Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
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Tricô Maria Filó

Uma marca que nasceu pelas mãos de uma mãe que, inspirada pela filha, criou seu primeiro tricô. Dali para a frente, aquele seria o fio condutor de uma história que já dura 24 anos. Célia Osório – também conhecida como Celinha nos corredores da Maria Filó – construiu uma linda história de protagonismo feminino ao lado de sua sucessora Roberta Ribeiro, hoje à frente da direção criativa da empresa.
Juntas, aprenderam uma com a outra para construir uma marca reconhecida nacionalmente por ser autoridade neste tipo de trama, que representa união e acolhimento.
“Muitas vezes o tricô é feito por famílias, as antigas tecelagens foram criadas dentro de núcleos familiares, os bordados são feitos à mão. Ele traz muito dos nossos valores como empresa”, explica Roberta. Hoje ela dá continuidade à missão da mãe de criar peças com afeto em cada detalhe.
Para contar essa história, a diretora relembra de algumas datas marcantes, como os desfiles que têm o tricô como protagonista. “Era isso que a gente queria mostrar, que a gente nasceu dele. É o nosso DNA. Fizemos um show”, orgulha-se ela, que no site da marca resgata outros momentos importantes em uma página dedicada à linha do tempo da empresa.
Por lá, você faz um passeio por algumas memórias gostosas, como a época em que os looks eram criados manualmente, passando pela fase em que abraçaram a tecnologia de ponta, até os dias de hoje, quando o desejo de desenvolver peças passou a incluir o reaproveitamento de fios.
Para se especializar cada vez mais no mundo das tramas, as fundadoras foram buscando novos maquinários, mas sem perder a essência humana que dá o tom à marca. Quem entra numa loja da Maria Filó, já sente de cara a energia que ela emana: os detalhes, a feminilidade, o carinho. Criar roupas que abraçam, surpreendem e atravessam gerações seguem sendo os maiores atrativos.
O fato da marca ter nascido da relação entre mãe e filha, dentro da casa delas, fazendo parte do dia a dia da família, com toda a certeza contribuiu para essa assinatura tão forte. Inclusive, no início, a própria Roberta vendia as peças nas casas dos familiares e amigas, mostrando para Celinha que se interessada e desejava se envolver cada vez mais no negócio. “Sou fã da Beta. Sempre fui”, revela a matriarca.
A partir daí, a trajetória da Maria Filó e da atual diretora se entrelaçaram como uma verdadeira trama. Presente na vida da empresária desde a adolescência, a marca cresceu junto com ela e a desafiou a conquistar o bastão deixado pela mãe anos depois. Hoje, Roberta segue buscando perpetuar a exclusividade de suas criações.
“A marca surgiu da vontade de fazer algo único. Sempre buscamos trazer algo especial e original. O tricô traduz muito na nossa vida. E eu vou fazer de tudo que estiver ao meu alcance para continuar trazendo o que ela me passou para nossas criações”, emociona-se.
Pegando carona nesse conceito de linha do tempo, a Maria Filó convidou algumas influenciadoras e as respectivas mães para responderam algumas perguntas que resgatam memórias especiais da relação delas também. Entre as estrelas dessa campanha de Dia das Mães da marca, além da própria Célia e Roberta, estão Nathalia Medeiros e Sonia Medeiros, Alexandra Burnier e Cristina Pires do Rio, Thais Macedo e Rose Macedo, além de Juliana Lenz e a filha Luiza Lenz. Para conferir o resultado, vale visitar o site da Maria Filó.

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