Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Colorbook: dicas práticas para colorir o look

Combinações de cores de roupas

Criar um colorido especial no look faz toda a diferença não só no visual, mas também no seu astral. Montar uma combinação de cores de roupas é uma ótima pedida para renovar a produção, adicionar um fôlego novo e testar novas formas de usar as peças.

Mais uma vez, vamos mostrar que com algumas dicas preciosas você consegue facilmente compor um look colorido. Então, é hora de pensar além do arco-íris e experimentar as várias possibilidades de duplas ou trios de tonalidades. A variedade é grande e temos certeza de que alguma combinação vai mexer com seu coração.

Usar roupas coloridas não exige conhecimentos profundos da origem das cores ou algo mais técnico. Mas ter em mente como funcionam os tipos de combinações e conhecer mais sobre eles é fundamental para fazer o processo color power.

Círculo cromático

Combinações de cores de roupas

Antes de colocar mão na massa, ou melhor, nas roupas, é bom entender um pouco sobre o círculo cromático. Ele nada mais é do que uma forma que possui 12 cores no total: 3 primárias, 3 secundárias e 6 terciárias.

Analisar o círculo é uma mão na roda na hora de criar combinações, independentemente da quantidade de cores. A partir dele, fica mais fácil visualizar os tons complementares, tríades e análogos.

Roupas com cores complementares

Combinação de cores de roupas

As cores complementares são as tonalidades que estão em posições opostas no círculo de cores. As principais duplas são: vermelho e verde, amarelo e roxo, azul e laranja.

Quando o assunto é colorir a produção, vale usar ainda mais a criatividade. As peças lisas são as suas preferidas? Então a proposta do colorblocking promete cair muito bem.

Mas se seu estilo é mais contido, as estampas podem ser ótimas aliadas. Isso porque você pode escolher um print com pinceladas mais sutis de cor, por exemplo, com contraste menos evidente.

O truque dos acessórios também vale nessa proposta. Abuse de um look monocromático e invista na cor oposta numa bolsa, que tal? Equilíbrio é tudo!

Looks com cores análogas

Combinação de cores de roupas

As tonalidades análogas são aquelas que estão próximas no tal círculo cromático. São vizinhas que juntas formam um visual para lá de harmônico. Ou seja, você pode usar duas cores que estejam no mesmo eixo, numa transição agradável aos olhos.

Tons de rosa, vermelho e laranja vão muito bem juntos. Outro combo que não deixa nada a desejar é o dos verdes e azuis. As estampas também são grandes aliadas na hora de compor o look com cores análogas.

Peças únicas como vestidos e macacões podem vir acompanhadas de sapatos e acessórios coloridos. Por exemplo: que tal um macacão rosé, com brincos vermelhos e sandália laranja?

Looks cores tríades

Combinação de cores de roupas

Quando falamos de tonalidades tríades, o próprio nome já dá a dica quantas cores serão usadas. Isso mesmo, três! Basicamente, as cores tríades são formadas por 3 cores que estão equidistantes no círculo cromático. Ou seja, elas se encontram exatamente na mesma distância dentro dentro da forma colorida.

Parece difícil, não? Mas fique tranquila que não é. Basta você escolher uma cor, pular três outras e selecionar a próxima. A harmonia cromática segue reinando e as principais tríades são: vermelho, amarelo e azul (tríade primária) e verde, roxo e laranja (tríade secundária).

Assim, como as outras combinações, você pode se divertir com as tonalidades e criar um match perfeito com estampas, blocos de cores e acessórios.

Ton sur ton

Combinação de cores de roupas

O que será isso? Nós explicamos! A expressão francesa significa nada mais que tom sobre tom, em uma tradução ao pé da letra. Na moda, essa técnica cumpre o papel que seu nome já diz. Você escolhe uma tonalidade e vai sobrepondo outras nuances dessa mesma cor.

Por exemplo: você pode apostar no verde como a cor do seu visual e compor com vários tons dessa cor: menta, verde água, verde escuro e por aí vai. Na brincadeira do ton sur ton, o que vale é mostrar as mil facetas de uma tonalidade.

Mas vale lembrar que para entrar no jogo do ton sur ton, a paleta do seu look pode ser composta por cores próximas. Basta pensar numa escala cromática, como se fosse um degradê. Nesse caso, alguns tons análogos vão muito bem, como é o laranja e amarelo, por exemplo.

Roupas candy colors

Combinação de cores de roupas

Seja com o nome de tons sorbet, candy colors ou tom pastel, as cores mais clarinhas e que transmitem um perfume doce não passam em branco. Os tons de azul, lilás, rosa e até o marrom se tornam os protagonistas da vez, mas sem perder a leveza. Uma ótima pedida para criar um look irreverente e easy-chic, sem apelar para o bege.

