Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Um brinde à independência feminina

mulheres incríveis

Já que nesse feriado estamos comemorando a Independência do Brasil, escolhemos 4 mulheres incríveis que foram importantes para nossa história e para a independência de cada uma de nós, mulheres. Elas foram responsáveis pelos primeiros passos da longa jornada pela luta dos nossos direitos e liberdade. Hoje vamos dar dicas espertas de livros, músicas e filmes para você entrar no universo das nossas musas.

mulheres incríveis

Pagu

Quando o assunto é a luta pelos ideais políticos, impossível não citar a jornalista e escritora Pagu (Patrícia Gehder Galvão). Seu livro Parque Industrial, escrito sob seu pseudônimo Mara Lobo, faz uma crítica inteligente sobre desigualdade no mercado de trabalho. Pagu é ainda tão atual que a nossa querida Rita Lee criou uma música cantando sua força. Vale a pena ler e ouvir!

 

mulheres incríveisClarice Lispector

Na literatura, Clarice Lispector trouxe uma linguagem e assuntos inovadores, como o inconsciente e reflexões mais profundas do ser. Para se deliciar com a escritora, indicamos os livros A Hora da Estrela e Laços de Família. Os dois são críticas sobre o lugar da mulher na família e no mundo. Se quiserem mergulhar no campo metafórico de Clarice, a escolha perfeita é Água Viva.

mulheres incríveis

Tarsila do Amaral 

E se hoje nós mulheres pintamos cada vez mais nossas curvas no mundo, uma artista abr

iu as muitas portas. Tarsila do Amaral deixou sua assinatura na Semana de Arte Moderna e no Movimento Antropofágico, fases para lá de marcantes para a arte brasileira, inspirando uma estética única com a cara do Brasil. Para descobrir mais sobre a trajetória de Tarsila, sugerimos a biografia escrita por Maria Adelaide do Amaral.

Mulheres incríveis

Djamila Ribeiro 

Para olhar para frente, é preciso virar para trás e buscar inspiração nas mulheres que mudaram o rumo da história feminina. Elas abriram portas para as protagonistas que estão fazendo a diferença hoje, como filósofa e escritora Djamila Ribeiro. Voz atuante e de enorme importância, ela é autora dos livros O que é lugar de fala? e Quem tem Medo do Feminismo Negro?. Conectada com nosso tempo, seu discurso engajado vai além do papel e chega aqui na internet. Vale a pena seguir seu perfil no Instagram!

Mulheres incríveis

Elza Soares

Falando nos dias de hoje, outra musa que rouba a cena é Elza Soares. A cantora atravessa o tempo e mostra que a mulher pode se reinventar em qualquer idade. Em suas músicas, ela quebra barreiras, abordando assuntos corajosos e incentivando outras mulheres a tomarem as rédeas da própria vida. Para conhecer melhor a compositora, vale conferir o musical Elza, em cartaz no Teatro Riachuelo, no Rio.

Um brinde à nossa independência e a essas grandes mulheres!

Quer conhecer outras personalidades inspiradoras? Clique aqui para ler outro post no nosso blog.

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.