Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

O que é sucesso? Diferentes mulheres respondem

 

 

“Aqui que se sucede; acontecimento, fato, ocorrência” ou “qualquer resultado de um negócio, de um empreendimento”. Se você procurar no dicionário a definição de sucesso, serão essas as respostas que irá encontrar. Mas sabemos bem que o dicionário busca respostas rápidas, mesmo para questões profundas. Por isso, hoje resolvemos tentar (que ousadia!) desvendar o que é sucesso e mergulhar mais a fundo nesse tema.

Para começar, sucesso é relativo, como quase tudo na vida. Por mais que às vezes queiramos definições prontas para facilitar nossas angústias, a vida felizmente não é um fast food existencial. Se ela fosse um prato, seria daqueles bem que você tenta, experimenta, ajusta os temperos, muda a apresentação.

Mesmo que você se enxergue numa refeição mais simples, seu feijão com arroz pode ser feito de mil formas. Com pimenta, com coentro, caldinho, grosso, pouco sal etc. O que queremos dizer com isso? O seu jeito de preparar é único, logo o resultado das suas misturas também.

É necessário muito tempo para amadurecer suas ideias e conceitos. Um chef recém-formado pode ser muito talentoso, claro, mas apenas a experiência e as tentativas trazem estrelas Michelin.

Ninguém é igual

Entender a si e estudar suas prioridades vem em primeiro lugar na busca pelo sucesso. Para entender isso, conversarmos com diferentes mulheres sobre suas concepções sobre nosso assunto do dia.

As respostas foram as mais variadas. Há quem acredite que sucesso seja a consequência de atingirmos nossas metas de vida. Não apenas profissional, como pessoal também. Por exemplo: se você sonha em ter família, conquistá-la pode ser sinônimo de se sentir bem sucedida. Depois, criar mais objetivos e seguir atrás deles. A cada conquista, comemorar.

Para outras pessoas, é estar junto com quem se ama, com saúde. E perceber isso, não viver de forma automática e agradecer por ter por perto quem realmente importa.

 

 

 

 

Da vida pessoal à profissional

Para muitas mulheres, a segredo está no equilíbrio. Olha só:

“Conseguir conciliar vida familiar com trabalho, conseguir dar atenção para a minha filha e ter tempo para fazer as coisas que considero importantes”.
“Me sentir produtiva, capaz. Ter autonomia, relevância, contribuição e respeito no trabalho. Ter um casamento com parceria, amor e cumplicidade. É ter saúde”.
“Ter dinheiro para comprar o que julgo importante, mas também conseguir me divertir com as coisas simples.
Enfim, sucesso para mim não é sobre chegar lá, mas é o que faço com meus dias enquanto imagino o que seja chegar lá”.
“É conseguir trabalhar ao máximo minhas potencialidades tanto no campo profissional quanto na vida. É mais do que ter sucesso, é ser sucesso. Me permitir ser quem eu sou e deixar minha marca onde eu estiver”.
“Ser capaz de criar uma linguagem autoral em tudo que eu toco. Deixar minha marca, desenvolver algo novo, expressar minha personalidade em cada detalhe da vida, do trabalho à esfera pessoal”.

 

 

 

Autoconhecimento & sucesso: dupla inseparável

Já outras respostas tiveram uma visão mais holística sobre a vida. Focaram mais na essência de cada um que na separação entre pessoal e profissional. Mas não deixam de permear também essas áreas da vida, afinal o autoconhecimento só tende a nos ajudar em qualquer campo, inclusive no trabalho. Olha só as respostas:
“Ser eu mesma. Dançar sem vergonha, fazer o que tenho vontade, não me apegar ao que é irrelevante. Pensar menos no julgamento dos outros e correr atrás do que eu realmente quero”.
“Conhecer a mim mesma e entender minhas crenças limitantes, meus pontos fortes e fracos. Saber o que preciso mudar e em que sou boa. Autoconhecimento para mim é sucesso, porque ele me ajuda a fazer escolhas inteligentes”.
“Viver sem medo. Me aventurar, tentar algo novo, experimentar. Aprender com os erros, não permanecer sempre a mesma, me reinventar sempre que necessário”.

