Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Beleza e energia: como usar amarelo na decoração

Então, qual é a sua cor preferida? As nossas preferências podem guiar as escolhas de decoração que fazemos para casa. E, às vezes, também nos rendemos um pouco à moda, não é mesmo? 

Para o ano que vem, por exemplo, os especialistas em interiores já apontam algumas tendências. Uma delas é a volta dos elementos em tom de ouro. Isso vale para as peças metalizadas e também para o emprego da cor amarela em vários elementos.

Vamos mostrar lindos exemplos de decoração onde foram utilizados muitos elementos na cor amarela. Mas, mais do que isso, daremos dicas especiais de como usar os tons amarelados na dose certa em cada ambiente. Confira.

Por que o amarelo é tendência de cor para 2022?

Vamos começar tentando entender qual o significado do amarelo dentro deste mundo da decoração de interiores. 

Antes de tudo, precisamos comentar que muito disso faz relação com as sensações e emoções que temos e como relacionamos isso com o que existe à nossa volta. Neste ano que passou, passamos a olhar para a vida de um jeito diferente e também a valorizar coisas novas ou esquecidas.

Então, pensando em uma possível realidade pós-pandemia ou pós-crise global, o desejo de querer recomeçar por cima, na mais alta energia. Nós queremos momentos mais alegres, queremos um destino mais positivo e queremos aqueles que amamos de volta ao nosso lar. E nada traduz melhor isso do que a cor amarela.

O amarelo, para a decoração de interiores, simboliza justamente a cor da alma ou do espírito de uma família. Ela também remete à ideia de riqueza e fartura. E especialmente na sua versão mais puxando para o ouro – o metal da vez em 2022 – vem trazendo muito brilho, luz e elegância, bem o oposto daquilo que presenciamos nos últimos meses no mundo. É a cor resumo do destino diferente desejo de todos.

Amarelo combina com qual cor?

Agora vamos entender exatamente o impacto da cor amarela na decoração de casa. Pois bem, esta cor pode criar grandes efeitos nos cenários e provocar excelentes reações nos seus ocupantes. 

Para começar, ela pode ajudar a levar luz a cantos mal iluminados e alegrar espaços monótonos e de visual triste. Dessa forma, toda essa energia da cor pode chegar até você e elevar o seu astral. Fora que o amarelo vai incentivar seu raciocínio e memória.

Gostou da ideia do amarelo nas decorações? Mas será que esta cor combina com você ou com a sua casa? Bom, pode ser. Tenha em mente, primeiro, que se você é uma pessoa naturalmente mais agitada, ter uma casa toda em amarelo pode não ser uma boa ideia. Certo? 

Muito amarelo também pode deixar a sua casa mais aquecida e repleta de movimento. Se quiser chegar a um resultado harmonioso precisará equilibrar as coisas.

O passo um é jogar tons frios nesta mistura também. E não podemos nos esquecer das cores neutras, como branco, preto e cinza – que combinam com tudo e são um ótimo pano de fundo ou ponte entre essas cores. 

Agora, atenção. Bege e marrom ou tons de madeira, além do próprio metal ouro, também são considerados neutros. Porém, eles podem aquecer ainda mais a casa. Enfim, o que seria melhor para a sua casa? Pense nisso.

Mais ainda falando das possibilidades de misturas de cores, podemos usar as paletas de combinações de cores muito utilizadas por decoradores. Partindo da cor amarela, temos algumas opções básicas:

  • 1 cor: tons de amarelo para uma decoração monocromática.
  • 2 cores: amarelo e púrpura.
  • 3 cores: amarelo, verde e laranja; amarelo, azul e vermelho.
  • 4 cores: amarelo, verde, laranja e púrpura; amarelo, verde, púrpura e vermelho.

Amarelo na decoração de casa

Lembre-se: amarelo – e o dourado também – é uma cor muito poderosa, impactante. Por isso, você precisa estudar muito bem onde utilizá-la na decoração da casa. 

Comparando a grosso modo, é como jogar um refletor sobre um detalhe do ambiente. Ou seja, será um ponto focal de atração magnética, gerador de ponto focal poderoso. As perguntas que ficam são: “O que você quer destacar da decoração de casa?”, “E por quê?”.

Você pode colocar uma mesa amarela na sua sala de jantar, por exemplo, para “convocar” a família para se reunir na hora das refeições, por exemplo. Pode usar o amarelo para ampliar a potência de uma luz, até simulando raios de sol a partir da luminária do teto. 

Cobrir uma parede inteira da sala para animar o ambiente social. E usar uma divisória amarela chamando a atenção para uma separação de zonas funcionais.

Essas são só algumas das muitas possibilidades para o uso do amarelo em decorações de interiores. Não tenha medo de investir na cor. Ela funciona bem para ambientes amplos e pequenos também. Combina com composições em estilo tradicional, industrial jovem, rústico moderno, urban jungle e muito mais. Experimente!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.