Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

1 look, 2 estilos: veja dicas de looks casual chic

Casual Chic

 

As possibilidades na hora de se vestir são as mais diversas. Encarar o ato de montar seu look como uma forma de experimentação pode ser bem divertido. Hoje, vamos colocar os holofotes em cima do estilo casual chic feminino e mostrar que algumas peças podem ser quase mágicas dentro do seu armário.

Sim, algumas roupas têm a magia de transitar entre vários estilos sem perder sua graça. O visual mais casual pode ser chique e se tornar um verdadeiro curinga para várias ocasiões. Afinal de contas, sem muita burocracia, apenas adicionando uma ou duas peças, seu look pode sair do básico e atingir outro status.

Quando a gente fala sobre os estilos universais, nada mais natural do que tentar encaixar o seu guarda-roupa em um deles. Mas como a moda é um exercício dinâmico, vale lembrar que você pode (e deve!) experimentar. Além de transitar por todas as possibilidades até achar um estilo para chamar de seu. O casual chic é um exemplo de como essa mistura de estilos tem tudo para dar muito certo.

Como o próprio nome já indica, o casual chic surgiu do encontro de dois estilos que, à primeira vista, parecem contrastantes. Mas que, na verdade, são bastante complementares. Do estilo esportivo, vem as peças básicas e confortáveis. Já do estilo clássico, vem aqueles elementos mais sofisticados que elevam o look, como os tecidos leves e os shapes da alfaiataria.

A palavra-chave aqui é equilíbrio. E para alcançar o nirvana dos looks, um bom caminho é apostar em combinações espertas de cores neutras e texturas contrastantes. Elas ajudam a deixar o look visualmente mais interessante. Além de construir a ideia de que você é chic sem fazer muito esforço.

Looks com peças jeans

Casual Chic

Vamos seguir enaltecendo o jeans como uma das texturas mais versáteis do closet. Isso porque, independente de sua versão, seja como camisa, calça, macacão ou vestido, ela se destaca como uma opção para todas as horas.

Versátil como só ele, o jeans é um dos itens obrigatórios no armário casual chic. Mas fique atenta, pois nem todos os shapes dão match com esse estilo. Aqui, a preferência é pelas modelagens atemporais – como as calças reta e flare – e pelas lavagens clássicas, sem rasgos, nem muitos detalhes.

Para tirar a calça jeans do óbvio e trazê-la para o lado casual chic da força, aposte na pantacourt. Sua perna ampla e mais curta do que sua irmã pantalona deixa o visual mais descontraído e easy going. Por isso, é hora de mudar o status do seu look com a calça.

O truque para elevar o status do bom e velho jeans é trazer elementos mais formais na parte de cima. Blusas de tecidos fluídos, camisas e até mesmo tricôs sequinhos ajudam a trazer um ar mais requintado. E não esqueça: arrematar tudo com um blazer bem cortado conta pontos extras na construção da sua imagem.

Looks com camisa

Casual Chic

A camisa sabe jogar bem em várias posições e no look casual chic ela marca mais um ponto. Ela é uma das peças que instantaneamente tira o visual do básico e traz informação de moda e elegância.

A roupa também migrou do vestuário dos homens para as produções femininas. Mais uma vez, o toque de Coco Chanel contribuiu para essa renovação. Mas a verdadeira responsável por popularizar a camisa nos looks das mulheres foi Audrey Hepburn. A atriz fugia do óbvio e estilizava a peça, mostrando seu viés mais versátil e nada sem graça.

Voltando para os dias atuais, a dupla camisa + calça jeans é imbatível. Se em visuais mais formais, o blazer é sua principal companhia, nos looks mais descomplicados, o jeans mostra todo seu poder.

Nos dias mais frios, os casacos podem transformar o duo em trio e aquecer a produção sem deixar nada a desejar. Acessórios e sapatos coloridos são muito bem-vindos e não existe contraindicação. As roupas mais neutras permitem que tanto tons mais discretos quanto os vibrantes marquem presença.

Looks com roupas pretas

O preto é a cor que não costuma nos decepcionar nos looks. Se você quer praticidade para criar combinações, ative o modo black sem medo. Então, é hora de começar a montar seu novo look preto favorito.

Você pode pensar que uma produção toda preto pode realmente ficar chique, mas será que não vai faltar uma bossa? Garantimos que não e provamos o motivo. Para acrescentar informação de moda a um visual monocromático, a maior dica é misturar texturas e adicionar estampas ainda que discretas.

Um look com uma peça em plush, outra e em tule e uma com um tecido mais encorpado já mostra estilo de sobra. Você usa três texturas diferentes e mostra que o preto não passa despercebido. Esse truque da mistura vale para qualquer visual com uma cor só.

Uma outra maneira de apostar no casual chic é escolher peças que combinem o melhor dos dois mundos. Ou melhor, dos dois estilos. O macacão, por exemplo, é uma peça naturalmente utilitária. Mas quando encontra tecidos nobres ou flerta com a alfaiataria, torna-se uma peça pra lá de elegante.

A peça única se for de tom neutro também ajuda a alongar o visual e pode ser combinada até com sandálias e rasteiras, sem perder a elegância. No quesito cor, os neutros nunca decepcionam e ainda abrem espaço para você brilhar nos acessórios. Eles são, inclusive, seus maiores aliados na hora de arrematar um look casual chic.

Looks com tricot

Ainda no território casual, as texturas artesanais carregam por si só um DNA despojado. Entretanto, o resgate do trabalho manual nos últimos anos elevou o tricot a um status mais luxuoso, trazendo ele para o lado chic da força. A trama tem o topo garantido no ranking dos looks mais versáteis de qualquer temporada. Isso porque peças com a textura podem passear por vários tipos de looks sem grande esforço.

A regra é clara: quanto mais delicada a trama, mais elegante ela fica visualmente. E, assim como no caso do jeans, misturar o tricô a tecidos nobres, como o linho, ou com peças de alfaiataria eleva o visual comfy no ato. As tramas também fazem um contraponto interessante a saias de tecidos leves e fluídos. Se essa for a sua escolha, opte pelo comprimento midi para garantir o look perfeito.

Quando o assunto é produção casual chic, o tricot abre um leque de possibilidades para você se aventurar na hora de compor o visual. A clássica blusa com a textura é a peça que pode te acompanhar tanto um look mais sóbrio, quanto em um momento mais descontraído.

Na hora de combinar, vale tramar um duo para lá de estiloso com uma peça estampada ou chamar uma saia de outra textura para o show. Falamos sobre cores mais clássicas, mas nada impede que tonalidades mais vibrantes façam parte do look. Os alaranjados prometem atualizar a paleta e o astral da produção.

Mostramos que compor um visual casual chic pode ser mais fácil do que pensa. Algumas peças são verdadeiras chaves para esse mix de estilos tão rico. Por isso, tendo em mente quais são elas, fica mais simples pensar nos que transitem muito bem entre dois mundos.

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.