Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Office looks: dicas para se vestir bem no trabalho

Hoje vamos mergulhar nas dicas para aqueles ambientes mais formais, mas nem por isso boring. Provamos aqui que office looks mais alinhados nada têm a ver com tédio. Isso mesmo, nossas dicas de hoje te ajudam a descobrir como se vestir bem no trabalho e manter a elegância clássica, mas com aquele toque de modernidade.

Quando o assunto é moda e trabalho, cada ambiente possui suas maneiras de vestir. Então, antes de mais nada, entender o dress code da sua empresa é fundamental na hora de escolher seu look. Depois, leve em consideração sua agenda do dia. Se terá reunião, se é casual friday, etc. A partir daí, fica mais fácil montar seu portfólio fashion.

Ainda existe uma ideia bem equivocada de que as roupas sociais são sempre em preto e branco, mais retas e sem grandes detalhes. Elas realmente contam com uma paleta que varia entre alguns tons atemporais e possuem shapes mais alinhados. Mas isso não significa que elas são sem graça ou algo do tipo.

As peças clássicas como a camisa e calça podem aparecer em versões repaginadas e que não deixem nada a desejar aos looks despojados. É possível dar fôlego novo ao look de trabalho com alguns truques de styling.

Looks com camisa social

Se tem uma peça que não abrimos mão nunquinha, é a camisa social. Clássica, atemporal e elegante, a camisa é um dos highlights do visual de trabalho e dá pano para manga em todas as estações.

Sem contar com mil e uma ideias de produção de moda com a camisa social. Ela pode ser usada de forma convencional e infalível, por exemplo. Ou mais trendy com um amarradinho, num styling mais cool quando levemente desabotoada. Que tal superclássica com a gola toda fechada, por dentro ou por fora da calça?

Os modos de usar são infinitos, assim como as possibilidades de texturas e detalhes que deixam cada camisa única e especial. As cores também têm muito a dizer: agora a versatilidade dos tons pastel estão em alta e seu jeitinho coringa de combinar com tudo. Por isso, para um look work prático e elegante, aposte sem medo nas camisas.

Office looks com calça social

A calça social forma uma dupla de peso com a camisa nas produções para o work. A peça migrou do vestuário masculino para o armário das mulheres a partir de uma necessidade, a de uma roupa mais confortável para o trabalho.

O estilista Paul Poiret foi o primeiro a criar um modelo de calça feminino em 1909. Mas a mulher que trouxe de vez a peça para o visual das mulheres foi Coco Chanel.  Além de ter sido uma das primeiras a usar calça, também criou sua versão que popularizou a calça não só nas produções de trabalho, mas também nos looks de lazer.

Mas voltando aos dias de labuta, de Coco até aqui, as calças já ganharam muitas roupagens. Até os modelos mais sociais também receberam toques modernos e que chamam atenção à sua maneira.

Um modelo indispensável na lista das roupas work é a calça de alfaiataria. Perfeita para o dia de trabalho, ela é elegante e sempre impressiona. Por isso, abuse das diferentes silhuetas dessa calça e deixe o clássico terninho muito mais interessante. Ela pode ser a responsável por tirar do óbvio o visual com suas muitas versões.

Office looks com blazer

O blazer é mais uma daquelas roupas que aparecem no topo do pódio dos looks de trabalho. A peça também foi trazida para o closet feminino pela grande Coco Chanel e desde então não perdeu mais sua majestade.

Sua sofisticação pode acompanhar bem tanto um bottom mais fluido, como uma saia, ou até mesmo uma calça reta ou pantalona. Por isso, na hora de apostar na terceira peça, a linha conjunto está mais do que permitida, mas se quiser (e puder) misture o blazer com peças mais casuais.

Outra boa ideia é tirar o blazer do óbvio. Como? Apostando, por exemplo, em novas medidas e detalhes. Ou, por que não, investindo em um truque de styling, como usá-lo por dentro da calça. Assim, ele ganha ares de camisaria e mantém a proposta mais curta dos comprimentos cropped.

Ainda na linha da irreverência elegante, vale também apostar no estilo casual chic, que promete tirar o look de trabalho do óbvio e mostrar que o blazer não é só o melhor amigo da alfaiataria. O jeans também forma um duo poderoso com ele.

Office looks com saia para o trabalho

Considerada uma das peças mais femininas do armário, a saia pode figurar entre as produções de trabalho não apenas no verão. Seja evidenciando a silhueta ou um shape mais arquitetônico, o que vale é adicionar a peça ao look para um resultado feminino e confortável.

Os modelos midi e lápis são os queridinhos do visual mais executivo. Isso porque as peças dão liberdade para você se movimentar e ainda refrescam o look. Para criar uma combinação mais despojada, brinque com as cores e texturas. Usar um blazer em veludo ou jacquard já acrescenta uma boa dose texturizada.

A clássica camisa branca compõe um look clássico à risca, mas como falamos mais acima, você pode usar um truque de styling ou outro para tirar a roupa do lugar comum. Uma saia de cintura alta colorida pode ser a opção para equilibrar esse visual mais sóbrio na paleta.

Mas se seu trabalho permite cores menos neutras ou até mais vibrantes, tons de verde, como o militar, podem entrar na sua nova paleta work. Para texturizar e arrematar a produção, misture uma blusa de tecido mais fino com uma saia mais estruturada, de tecido pesado. O match de estilo é garantido!

Dicas práticas de como se vestir bem no trabalho

  • Invista em peças atemporais e que possam te acompanhar em um dia normal de atividades ou até em reuniões imprevistas.
  • As cores neutras são as grandes aliadas do look de trabalho, mas se você quiser acrescentar um tom mais vibrante, opte pelo equilíbrio. Exemplo: camisa branca + calça azul marinho + acessórios laranjas. Ou saia vinho + blusa vermelha + acessórios neutros. Mas claro, use criatividade e adapte tudo ao seu modo. Nada de fórmulas mágicas!
  • Elegância e conforto andam lado a lado até mesmo na produção do job. Por isso, não abra mão de peças que te deixem à vontade.
  • Se possível, separe os looks que vai usar no dia seguinte durante a noite anterior. Assim você ganha mais uns minutinhos pela manhã e otimiza o tempo.
  • Não tenha medo de fazer pequenas experimentações. Conforme for se acostumando a adicionar um acessório diferente, uma estampa mais easy, vai explorar ainda mais as possibilidades do seu acervo.
  • Dress code não precisa (nem deve) ser sinônimo de limitação. Busque expressar sua personalidade em qualquer ocasião, inclusive no trabalho. Seu modo de vestir pode comunicar a seu favor. Pense que seu visual work é um resultado inteligente da mistura entre o ambiente e seu jeito de ser.
  • Se a ideia for fugir da rotina, busque dosar as propostas e fazer misturas. Por exemplo: se seu trabalho permite um look casual-chic, mescle um blazer com um tênis ou um jeans com um salto. O segredo é brincar com estilos e, além de deixar o look mais interessante e moderno, trazer equilíbrio.

Conhecer o seu ambiente de trabalho e entender sua rotina diária é fundamental para se vestir bem nos dias úteis. Por isso, escolha roupas que tenham a ver com você e deixe seu horário comercial com mais beleza e estilo.

 

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.