O que é assertividade no trabalho
Quando o assunto é trabalho, temos uma grande lista de pré-requisitos para cumprir. Não apenas em relação ao perfil da vaga, como também à cultura da empresa.
É sempre importante entender se esse perfil se encaixa com o seu. Assim como relacionamentos, algumas empresas combinam mais com você que outras. Antes de mais nada, é preciso saber se a empresa fala a mesma língua e se os valores dela são os mesmos que os seus.
De nada adianta se sentir um peixe fora d’água. Pode haver muitos talentos desperdiçados por aí que estão depositando energia em locais errados. Afinal, se sentir à vontade em um lugar ajuda muito no resultado do seu trabalho!
Para ter em mente no dia a dia
Agora, vamos às dicas do dia a dia para ser uma pessoa mais assertiva. Mas o que isso quer dizer?
Para começar, “assertividade” não tem a ver com acerto. É uma forma de se expressar firme e direta, mas com empatia. Uma maneira de se posicionar, de se afirmar com transparência e autenticidade, de forma positiva.
Portanto, ser assertiva é ir direto ao ponto, mas com tato. Expor suas opiniões, seja com colegas ou chefes com um equilíbrio entre segurança e delicadeza.
Logo, a assertividade é uma virtude a ser praticada todos os dias, seja na hora de propor uma ideia, mostrando interesse e ousadia, quanto na hora de discordar.
Para isso, nossas principais dicas são:
– Estar atenta ao coletivo, ouvir de forma generosa todos que estão ao redor.
– Ser educada e elegante, usando da franqueza e educação tanto para o certo quanto para o errado.
– Saber esperar o momento certo e encontrar o tom para se posicionar.
– Ter humildade para assumir a responsabilidade pelos erros e saber compartilhar os acertos.
– Não levar para o pessoal! Saber trabalhar em equipe é também saber separar feedbacks profissionais de opiniões pessoais.
– Tomar a iniciativa e saber se posicionar com empatia e respeito
– Identificar seus desejos e traçar metas para a conquista.
Confira aqui nossas dicas para fazer uma boa entrevista de emprego.