Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Iniciativas sustentáveis: conheça 6 projetos incríveis

 

 

Pensar em um presente mais sustentável é usar todas as ferramentas, que já possuímos ou criar novas, para convivermos da melhor forma com nós mesmos e com ambiente. Isso porque, pensar em sustentabilidade é trabalhar ao máximo com todos os recursos que usamos em casa, no trabalho, na rua e até mesmo na internet. Vamos te apresentar algumas iniciativas sustentáveis que dão um show de cuidado e redução de impactos à natureza.

Em todo o mundo, existe alguém trabalhando em algum projeto fantástico e sustentável. Afinal, usar a criatividade a favor de um cotidiano mais limpo e sem agredir ao meio ambiente é possível. Então, hoje queremos embarcar nessa viagem que além de inspiração, esbanja boas ideias. Através das ações de outras pessoas, podemos rever as nossas e dar o nosso passo rumo às práticas mais saudáveis.

Ar condicionado sem energia elétrica

Será que é possível existir um ar condicionado que não use energia elétrica? O estúdio de arquitetura indiano Ant Studio afirma que sim! A instalação criada por eles tenta fazer uma reinterpretação simples de como funciona o sistema de refrigeração de um ar. Isso porque, através da tecnologia e de recursos que são de baixo custo, conseguem reproduzir uma forma de refrigerar ambientes com de argila com água e mecanismos de passagem de ar.

Os tais cones são feitos sob medida com design e tamanhos personalizados para atender a cada local onde podem ser usados. Inicialmente, a instalação ainda é um protótipo, mas tem tudo para se tornar uma opção econômica e sustentável para trazer um refresco.

Papel Semente

Histórias que podem sair do papel e gerar vida. Isso mesmo! Através do Papel Semente é possível fazer um outro tipo de uso depois que sua proposta inicial chegar ao fim. Ele é feito com sementes de hortaliças, flores e temperos, por isso, pode ser plantado logo após sua utilização. Ao invés de produzir mais lixo para o meio ambiente, você produz vida e novos vegetais.

Os números do Papel são impactantes e mostram o quanto ideias sustentáveis podem transformar nossa forma de viver e consumir o que possuímos. Em 11 anos de existência, 58 toneladas de papel já foram reciclados. Isso significa que 1272 árvores deixaram de ser derrubadas na natureza. Além de terem sido economizados 580.000 litros de água e 218 megawatts de energia elétrica.

Menos 1 lixo

O Menos 1 Lixo é um movimento e negócio de impacto que tem como objetivo promover a educação ambiental. A plataforma idealizada por Fe Cortez surgiu a partir de uma experiência pessoal que a motivou a diminuir o consumo de plástico. A partir daí, surgiu o Menos 1 Lixo com um lado mais documental, para compartilhar essa mudança de hábito.

Com o passar do tempo, o M1L tornou-se um grande nome da educação ambiental no Brasil. O símbolo do movimento é um copo de fabricação 100% nacional, feito de forma responsável e que substitui o copo plástico. Ele é composto de materiais tão nocivos ao ambiente. Que tal abandonar o uso do copinho descartável e levar o seu na bolsa?

Casa Orgânica

A Casa Orgânica é o 1º supermercado de produtos orgânicos certificados do Brasil. A proposta da loja online, que já teve seu espaço físico, é comercializar uma grande variedade de verduras, legumes fresquinhos, mantimentos, materiais de limpeza, alimentação para pets e até cosméticos e itens de maquiagem.

Através do site, é possível montar cestas com os produtos que você deseja e também fazer assinaturas. Você pode receber seus pedidos semanalmente ou quinzenalmente, de acordo com a época de colheita de cada vegetal. Apostar em uma alimentação mais saudável e livre de substâncias tóxicas ao organismo é mais uma forma de viver em harmonia com a natureza.

Ecosia

Plante árvores em vários lugares do mundo, sem sair de casa e fazendo algo do seu dia a dia na internet. A proposta inicial do Ecosia é justamente essa. Ele é um buscador na internet, como o famoso Google. O Ecosia reverte os lucros obtidos a partir das pesquisas feitas nele no plantio de árvores ao redor do mundo.

Mas como é que uma atitude que as minhas buscas pode ser revertida em uma árvore? O site de buscas conta com a receita de seus anúncios e com os cliques nas pesquisas feitas no próprio site para subsidiar esses plantios. Você pode buscar qualquer assunto que vai encontrar a resposta que deseja.

Para que sua árvore seja plantada, é necessário fazer 45 buscas, em média. A parte superior do site mostra um contador que informa o número de pesquisa que você já fez na plataforma. Por fim, no próprio site você encontra mais informações sobre todos os processos que são feitos e onde essas árvores são plantadas.

Engenharia sustentável

O cimento, é um daqueles materiais que encontramos em toda parte e que é responsável por emissões consideráveis de CO2. Mas existem mulheres geniais que estão usando seu conhecimento para criar novas formas de fazer construções. A queniana Nzambi Matee descobriu como transformar resíduos de plásticos em tijolos mais resistentes que os tradicionais.

Desde 2007, a engenheira Matee trabalha para criar novas propostas para a construção desde sua fábrica em Nairóbi. Na Gjenge Makers, os funcionários recolhem resíduos de vários tipos de plástico. Com eles, é feita uma mistura que é obtida a partir da fundição com a areia. Depois disso, os elementos são aquecidos e o resultado é brilhante. Nasce um tijolo composto de materiais reaproveitados que ganham uma utilidade nobre no dia a dia.

Na fábrica de Matee são aceitos tipos de plástico que não são reciclados em outros tipos de fábricas ou centros específicos. O que antes estava presente em garrafas de shampoo, embalagens de leite, de cereais e até baldes, são transformados em itens capazes de erguer casas e outras edificações.

Nossas ações

Iniciativas sustentáveis

Tornar nosso dia a dia mais sustentável e com menor impacto ao ambiente é mais fácil do que pensamos. Pequenas atitudes podem gerar grandes resultados não só para você, eles atingem a todos. Temos uma lista simples com ações práticas que você pode adotar na sua rotina. Garantimos que você tem a se beneficiar com isso.

Aqui na Maria Filó, nós também pensamos no meio ambiente e no que causamos nele. Por isso, não disponibilizamos mais copos de plástico no escritório e nas lojas, além de estarmos substituindo nossas lâmpadas pelas de led. Desde que esse projeto começou, no início de 2019, já deixamos de consumir mais de 450.00 copos.

Além de começar a mudança por dentro, também temos uma linha especial que usa processos e tecidos com baixo impacto ambiental. A Linha Hera traduz através de peças com shapes e cores atemporais, uma nova de fazer de vestir e de fazer moda. Mas não paramos por aqui. Conheça nossas outras iniciativas e saiba mais sobre o que já fizemos e estamos fazendo.

 

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.