As candy colors são versáteis e atemporais por si só. Por isso, na hora de criar seu visual, vale criar duos ou até trios. O melhor dessa proposta é que ela dificilmente não dá certo, você pode misturar as mais variadas nuances que o resultado costuma ficar harmônico. Mas se as produções monocromáticas são as suas as queridinhas, aposte numa combinação de cor única e deixe ela falar por si só.

Looks monocromáticos

Combinação de cores de roupas

Se na hora de se vestir o modo easy going é o seu preferido, os looks monocromáticos são as melhores opções. Para compor um visual nesse mood, você vai usar peças de uma mesma cor.

Mas se engana quem pensa que esse é um caminho mais seguro. Pode ser básico, se você apostar em tons mais escuros ou de bege, por exemplo. Ou ainda mais exuberante, se optar por tons vibrantes e/ou pastel, como vermelho, ou verde água, respectivamente.

Na hora de compor uma produção monocromática não existem muitos segredos. Escolha uma cor e vá coordenando outras peças no mesmo tom ou em variações. Use acessórios e sapatos que também entrem no jogo, da cabeça aos pés.

Outras combinações de cores

Combinação de cores de roupas

Na nossa aula de cores de hoje estamos falando um pouco mais sobre os tipos de combinações. Identificar cada um deles e saber como trabalhar com as nuances pode facilitar sua tarefa. Garantimos que não tem muito mistério e que ao final desse post, você será aprovada na disciplina ‘colorido na moda’.

A cada temporada, as paletas mostram que as variações do tons podem acrescentar um toque mais do que especial ao visual. Algumas combinações viram as queridinhas e podem ser vistas em vários looks. Agora, vamos falar sobre quais combinações estão estrelando as produções da vez.

Verde com laranja

Vimos que o verde e o laranja são cores que combinam com várias outras e em diferentes escalas. Mas agora vamos provar que juntas elas formam uma dupla de peso que promete atualizar a paleta do visual.

A combinação é pura energia e juntas formam um equilíbrio visualmente rico e à prova de baixo astral. Portanto, vale usar as cores nas roupas, compondo o famoso bloco de cores, ou até mesmo escolhendo uma para ser a estrela das roupas e a outra para ser destaque nos acessórios.

Nas roupas estampadas, as duas cores podem aparecem juntas ou até mesmo uma das peças pode ser o highlight do visual. Será que misturar texturas com essas nuances pode ser uma boa? Sim, é uma ótima! Apostar em tecidos com pesos diferentes no visual não tem contraindicação e é recomendado para quaisquer tons.

Verde com rosa

Que o verde com rosa é um duo que dá samba nós já sabemos. Afirmamos com tranquilidade que ele também rende um look para lá de estiloso. Os dois tons estão mais em evidência do que nunca e prometem colorir a produção sem deixar nada a desejar.

Jogar com contrastes é mais um mecanismo de explorar ao máximo o que as tonalidades têm para oferecer. Usar uma blusa verde mais escura com um bottom rosa mais clarinho ou o contrário.

Para dar um ar mais casual chic, vale investir em uma boa calça jeans e usar um top rosa com um blazer verde, por exemplo. Além de misturar estilos você consegue facilmente ir com ele para o trabalho ou para um compromisso mais easy going. Não são só as cores neutras que podem esbanjar versatilidade.

Rosa com amarelo

O rosa dá o ar de sua graça mais uma vez e traz o amarelo consigo. Os dois tons formam a dupla de cores que é sinônimo de riqueza com toques fancy para lá de inesquecíveis. Isso porque, quando estão juntos, seja em blocos ou em uma estampa, marcam o visual com suas nuances que passam longe do branco.

Como sempre falamos, na hora de montar produções, os padrões podem e devem ser quebrados. Portanto, não tenho medo de arriscar em uma combinação que à primeira vista pode parecer muito inusitada. Temos uma infinidade de nuances para experimentar, por isso, jogue-se!

O rosa com amarelo pode estrelar um look da cabeça aos pés. Para diversificar o visual, traga acessórios estampados como lenços, trabalhe com as tonalidades neles. Esse é mais um recurso que eleva a produção ao topo do pódio fashion.

Misture estilos, estampas, cores e, acima de tudo, divirta-se com seus looks. Abuse da criatividade e monte combinações únicas, que traduzam quem você é e o que gosta. A moda tem tudo para ser sua nova amiga.

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.