O blog da Maria Filó

Colorbook: dicas práticas para colorir o look

Combinação de cores de roupas

Criar um colorido especial no look faz toda a diferença não só no visual, mas também no seu astral. Montar uma combinação de cores de roupas é uma ótima pedida para renovar a produção, adicionar um fôlego novo e testar novas formas de usar as peças.

Mais uma vez, vamos mostrar que com algumas dicas preciosas você consegue facilmente compor um look colorido. Então, é hora de pensar além do arco-íris e experimentar as várias possibilidades de duplas ou trios de tonalidades. A variedade é grande e temos certeza de que alguma combinação vai mexer com seu coração.

Usar roupas coloridas não exige conhecimentos profundos da origem das cores ou algo mais técnico. Mas ter em mente como funcionam os tipos de combinações e conhecer mais sobre eles é fundamental para fazer o processo color power.

Lições de cores

Combinação de cores de roupas
Fotos: The Yusufs, Harper’s Bazaar US e Reprodução

Começamos nossa aula de cores de hoje falando um pouco mais sobre os tipos de combinações. Identificar cada um deles e saber como trabalhar com as nuances pode facilitar sua tarefa. Garantimos que não tem muito mistério e que ao final desse post, você será aprovada na disciplina ‘colorido na moda’.

Se você gosta de um look mais cool mas não quer abusar tanto dos tons diferentes, os looks monocromáticos ou ton sur ton são perfeitos. No primeiro, vai usar apenas uma cor e vai explorá-la nas roupas e acessórios. O vermelho é uma cor poderosa para looks cor sim e cor também.

Já o ton sur ton nada mais é do que eleger uma cor e usar variações dela nas peças. Um exemplo é escolher o verde para reinar absoluto, mas seu protagonismo pode variar entre nuances claras, escuras, vibrantes, mais discretas e até mesmo em estampas.

Uma ferramenta muito interessante para jogar com as cores no look é o círculo cromático. Ele ajuda muito na hora de visualizar como uma combinação pode ficar harmônica. Falamos mais sobre ele aqui e é sempre bom reforçar sua importância.

Outros tipos de combinações de cores

Combinação de cores de roupas
Fotos: Reprodução e Moj In Touch

Avançando mais nas paletas coloridas, os looks com cores análogas entram em cena e mostram toda sua beleza. Elas nada mais são do que tonalidades vizinhas que juntas formam um visual que esbanja harmonia. Isso significa que você pode usar duas cores que estejam no mesmo eixo. Rosa, laranja e vermelho são exemplos fortes dessa proximidade colorida.

Um pouco mais à distância, mas não menos proporcionais, os tons complementares mostram que os opostos realmente se atraem. Isso porque suas nuances ficam em posições mais afastadas umas das outras. Vermelho e verde, amarelo e roxo, azul e laranja são algumas das estrelas desse tipo de união.

Falamos muito sobre duplas de cores, mas será que vale apostar em três tonalidades juntas? Vale demais! As tríades coloridas fazem questão de seu destaque no visual. Elas são formadas a partir de tonalidades que estão equidistantes no círculo cromático, ou seja, elas se encontram exatamente na mesma distância dentro dentro da forma colorida.

As duas principais tríades são: vermelho, amarelo e azul (tríade primária) e verde, roxo e laranja (tríade secundária). Mas na moda não existe um número certo e preciso de quantas cores você tem que usar em um look. Vamos jogar fora o “tem que” e seguir com o nosso instinto colorido.

A cada temporada, as paletas mostram que as variações do tons podem acrescentar um toque mais do que especial ao visual. Algumas combinações viram as queridinhas e podem ser vistas em vários looks. Agora, vamos falar sobre quais combinações estão estrelando as produções da vez.

Lilás com laranja

Combinação de cores de roupas
Fotos: Reprodução e Maria Filó

Vimos que o roxo e o laranja são cores que se complementam como nenhuma outra. Mas o lilás, primo dos tons arroxeados, também pode formam uma dupla de peso com os alaranjados.

A combinação é pura energia e juntas formam um equilíbrio visualmente rico e à prova de baixo astral. Portanto, vale usar as cores nas roupas, compondo o famoso bloco de cores, ou até mesmo escolhendo uma para ser a estrela das roupas e a outra para ser destaque nos acessórios.

Nas roupas estampadas, as duas cores podem aparecem juntas ou até mesmo uma das peças pode ser o highlight do visual. Será que misturar texturas com essas nuances pode ser uma boa? Sim, é uma ótima! Apostar em tecidos com pesos diferentes no visual não tem contraindicação e é recomendado para quaisquer tons.

Verde com rosa

Combinação de cores de roupas
Fotos: Who What Wear e Maria Filó

Que o verde com rosa é um duo que dá samba nós já sabemos. Afirmamos com tranquilidade que ele também rende um look para lá de estiloso. Os dois tons estão mais em evidência do que nunca e prometem colorir a produção sem deixar nada a desejar.

Jogar com contrastes é mais um mecanismo de explorar ao máximo o que as tonalidades têm para oferecer. Usar uma blusa verde mais escura com um bottom rosa mais clarinho ou o contrário.

Para dar um ar mais casual chic, vale investir em uma boa calça jeans e usar um top rosa com um blazer verde, por exemplo. Além de misturar estilos você consegue facilmente ir com ele para o trabalho ou para um compromisso mais easy going. Não são só as cores neutras que podem esbanjar versatilidade.

Rosa com amarelo

Combinação de cores de roupas
Fotos: Cynthia Andrew e Maria Filó

O rosa dá o ar de sua graça mais uma vez e traz o amarelo consigo. Os dois tons formam a dupla de cores que é sinônimo de riqueza com toques fancy para lá de inesquecíveis. Isso porque, quando estão juntos, seja em blocos ou em uma estampa, marcam o visual com suas nuances que passam longe do branco.

Como sempre falamos, na hora de montar produções, os padrões podem e devem ser quebrados. Portanto, não tenho medo de arriscar em uma combinação que à primeira vista pode parecer muito inusitada. Temos uma infinidade de nuances para experimentar, por isso, jogue-se!

O rosa com amarelo pode estrelar um look da cabeça aos pés. Para diversificar o visual, traga acessórios estampados como lenços, trabalhe com as tonalidades neles. Esse é mais um recurso que eleva a produção ao topo do pódio fashion.

Misture estilos, estampas, cores e, acima de tudo, divirta-se com seus looks. Abuse da criatividade e monte combinações únicas, que traduzam quem você é e o que gosta. A moda tem tudo para ser sua nova amiga.

  • Tags

  • Não são só as cores, estampas ou bordados que se destacam em um look. ...
    saiba mais
  • Muitos benefícios especiais e novidades. É assim que será o nosso mês ...
    saiba mais
  • Tornar o vestir uma tarefa ainda mais deliciosa é também uma ferrament...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.