O blog da Maria Filó

Viagem ao mundo dos tecidos: conheça mais sobre eles

Tipos de tecido: conheça os principais com a Maria Filó

Tipos de tecido

Não são só as cores, estampas ou bordados que se destacam em um look. Os vários tipos de tecido podem protagonizar um visual ímpar e cheio de personalidade. As diferentes opções chamam atenção por suas tramas, texturas e detalhes.

Por isso, hoje queremos te apresentar as principais opções de tecidos para você arrasar na produção. Desde a elegante produção office look para a semana até aquela composição mais fashionista para o happy hour com a galera, tudo fica mais interessante com a escolha certa dos tecidos para as roupas. Vamos descobrir juntas essas tendências? Acompanhe!

Nomes de tecidos: conheça os 6 mais queridinhos da moda

Assim como a história das roupas em si, a dos tecidos também segue alguns episódios marcantes da sociedade. Cada material representa algum tipo de status ou até mesmo comportamento de uma geração. Portanto, no universo dos tecidos, o que realmente vale é deixar que as peças falam por si só.

Da sofisticação da seda, passando pelo lado casual do jeans, pelas tramas do tricô, chegando até a delicadeza da renda. Vamos descobrir novas formas de explorar esses tecidos. Moda é diversão e também conhecimento, entendendo mais sobre cada material, você consegue fazer uma ligação direta com seu estilo pessoal.

Quer ver? Te convidamos a embarcar nesta incrível viagem pelo universo dos tecidos:

1- Tricot

Tipos de tecido

As peças de tricot são sem dúvida uma opção incrível para começar a lista. A trama faz parte do nosso DNA e faz questão de assinar seu contrato de versatilidade e beleza a cada temporada. Sua origem é datada de períodos a.C, mas de lá para cá muita coisa mudou e várias novas técnicas surgiram.

Com isso, o que antes era apenas uma forma de criar roupas para aquecer os dias frios, tornou-se um grande clássico da moda que pode permanecer no armário e nos looks por todo o ano. Isso mesmo, basta saber escolher a peça com densidade certa para arrasar em qualquer ocasião!

Das tramas leves às mais pesadas, um fato é que os tricôs saíram dos clássicos pulôveres e ganharam também os looks mais fresh e serenos. Vestidos com movimento, saias que esbanjam estilo e até blusas caneladas são as estrelas tricotadas de diferentes produções. Por isso, nunca se esqueça do bom e renovado tricô.

2- Jeans

Tipos de tricot

O bom e velho jeans surgiu na Europa e em pouco tempo ganhou o mundo. Ele trouxe seu ar utilitário e casual para looks que podem marcar presença em quase todas as ocasiões. Antes de mais nada, podemos definir como atemporal com qualquer roupa feita com o tecido.

Das calças jeans de todo dia até as jaquetas e os macacões, o material mostra que está sempre pronto para protagonizar o visual, além de ser uma ótima companhia para outras peças. Portanto, não hesite na hora de incluir o jeans em uma produção para misturar estilos, por exemplo.

Experimente suas peças jeans em diferentes combinações e surpreenda-se com a versatilidade desse tecido. Seu mix and match está garantido, e com um toque especial. A identidade visual inconfundível do jeans vai te ajudar a criar os visuais mais interessantes e ímpares para diferentes momentos da semana, aproveite!

3- Algodão

Tipos de tecido

O algodão é uma espécie de fibra que cresce ao redor de uma planta, mais especificamente em volta de sua semente. Já foram encontrados vestígios de roupas produzidas com essa fibra desde a última era glacial. O motivo? Qualidade e conforto que fazem todo mundo optar pelo algodão. O movimento Sou de Algodão expressa bem esse sentimento.

Acesse nosso post sobre o assunto e entenda todas as outras vantagens que o tecido de algodão oferece, como também os detalhes da nossa parceria com essa marca incrível. Considerada a fibra dos trópicos – região mais quente da terra – o algodão é ideal para não passar calor e garantir o bem-estar.

