POR AÍ
Fábrica de arte
Produção artística intensa, festas inesquecíveis e algum dos artistas mais icônicos da década de 60 circulando livremente entre os espaços. Nada mal passar os dias vivendo e assistindo a rotina da Factory, estúdio de arte fundado pelo artista americano de pop art Andy Warhol, localizado em Manhattan, Nova Iorque.
Pois foi o que aconteceu com o fotógrafo Stephen Shor, quando aos 18 anos recebeu carta branca de Andy Warhol para frequentar e clicar a rotina do seu QG, que reunia toda a vanguarda artística de NY criando ou simplesmente flanando por lá.
Entre as fotos podemos ver Eddie Sedgwick, musa de Warhol, com expressão triste e enigmática, Lou Reed entediado, Nico (Velvet Underground) entretida em alguma leitura e uma Yoko Ono super jovem, sem contar o making of de alguns quadros, filmes e clipes que nasceram no lugar.
Pois depois de 50 anos Stephen resolveu trazer o mundo esse ambiente de liberdade e arte, e reuniu no livro “Factory” tudo que rolava num dos cenários mais efervescentes da história. Não é todo mundo que pode não só testemunhar, mas também eternizar esses momentos, eita moço de sorte!
Já que a gente não pode viver… não custa dar uma bisbilhotada, não é?