“É algo maior do que a satisfação profissional. Ter sucesso, ou ser uma pessoa que alcançou o sucesso, é estar conectada com você, com sua essência, se sentir bem em sua própria pele. É se respeitar e, acima de tudo, encontrar o que faz sentido para você naquele momento”.

“O sucesso geralmente está ligado ao trabalho, a visão do ser bem-sucedida na função que você desempenha e que lhe é rentável. Mas ele pode ser bem mais do que isso. O sucesso de cada uma é seu reino particular e nele não deve habitar comparações e réguas alheias do que é ‘se dar bem” na vida’.

 

 

Fazer do limão uma limonada

A pergunta que não quer calar: uma pessoa só tem sucesso na vida se colocou metas na vida e não conseguiu cumprir? Por exemplo: tenho o sonho de ter uma família, mas vivo sozinha.

Antes de mais nada, tenha em mente que muita gente vive com outras pessoas e se sente só. Depois, existem mil formas de ter uma família, ela vai muito além do clássico esquema do casamento. Tem mãe, pai, amigos, pets…

O que queremos dizer com isso? Não se prenda tanto aos conceitos que te limitem. Muitas vezes, não podemos mudar a realidade, mas podemos mudar a forma de encará-los.

Somos muitas em uma. Às vezes, você pode ser sua própria amiga, sua amante, seu grande amor. Às vezes vai ser difícil, em outras será delicioso. Não existe melhor nem pior. No fim das contas, a pessoa bem-sucedida é aquela que vive com inteligência. Que ri de si mesma, que transforma as frustrações em combustível para melhorar.

Lembra daquele álbum da Beyoncé, o Lemonade? Ela lançou como uma forma de terapia, um desabafo após ser traída pelo marido, o Jay-Z. Pois então, a cantora usou a arte para lidar e digerir tudo o que passou. Ainda por cima, faturou milhões. Ela literalmente fez do limão uma limonada. Não estamos falando para você se comparar à Bey, afinal como sempre falamos, somos todas únicas. Mas podemos, sim, buscar o melhor de cada situação para dar a volta por cima.

A vida te deu limões? Faça uma limonada, adicione gim e brinde!

 

 

 

Dicas para ter sucesso

Depois desse passeio por diferentes pontos de vista, reunimos aqui algumas dicas para ajudar todas as pessoas na busca pelo sucesso, seja ele qual for.

O primeiro é ser impecável no uso da palavra. Não apenas no conteúdo, como também na forma de falar. Expresse seus pensamentos com sabedoria para evitar atritos desnecessários e não ferir ninguém.

O segundo é não tirar conclusões precipitadas. Analise as situações e reflita sobre elas. Está com dúvida? Pergunta. Acima de tudo, busque esclarecer tudo para não sofrer à toa. O ser humano é capaz de inventar cenários inexistentes que só causam a autossabotagem.

Por fim, mas não menos importante: não leve nada para o lado pessoal. Muitas vezes, as pessoas falam coisas para você que, na verdade, diz mais sobre elas que sobre você. Cada um tem suas frustrações que não precisam (nem devem) ser levadas para o outro. Levar essa ideia para aonde você for traz uma liberdade gigante!

 

 

Viva por você e para você

Lembre-se: agradar todo mundo é impossível. Viva para você e por você. Não pense no que os outros vão pensar e se eles vão te julgar. Esteja de ouvidos abertos, mas filtre se achar que está sendo infiel com a sua essência.

Busque equilíbrio em tudo que faz. Sua saúde é seu bem mais precioso, então, acima de tudo, olhe para seu bem-estar emocional em tudo que fizer.

Não se compare. O mundo cada vez mais digital traz um recorte da vida do outro, enquanto só você conhece sua vida como um todo. Cada um escolhe o que quer mostrar para os outros, é uma parte muito pequena que não dá conta de toda uma existência.

Seja independente. Tente não depender de outras pessoas para se sentir bem. Caso contrário, você pode ficar sempre suscetível ao externo, em vez de criar sua própria faísca internamente. Ninguém quer mais seu sucesso e felicidade que você mesma!

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.