Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Estampa azul: inspirações e ideias de como usar

 

Se tem uma cor que a gente não abre mão, seja qual for a temporada, é o azul. Afinal, suas diferentes tonalidades trazem desde leveza até segurança ao look. Enquanto as nuances mais claras chegam para trazer perfume de céu e acalmam o olhar, as mais escuras são ideais para imprimir elegância ao visual.

Por isso, nosso papo de hoje é sobre diferentes tipos de estampas azuis. Dos poás, passando pelos florais até as abstratas, elas chegam para um visual que transmite harmonia, seja qual for sua tonalidade preferida.

Uma coisa é certa: em qualquer look ou temporada, os prints chegam para um visual leve e gostoso. Já podemos adiantar que o mar, o céu e as flores vão migrar da natureza direto para a sua produção.

Estampa azul com fundo claro

Antes de mais nada, a primeira lição é entender que as roupas passam mensagens e têm poder de mudar nosso mood. Então primeiro vale aprender sobre o significado das flores.

E como a estrela de hoje é o azul, vamos mergulhar nele. Não é segredo que suas variações mais claras representa frescor e tranquilidade. Deixam qualquer dia mais gostoso e leve, expressam nosso desejo por serenidade e paz de espírito. A novidade é que as nuances mais fechadas são sinônimo de confiança. E acredite: ela está com tudo.

E é empática e instigante, contemplativa e interativa, traduzindo nosso desejo por estabilidade e segurança em termos incertos.

E para quem acredita em energia, vale abusar da cromoterapia na hora de atrair o que você deseja. Qual cor poderia ser melhor que a do mar para falar em força, possibilidades e renovação?

Apesar do tom ser considerado frio, ele mostra que suas várias nuances sabem muito bem aquecer a alma. Então, não é exagero parafrasear o nome do filme francês e dizer que ele é a cor mais quente.

Estampa azul com fundo escuro

Os grafismos figuram entre as estampas que marcam ponto nos looks contemporâneos e não passam despercebidos. As peças únicas reinam quase que absolutas no visual.

Por isso, apostar em uma estampa azul com elementos que a deixem ainda mais em destaque pode ser uma opção e tanto. Não apenas para usar não só num domingo de sol, como também para facilitar a produção no dia a dia de trabalho.

O shape acinturado do vestido é um convite para combinar com uma segunda peça mais ampla. Se o frio bater, um casaco, colete com textura ou uma jaqueta jeans podem aquecer a produção sem muito esforço.

Dica: se bater uma dúvida sobre como combinar as cores, vale apostar em peças em tons mais escuros ou mais claros, mas que apareçam na estampa escolhida.

Para quem está iniciando nos looks estampados, usar peças que sigam a linha do contraste pode ser interessante. Afinal, a tarefa não é nada difícil e permite com que você combine as cores sem grandes dificuldades. Um brinco dourado aqui, uma sandália offwhite acolá, pronto.

E no quesito modelagem, as camadas e as mangas trazem fluidez ao seu dia, quebrando esse mood mais sério do azul marinho. Mais uma vez, o show de contrastes traz informação de moda ao look.

Listras azuis

Um passeio à beira-mar, com perfume de balneário, brisa fresca e calmaria. Imaginou esse cenário? Pois agora pense no look que vai completar esse momento delicioso. Um conjunto com referência náutica, recortes perfeitos para o verão, que deixam a pele respirar. Afinal, calor não precisa ser sinônimo de sufoco!

O azul, sem dúvidas, não poderia ficar de fora desse show. Um versão mais lavada, ao lado do clean branco, ele arremata o clima como nenhuma outra cor. Mais navy, impossível.

Camisas listras e jeans claros também são ótimas opções para arrematar o look. Acessórios com amarrações, que remetem às redes de pescadores e aos barcos ancorados no cais, também são ótimas pedidas para o looks frescos e apelo marítimo.

Florais

Florais azuis não poderiam ficar de fora do nosso manual de estampas azuis. Combinar com cores quentes, mais contrastantes, cria um efeito interessante no look. Como uma flor que espalha seu perfume num dia azul, convidando você para respirar fundo. Combine com calças offwhite para looks diurnos e leves, num mood casual-chic.

Nossas dicas são a prova de que, na moda, deixar tudo azul também é sinônimo de leveza e serenidade no astral. Ela é uma alternativa cheia de graça para tirar o look do óbvio. Então, entenda qual é a sua paleta de cores preferida, as peças que mais gosta e comece a ver os prints com outros olhos.

Por fim, o leque de possibilidades é vasto e as opções de como coordenar também. Vale interpretar as tonalidades da estampa escolhida, do ton sur ton às complementares e análogas. E, assim, representar ainda mais sua personalidade através do vestir. Leia nosso post sobre como combinar cores e aprenda mais sobre!

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.