O blog da Maria Filó

Estampa azul: inspire-se com florais, poá e abstrações

Estampa azul

Se tem uma cor que a gente não abre mão, seja qual for a temporada, é o azul. Afinal, suas diferentes tonalidades trazem desde leveza até segurança ao look. Enquanto as nuances mais claras chegam para trazer perfume de céu e acalmam o olhar, as mais escuras são ideais para imprimir elegância ao visual.

Por isso, nosso papo de hoje é sobre diferentes tipos de estampas azuis. Dos poás, passando pelos florais até as abstratas, elas chegam para um visual que transmite harmonia, seja qual for sua tonalidade preferida.

Uma coisa é certa: em qualquer look ou temporada, os prints chegam para um visual leve e gostoso. Já podemos adiantar que o mar, o céu e as flores vão migrar da natureza direto para a sua produção.

Cromoterapia

Antes de mais nada, a primeira lição fashion é entender que as roupas passam mensagens e têm poder de mudar nosso mood. Então primeiro vale aprender sobre o significado das flores.

E como a estrela de hoje é o azul, vamos mergulhar nele. Não é segredo que suas variações mais clarinhas representa frescor e tranquilidade. A novidade é que as nuances mais fechadas são sinônimo de confiança. E acredite: ela está com tudo. Eleita a cor de 2020 pelo Pantone, a Classic Blue é empática e instigante, contemplativa e interativa, traduzindo nosso desejo por estabilidade e segurança em termos incertos.

E para quem acredita em energia, vale abusar da cromoterapia na hora de atrair o que você deseja. Qual cor poderia ser melhor que a do mar para falar em força, possibilidades e renovação?

Apesar do tom ser considerado frio, ele mostra que suas várias nuances sabem muito bem aquecer a alma. Então, não é exagero parafrasear o nome do filme francês e dizer que ele é a cor mais quente.

 

Floral

Estampa azul

Com o marinho de fundo, um dos azuis considerados mais versáteis, a estampa brinca com outros tons da sua paleta e flerta com elementos florais. O ton sur ton comanda a brincadeira e mostra que na aula de coordenação de cores, a nota é máxima.

Para encurtar a história, a saia de estampa azul pode ser acompanhada por peças em de tons de bege, branco ou até um azul mais claro. Juntas, essas cores criam um efeito contrastante no look.

Mas se a sua ideia for criar uma produção à la conjunto, combine a blusa com a saia e siga sem medo de ser feliz. Nesse caso, o azul domina as roupas e, para arrematar o visual, você pode apostar em acessórios com tons de laranja. A dupla se complementa perfeitamente.

Grafismos

Estampa azul

Os grafismos figuram entre as estampas que marcam ponto nos looks contemporâneos e não passam despercebidos. A mistura de fundo claro com um azul escuro (pero no mucho) mostra que o contraste no print é uma fórmula certeira.

As peças únicas reinam quase que absolutas no visual. Por isso, apostar em uma estampa azul com elementos que a deixem ainda mais em destaque pode ser uma opção e tanto. Não apenas para usar não só num domingo de sol, como também para facilitar a produção no dia a dia de trabalho.

O shape acinturado tanto do macacão quanto do vestido é um convite para combinar com uma segunda peça mais ampla. Se o frio bater, um casaco, colete com textura ou uma jaqueta jeans podem aquecer a produção sem muito esforço.

Dica: se bater uma dúvida sobre como combinar as cores, vale apostar em peças em tons mais escuros ou mais claros, mas que apareçam na estampa escolhida. Uma alternativa também é investir no clássicos preto e branco.

Paisagem

Estampa azul

As paisagens se misturam e apresentam o azul em uma verve naturalmente artística. Mais uma vez, o duo fundo claro + padronagem escura é o que domina a estampa. O resultado? Um look leve, que ganha a parceria de assimetrias e mangas fluidas.

Para quem está iniciando nos looks estampados, usar peças que sigam a linha do contraste pode ser interessante. Afinal, a tarefa não é nada difícil e permite com que você combine as cores sem grandes dificuldades.

Direto do mar

Estampa azul

 

A correnteza do mar traz doses de azuis para todos os gostos e mostra que um bom vinho sempre cai bem. Então, nada de ficar mareada, estampas ricas em tonalidades conferem um visual rico e cheio de nuances.

O ton sur ton é a combinação queridinha quando falamos de estampa azul e, hoje, reforçamos bem essa ideia. Os vários tons de azul deixam tanto o vestido quanto a saia com um ar mais elegante e vivo. São peças coloridas que podem passear tranquilamente por vários encontros.

Se praticidade for a sua máxima na hora de se vestir, o vestido é a peça que vai pro seu show. A peça de comprimento midi vai muito bem tanto com uma sandália baixa, um tênis e um salto. Por isso, ela pode ir do trabalho a um momento mais descontraído sem problema algum.

A saia midi também é uma opção para deixar o look na média, ou melhor, acima dela. O vinho é uma das cores da estampa, então, uma blusa nessa tonalidade cria um equilíbrio de nuances mais que correto. É uma escolha rápida e sem burocracias, perfeita para os dias de mais correria.

Tudo azul

Nossas dicas são a prova de que, na moda, deixar tudo azul também é sinônimo de leveza e serenidade no astral. Ela é uma alternativa cheia de graça para tirar o look do óbvio. Então, entenda qual é a sua paleta de cores preferida, as peças que mais gosta e comece a ver os prints com outros olhos.

Por fim, o leque de possibilidades é vasto e as opções de como coordenar também. Vale interpretar as tonalidades da estampa escolhida, do ton sur ton às complementares e análogas. E, assim, representar ainda mais sua personalidade através do vestir. Leia nosso post sobre como combinar cores e aprenda mais sobre!

  • Tags

  •     Shape alinhado, estruturado e elegância de sobra, essa é...
    saiba mais
  • Pensou em tricô feminino, pensou em Maria Filó. As tramas fazem parte ...
    saiba mais
  • Praticidade, versatilidade, coringa para todas as horas… Consegu...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.