O blog da Maria Filó

Receitas diferentes para a ceia

A época das festas de fim de ano é sempre de troca, amor e tradição, mas um toque contemporâneo é sempre bem-vindo! Por isso, preparamos sugestões para uma ceia com uma pegada tradicional, mas ainda assim com um twist. São pratos fáceis de se preparar e que com toda certeza deixarão suas noites muito especiais.
O start para essa ceia moderna e apetitosa é uma salada bem simples de fazer. Para seguir nosso passo a passo, anote tudo que você vai precisar:

Salada de Pêra e Parma

Ingredientes:
2 peras
1 limão
Queijo gorgonzola
Rúcula
Presunto de parma fatiado
Vinagre balsâmico
Modo de preparo:
Antes de tudo, corte cada uma das peras em 4 partes iguais, retire o miolo e as sementes da fruta. Em um bowl, molhe as fatias da pera com o suco de meio limão. Preencha cada pedaço de pera com uma quantidade generosa de queijo gorgonzola.
Depois cubra com uma folhinha de rúcula. Na hora de finalizar, enrole uma fatia de presunto de parma em cada pedaço de pera já recheado. Complete a receita com vinagre balsâmico a gosto. Além disso, uma sugestão é incrementar a receita com pedacinhos de nozes. Sendo assim, aproveite também para complementar essa entradinha com nossas sugestões de drinks tropicais.
Já na hora da ceia, temos mais um prato diferente e que promete ser uma das estrelas da noite. Nossa dica é suculenta e irresistível, anote aí:

Rosbife com ervas e cogumelos

Ingredientes:
1 peça de filé de costela de aproximadamente 1kg e meio sem osso
2 ramos de alecrim fresco
1 ramo de tomilho fresco
10 dentes de alho picados
4 colheres de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de azeite de oliva
4 copos de cogumelos variados cortados igualmente
Sal e pimenta do reino a gosto
1 copo de molho de carne
Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Amarre a carne com um barbante e tempere generosamente com sal e pimenta. Em um bowl, misture o alecrim, o tomilho e o alho picado. Depois que essa misturinha foi feita, adicione 2 colheres de sopa de azeite e deixe a mistura reservada.
Em uma frigideira grande, aqueça duas colheres de azeite em fogo médio. Quando o óleo estiver bem quente, coloque a peça de carne e deixe “selar” por todos os lados. Retire a frigideira do fogo e adicione a mistura de ervas por todo o rosbife.
Agora coloque a frigideira no forno pré-aquecido. Deixe a carne assar por cerca de 1 hora e meia. Se preferir, use um termômetro de cozimento e espere atingir 60 graus. Então deixe o rosbife descansar por 10 minutos.
Enquanto a carne “descansa”, use uma panela para fazer um sauté de cogumelos, com duas colheres de manteiga, sal e pimenta a gosto. Cozinhe por cerca de 5 minutos. Agora coloque o rosbife direto na grelha do forno, sem a frigideira. Ao mesmo tempo coloque o molho de carne numa panela.
Adicione a mistura de cogumelos ao molho e duas colheres de manteiga. Misture até conquistar a textura de uma calda densa. Logo após, coloque novamente o rosbife na frigideira larga de ferro e cubra toda a carne com o molho. Por fim, enfeite a carne com galhinhos extras de alecrim e voilà, é só servir!

Depois é chegada a hora da cereja do bolo, ou melhor, da Pavlova. Nossa receitinha usa frutas vermelhas de sua preferência, mas ela também pode ficar incrível com morangos. Veja o que vai precisar para cozinhar essa delícia:

Pavlova de frutas vermelhas

Ingredientes:
5 claras de ovos
1 xícara de açúcar
2 colheres de amido de milho
1 colher de sobremesa de vinagre branco
Essência de baunilha a gosto
Modo de preparo:
Em uma batedeira, junte as claras em neve e bata em velocidade média até que comece a esbranquiçar. Aumente a velocidade para alta e acrescente o açúcar aos poucos até formar um merengue. Depois que o merengue estiver firme, junte o extrato de baunilha, vinagre e amido de milho.
Passe a mistura para uma assadeira grande untada com papel manteiga e modele o merengue. Coloque em um forno pré-aquecido a 150ºC e deixe assar por 1h-1h15 ou até que a casca do merengue esteja sólida e levemente dourada. Para finalizar, sirva a pavlova em um prato, decore com chantilly e frutas vermelhas.
Por fim, nós da Maria Filó desejamos que suas festas sejam incríveis e repletas de pessoas especiais. Curta com muito amor e boas energias!
  • Tags

  • #ceia de natal
  • #comidas para o natal
  • #receitas
  • Sucos para aumentar a imunidade
    27.03.2020 • Culinária
    Em tempos de #stayhome, todo cuidado é pouco. Vale testar as várias re...
    saiba mais
  • Cooking therapy
    26.03.2020 • Culinária
    Em tempos de #stayhome, cozinhar pode ser, acima de tudo, uma bela for...
    saiba mais
  • Receita de drink: manga com limão
    31.01.2020 • Culinária
    Drinks com frutas são sempre ótimas opções para se refrescar e assim c...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.