De artista para artista: as amizades de Burle Marx
Em sua trajetória, Burle Marx caminhou ao lado de diversos artistas. Suas conexões e trocas moldaram seu olhar, personalidade e interesses, influenciando sua obra. Cada encontro o alimentou e instigou de forma singular, despertando diferentes nuances em seu trabalho.
Margaret Mee
Margaret Mee e Burle Marx tinham uma paixão em comum. Ambos transformavam natureza em arte e defendiam a importância de causas como a preservação do meio ambiente. A linguagem artística de Margaret era composta por delicados traços de aquarela, enquanto Burle Marx orquestrava os mais belos jardins. Juntos embarcaram em diversas expedições em busca de diferentes espécies de plantas tropicais. A inglesa sempre o presenteava com lindas flores que eram depois expostas em seus jardins.
Oscar Niemeyer
As criações entre Burle Marx e Oscar Niemeyer se entrelaçam, dialogam e mesclam. Lado a lado, formaram uma linda parceria de anos que resultou em diversos projetos, como a Igreja São Francisco de Assis e o Jardim Xadrez. Os dois falavam a linguagem da arquitetura, tornando formas onduladas protagonistas dos seus projetos.
Zélia Salgado
Burle Marx e Zélia Salgado compartilharam o ateliê do Leme. Ali, trocavam ideias, conselhos e inspirações para seus futuros projetos. A escultora aprendeu a pintar com o artista, enquanto ele desfrutava de seu olhar para aperfeiçoar sua arte.
Quer descobrir mais sobre o incrível Burle Marx? Clique aqui e leia outro post no nosso blog.