4- Linho

Tipos de tecido

Será que é muito complicado criar um visual alinhado? A resposta é: não! Na parada da vez da nossa viagem, o linho é quem faz as honras e mostra que não é porque surgiu há cerca de 8000 a.C que não sabe ser cool. Na verdade, é exatamente o contrário.

As fibras do linho já batem ponto na moda há muitas e muitas temporadas. A clássica calça com o tecido pode ser a peça que vai do office look ao fim de semana, sem fazer esforço. Isso porque ela não fica atrás em nada no quesito estilo.

Mas não é só nas partes de baixo que o linho reina quase absoluto. Nos blazers e vestidos ele traz consigo toda sua elegância e mostra que ainda pode receber uma dose de movimento. Portanto, estar alinhada não tem a ver com estar boring, aposte em roupas de linho e seja feliz!

5- Sarja

Tipos de tecido

A sarja já ganhou um cantinho especial no coração das fashionistas. Podemos considerá-la uma prima distante do jeans, já que os dois vem diretamente do algodão. A diferença é que, enquanto o jeans recebe ligas de sarja e corante índigo, a sarja é produzida 100% apenas com a fibra natural!

Assim como seu parente, a sarja possui uma identidade visual marcante que ganha o look em calças e até mesmos kimonos. O resultado é uma composição leve e cheia de estilo para qualquer ocasião. Com certeza um tecido que deve estar disponível no armário para suas produções.

6- Viscose

Tipos de tecido

Chegamos ao final de nossa viagem, mas não poderíamos deixar de falar sobre um dos tecidos mais fluidos da moda, certo? O viscose – também conhecido como rayon – é produzido a partir de fibras de celulose. O frescor e leveza dessa opção normalmente fazem com que as pessoas a confundam com o linho.

Características como ótimo caimento, leveza e maleabilidade fazem do viscose um tecido ideal para qualquer ocasião. Outro nome para o viscose é seda javanesa, que oferece ótimo custo-benefício e impressiona por sua qualidade. Seu aspecto também não deixa a desejar e incrementa de forma diferenciada na composição!

Como surgem os diferentes tipos de tecidos de roupas?

Não precisa ser uma especialista em moda para tocar em diferentes tecidos e perceber as diferenças, certo? Características como opacidade, volume, textura e flexibilidade podem ser exploradas nas mais diferentes combinações e momentos. Mas afinal, de onde vem todas essas mudanças de tecido para tecido?

A resposta é mais simples do que você pensa: da composição e da técnica aplicada. O primeiro nome se relaciona com as fibras utilizadas, que podem ser naturais (cânhamo, algodão, linho, seda) ou sintéticas (poliéster, elastano).

Quem ganha com tudo isso somos nós, amantes de um look charmoso e que garanta o bem-estar! Vale brincar com um mix de seda com jeans, jogar com o linho e a renda, talvez com um tricô no meio de campo. Deixe o medo de lado e experimente.

Mergulhar no seu estilo pessoal envolve também conhecer mais das roupas e, assim, conhecer mais de si mesma. Por isso, coloque as lições de moda em prática e garanta sua aprovação na disciplina estilo. Exercite ao máximo sua criatividade e brinque com as diversas opções de cores no visual e em cada um dos tecidos que apresentamos.

Inclusive, temos um post recheado de informações sobre as melhores estratégias para colorir a composição. Confira aqui mesmo no blog e eleve suas produções. Ao aliar as possibilidades de tecidos com a enérgica paleta de cores, você obtém um look incrível para qualquer situação e ainda ressalta sua beleza de forma especial.

Te esperamos lá!

  • Tags

  • Colorbook: cores neutras
    19.05.2022 • Moda
    As cores neutras já fazem sucesso na moda não é de hoje. Tons de branc...
    saiba mais
  • Colorbook: cores análogas
    18.05.2022 • Moda
    As cores são sempre ótimas aliadas na hora de compor looks para as mai...
    saiba mais
  • Nem só de belas estampas vivem o closet feminino. Aliás, se tem um tip...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.