Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Lista da leitura: 5 livros femininos para começar

A leitura é uma das formas mais incríveis de conhecer outros universos. Nada melhor do que estar bem acompanhada e descobrir histórias, viajar e aprender através das palavras. Por isso, nossas dicas de hoje são de livros escritos por mulheres. Através das criações femininas, é possível entender mais de outras narrativas e formas de viver.

Na nossa lista de leituras, temos autoras brasileiras, africanas, francesas e argentinas. Portanto, conheça novas escritoras e escolha seus próximos livros para iniciar.

Um defeito de cor – Ana Maria Gonçalves

Para começar, a história escrita pela autora mineira Ana Maria Gonçalves retrata toda a saga de uma senhora africana que veio ao Brasil em busca de seu filho perdido. Durante décadas ela não sabe onde ele está. Além disso, durante toda a travessia ela conta em seus relatos todas violências que sofreu.

A trama tem como plano de fundo um contexto brasileiro com diversos fatos históricos sendo narrados. Afinal, tudo o que lhe aconteceu tem ligação direta com comportamentos e ideologias da época em que se passa a história.

Primeiro eu tive que morrer – Lorena Portela

A autodescoberta de uma mulher que não fazia ideia de que precisava se encontrar e mergulhar em si mesma. Essa pode ser uma das definições do romance de estreia de Lorena Portela. Na história, uma jovem publicitária se vê em um momento de pausa necessária e decide ir para Jericoacoara.

Em meio a esse cenário paradisíaco, a personagem principal se reconecta consigo mesma, com outras mulheres, se apaixona e vive um renascimento intenso. Neste processo, ela encara acontecimentos do passado e começa a contestar todos os abusos que já viveu.

A invenção das mulheres – Oyèrónkẹ Oyěwùmí

O livro é um marco histórico nos estudos de gênero no mundo. Isso porque o livro da socióloga nascida na Nigéria mostra um novo prisma sobre a compreensão do papel social da mulher. O fio condutor do debate que o livro promove é através de referências africanas.

A obra é resultado da tese de doutorado da autora que coloca em questão pautas como determinismo biológico, corpo, teorias feministas e a sociedade Iorubá.

As coisas que perdemos no fogo – Mariana Enriquez

Para quem gosta de contos, o livro da autora argentina Mariana Enriquez é uma ótima opção. Nas doze narrativas presentes na obra, temas que em muitos casos são sombrios, como um menino assassino, convergem com contextos que remetem à ditadura vivida em seu país de origem.

O universo do livro mostra como as vidas de pessoas comuns são atravessadas por episódios marcantes e intrigantes que mudam completamente sua trajetória.

A vergonha – Annie Ernaux

Investigar sua própria existência é, sem dúvida, um dos eixos centrais das obras da francesa Annie Ernaux. Em ‘A vergonha’, a autora explora ao máximo sua linguagem direta e reta sobre acontecimentos marcantes de sua própria vida. No livro, a história em curso é sobre a violência de seu pai contra sua mãe que ela presenciou aos seus 12 anos.

Aos 82 anos, Annie Ernaux foi a ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura do ano de 2022. Sua marca são os livros que falam sobre suas vivências.

Livraria feminina: Gato Sem Rabo

Ler livros escritos por mulheres nunca é demais. Que tal então visitar uma livraria que está repleta deles? Esse espaço existe e se chama Gato Sem Rabo, localizada em São Paulo. O projeto da catarinense Johanna Stein ocupa 65 m² de uma loja no centro velho paulistano.

Além de ser especialista em escritos femininos, a Gato Sem Rabo também é um local onde acontecem eventos e debates sobre questões relacionadas às mulheres e à literatura. Com toda a certeza, um programa imperdível na cidade.

Endereço: Rua Amaral Gurgel 352, Vila Buarque – SP

Ficou com vontade de conhecer mais autoras? Temos um post especial com uma lista de mulheres negras que se destacam na literatura. Por fim, buscar obras produzidas por mulheres é sempre uma forma de valorizar as narrativas femininas e ampliar seu repertório pessoal.

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.