Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Como arrumar a mesa de jantar: 5 dicas de décor

5 dicas especiais para arrumar a mais bela mesa de jantar para sua família

Como arrumar mesa de jantar
Imagens: Ana Yoshida e Katia Perrone

Há muitas formas de demonstrar amor à família. Uma delas é proporcionar momentos que incentive a sua união. Como? 

Por exemplo, servindo uma bela refeição e chamando a todos para que se sentem em cadeiras frente a uma linda mesa de refeições. Pequenos toques na arrumação da área de jantar devem dizer o quanto você está feliz em estar junto daqueles que gosta. Então, siga as nossas dicas de como arrumar e decorar a mesa de jantar da sua casa.

Escolha uma boa cobertura de mesa

Imagens: AH.SIM

Antes de servir a refeição, você precisar prever uma proteção para mesa. A opção mais tradicional são as toalhas. 

Existem lindos modelos prontos, de excelente qualidade, feitas exatamente para serem usadas nas mesas. As toalhas em tecidos tipo jacquard e poliéster são alguns exemplos. Mas, se você quiser, pode personalizar a sua própria peça, fazendo um barrado em crochê, renda ou pintura com a ajuda de moldes vazados.

Outra ideia é apostar nos jogos americanos e nos sousplats. Tais peças são utilizadas como “marcadores de lugar”, ficando sob os pratos e talheres de cada pessoa. Podem ser feitos em muitos materiais – como madeira, cerâmica, plástico, melamina, renda, papelão, alumínio, inox, MDF, EVA, crochê, corda trançada, tecido e vidro. E, inclusive, combinar com centros de mesa, guardanapos e mais, como se fosse um conjunto.

Escolha com carinho o seu jogo de jantar

Imagem: Rico Mendonça

Poucas pessoas sabem como moldar cerâmica e criar um lindo aparelho de jantar – você, inclusive, pode ser uma delas. 

Contudo, sempre podemos encontrar várias peças belíssimas, de diferentes valores, à venda nas lojas. Podemos adquirir conjuntos completos em caixas. Mas é legal também tentar combinar artigos diferentes e um conjunto personalizado de acordo com a ocasião.

Louças brancas, acompanhadas de talheres de prata e taças de cristal é a combinação mais sofisticada para uma mesa de jantar. Mas também pode-se apostar em peças de outras cores e materiais também. 

Numa determinada refeição, você pode utilizar, por exemplo, pratos verde-claro sobre sousplats de fibra natural, acompanhados de talheres de bamboo e taças de vidro em cor caramelo. É só uma ideia.

Monte um lindo centro de mesa

Imagens: Joanna Fraga

Algo que você pode fazer bem no estilo DIY ou ‘do it yourself’ e que pode dar um toque perfeito à decoração de sua mesa de jantar é o centro de mesa de jantar. 

Pense assim, ao invés de colocar as travessas de comida no centro da mesa, deixe tudo isto para um aparador ou balcão buffet próximo. Assim, será possível montar uma linda decoração – alegre, sofisticada e cheia de charme – entre os pratos, taças, jarras e mais.

O legal dos centros de mesa é que eles podem ser feitos com a ajuda de toda a família e ajudar a enfatizar a alegria da data comemorada. 

Aliás, os materiais, as formas e até o brilho destas peças podem fazer alusão ao tema da refeição, como Natal, Ano Novo, aniversário e mais. E também tornar o cenário muito mais aconchegante, elevando o astral daqueles ao redor da mesa.

Uma ideia para centro de mesa seriam pequenos vasinhos com buxinhos, flores e mini castiçais. Os mesmos podem ser montados dentro de potinhos e garrafinhas de vidro que seriam que descartados no lixo. 

Alguns petiscos também podem ajudar a criar estes centros de mesa, como é o caso das torres de frutas. E sempre é interessante fazer artesanalmente um trilho para pôr embaixo disso também, talvez de juta, por exemplo.

Trabalhe a forma dos guardanapos

Imagem: Viva Decora

Outra coisa que dá um supercharme às arrumações de mesas de jantar é a forma como são arrumados os guardanapos dispostos juntamente da louça. Você pode comprar os de papel mesmo e fazer dobraduras com eles para criar um charme ao lado dos pratos. 

Já os em tecido dão um ar mais sofisticado para o cenário e podem ser arrumados na forma de pirâmides, coroas, diamantes, bolsas plissadas e mais.

Pode-se explorar ainda mais esta possibilidade de decoração com guardanapos. Por exemplo, enrolando-os ou dobrando-os de forma simples, o que permite que se utilize argolas, laços ou outros tipos de enfeites como amarra. E você ainda pode acrescentar ao conjunto alguns galhinhos de flores ou raminhos de temperos. Este pequeno detalhe é mais uma chance de personalizar a mesa de jantar.

Deixe um mimo para seus convidados

Imagens: AH.SIM e Meu Móvel de Madeira

Por fim, antes de servir a comida, você deve chamar a todos para a área de refeições. E frente ao local de cada um, sobre a mesa de jantar, pode ser deixar um mimo com um dizer especial. 

Estas lembrancinhas podem fazer parte da decoração do centro de mesa. E serem feitas de pequenos docinhos envoltos em papéis coloridos e com plaquinhas fincadas em formatos lúdicos, como corações e estrelinhas.

Pronto, agora é seguir essas dicas e criar a mais linda decoração de mesa de jantar para sua família!

Essas dicas de decoração de mesa de jantar foram criadas pela equipe Viva Decora.

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.