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O que é escuta ativa

Já demos dicas de como ser mais assertiva no trabalho, de como montar um belo currículo, e de como fazer uma boa entrevista de emprego. Hoje, nossa pauta work traz um tema que tem dado o que falar: escuta ativa. Afinal, estamos sempre buscando evoluir não apenas profissionalmente, como também pessoalmente. E é aí que uma boa comunicação entra para facilitar nossa vida e melhorar nossas relações.

Trocar é fundamental

Pessoas se comunicam por natureza. A expressão oral é uma das formas mais antigas de estabelecer contato com o outro. Porém, durante uma conversa, nem sempre conseguimos escutar com atenção o que estão nos dizendo. E é nessa parte que a escuta ativa entra. Acredite: existem técnicas para desenvolvermos nossas habilidades comunicativas.

Assim, você trabalha a sua capacidade de ouvir atentamente mensagens. Para começar, esteja aberta e demonstre interesse sincero pelo que falam. Ouvir melhor não significa ser passiva. Por isso, escute, fale e interaja.

 

 

Durante uma conversa, quando a outra pessoa se sente ouvida, ela acaba sentindo mais valor naquilo que está falando. Por isso, fica aberta para trocar conhecimento, interesses e informações.

Escuta ativa no ambiente de trabalho

 

 

No ambiente de trabalho, a escuta ativa tem um papel importante no desenvolvimento de relações mais sólidas, criação de projetos, reuniões e até na hora de ouvir um feedback. No caso de você ser uma gestora, a ferramenta pode ainda contribuir para minimizar conflitos entre sua equipe e ajudar na resolução deles.

Com uma boa comunicação entre todos, a área corporativa se torna mais leve e as atividades se desenvolvem com mais fluidez. Sem dúvidas, os benefícios de usar a técnica no dia a dia do trabalho são os mais diversos. Até porque, eles vão da organização e distribuição de tarefas até as relações interpessoais. Segundo o Instituto Brasileiro de Coaching, os principais do uso da escuta ativa no trabalho são:

  • Melhora a comunicação: através de um diálogo atento e claro, as relações se desenvolvem significativamente.
  • Promove o trabalho em equipe: a união dos profissionais gera um maior envolvimento e comprometimento no alcance de objetivos.
  • Minimiza conflitos: com atenção no que o outro fala, fica mais fácil de solucionar e reduzir possíveis atritos.
  • Gera confiança: o maior interesse pelo que está sendo contado por outra pessoa facilita com que ela se abra e exponha seus pontos de vista.
  • Aumenta a segurança: em um ambiente onde a escuta ativa é utilizada, todos se sentem mais seguros. Sabem que podem contar um com o outro.
  • Otimiza o tempo: com uma boa comunicação, o entendimento acontece naturalmente, a produtividade aumenta e o tempo é melhor aproveitado.
  • Desenvolve a empatia: quando estamos próximos de quem nos entende de fato, as coisas tendem a seguir um ritmo mais agradável.
  • Promove o relacionamento interpessoal: a escuta desenvolve um ambiente mais fértil. Assim, fortalece e expande as relações.

Escuta ativa no dia a dia

 

Fora do trabalho, usar a escuta ativa também é extremamente positivo. Ela desenvolve outras habilidades através de uma comunicação mais direta, feita com atenção e interesse. Algumas dicas para conseguir mais checks no seu dia a dia são:

  • Evitar distrações com outras coisas que não sejam referentes ao assunto da conversa. Deixe um pouco o celular de lado!
  • Treinar a mente para não deixar os pensamentos aleatórios que surgem interferirem no que está ouvindo e dizendo.
  • Prestar atenção de fato no que está sendo transmitindo a você.
  • Se libertar dos julgamentos e das conclusões precipitadas.
  • Pergunte! Uma interação real necessita de perguntas e troca de informações.
  • Se colocar no lugar do outro é importante em todas as situações. Empatia sempre!
  • Dê feedbacks para quem você esteja falando. Ao fim da conversa, exponha sua interpretação sobre o que foi dito. Lembrando que críticas construtivas são válidas.

Por fim, coloque em prática todos os mecanismos da escuta ativa tanto no trabalho quanto na sua rotina pessoal. Não existe mágica, nem truques, mas melhorar a forma de se comunicar com as pessoas ao redor rende bons frutos para a vida e atrai boas energias.

Confira aqui nossa seleção de looks work!

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