans

O jeans é aquela textura que passeia por diversos momentos. Não é possível falar dele sem pensar em looks casuais que esbanjam versatilidade. Por ser um material muito usado nas roupas do dia a dia, ele merece uma atenção especial, principalmente, para reduzir o impacto da sua lavagem no meio ambiente, já que existe um maior consumo de água. Mas calma, aqui vamos te ajudar a cuidar bem da sua querida roupa jeans sem deixar o planeta de lado.

  • Evite lavar o jeans em todo uso, essa é uma premissa básica para mantê-lo em dia com sua cor e textura. Além de conservá-lo por mais tempo, você também diminui o gasto de água para lavar essa peça mais densa. O ideal é que a peça seja lavada a partir do terceiro uso. Em caso de manchas, use um sabão neutro e um pano úmido para tentar removê-las.
  • Uma outra dica é congelar seu jeans no freezer. Isso mesmo que você leu. Dessa forma, você economiza água e também evita que sua peça se desgaste. Coloque a roupa dentro de um ziplock ou um pote hermético e deixe-a congelando por um ou dois dias. Assim, você mata as bactérias e elimina os odores do seu jeans.
  • No momento da lavagem, coloque a peça ao avesso e com zíper fechado. Isso é fundamental para que o aviamento fique funcionando por um longo tempo.
  • Outra dica para o momento de lavar sua roupa é a da água fria. Ela evita o desbotamento da peça e mantém a cor por mais tempo.
  • Sabão neutro, como o de coco, e o líquido são os grandes aliados das roupas em jeans. Eles evitam o desgaste do tecido. Mantenha a peça longe de alvejantes, eles são verdadeiros vilões para o jeans.
  • Seque ao natural e deixe as roupas na sombra. As altas temperaturas de secadoras, por exemplo, podem fazer com que sua peça encolha mais rápido.
  • Guardar uma roupa jeans é fácil e não tem muitas recomendações. Vale colocá-la em um cabide, dobrada em pilhas.

Cuidados com roupas de algodão

As roupas de algodão são aquelas que exploram ao máximo o lado democrático da fibra natural e tornam as peças ainda mais versáteis. A natureza mais fresca do material permite a sua pele respirar com liberdade. Vários tecidos são feitos com fibra de algodão, portanto, é sempre bom ficar de olho na etiqueta de cada peça. Existem looks em jeans, por exemplo, que são feitos 100% com a fibra ou com alguma porcentagem dela.

Queremos que suas peças de algodão tenham vida longa, por isso, temos dicas especiais para cuidar das suas:

  • A primeira coisa que você deve fazer é separar as peças de algodão por cor. Por serem feitas com fibra natural, as roupas mancham com certa facilidade.
  • Assim como na lavagem de outros tecidos, opte sempre pela água fria. Essa é mais uma estratégia para prolongar a vida dos seus itens.
  • Na hora da secagem, opte sempre por colocá-las na sombra. O contato direto com o sol pode fazer com que a peça manche.
  • Se quiser que sua peça de algodão mantenha a forma, não use secadora.
  • Na hora de passar sua roupa, verifique as instruções da etiqueta e regule a temperatura de acordo com a textura indicada. Se possível, passe pelo avesso para evitar pequenos acidentes.

Como cuidar de peças de viscose

A viscose foi a primeira fibra sintética fabricada em grande escala. Ela é um tecido conhecido por ser respirável, sensível e que inspira alguns cuidados especiais. Por ser um material muito frágil, merece que alguns passos simples sejam feitos para que as peças durem por mais tempo.

  • Como falarmos anteriormente, a viscose é um tecido frágil. Por isso, na hora de lavar coloque as roupas em embalagens especiais antes de colocar na máquina de lavar. Elas serão fundamentais para manter as fibras conservadas.
  • O ideal de lavagem das peças de viscose é à mão. Assim como outros tecidos mais delicados, é altamente recomendável que você use água fria na lavagem e não torça nenhuma roupa. Isso contribui para que os fios não se rompam e se mantenham intactos.
  • Nunca passe uma roupa feita com viscose pelo lado externo. É bom umedecer um pouco a peça e utilizar o ferro de passar apenas do lado avesso e com uma temperatura baixa. Caso contrário, o aparelho pode queimar as fibras sintéticas e causar um acidente indesejado na sua roupa.
  • Na hora de guardar no armário, opte sempre por reunir as peças de viscose em um mesmo espaço. Também as deixe longe de acessórios pontiagudos, pois eles podem danificá-las.

Cuidados com roupas de crepe

O crepe GGT é um material especialmente versátil e que é o protagonista de peças fluidas, com ótimo caimento e toque macio. Toda a delicadeza do tecido também exige cuidados específicos. Afinal, qualquer pessoa quer que suas roupas especiais sigam impecáveis por um longo tempo.

  • Uma informação principal para a lavagem de uma peça de crepe é a de que você precisa lavar à mão. A máquina de lavar não é nada boa para esse tecido e pode causar o encolhimento da roupa.
  • Lavar a peça com água morna também contribui para que ela tenha uma ótima durabilidade.
  • Use detergentes para roupas delicadas na hora de lavar o item.
  • Secadoras também não são indicadas para secá-las, então, deixe que elas sequem ao natural.
  • Na hora de guardar, evite que as roupas de crepe fiquem juntas com outras que tenham aplicações e objetos pontiagudos.

Pronto, agora que você já sabe como cuidar das suas peças e o que fazer para que elas te acompanhem ainda por muitos momentos!

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.