Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Diversão eco: crie brinquedos reciclados

 

Reaproveitar é um verbo incrível e que abre um leque de possibilidades. Isso porque, através de materiais reaproveitados, conseguimos inventar novos objetos e dar função nova aos antigos. Nossas dicas de hoje são práticas e bem divertidas para fazer junto com as crianças. Aprenda a como fazer brinquedo reciclado e reutilize itens que você tem em casa mas iria jogar fora.

No dia a dia, utilizamos muitos materiais que podem ter um destino novo que não seja imediatamente o lixo. Reinventar objetos através da reciclagem é um caminho muito rico e que só traz benefícios para o ambiente. Lembre-se sempre de que cuidar da natureza é uma responsabilidade diária e que pequenos atos podem gerar um grande impacto positivo.

Convidamos a Vera Duarte, Brincando Juntos, para ensinar a transformar algumas caixas de papelão em brinquedos especiais. Além de fazer bem ao planeta, ainda estimula a criatividade dos pequenos. Sabe aquelas caixas de papelão que você recebe nas compras da Maria Filó? Então, elas podem ganhar um fôlego novo e se transformar em televisões, carros e até um teatro. Além do mais, convide as crianças para participar desse momento e converse um pouco mais com elas sobre sustentabilidade.

Carro de papelão

Que tal deixar o seu pequeno comandar a direção dentro de casa? Calma, ele não vai até a garagem pegar o carro. Na verdade, você e ele vão criar um carrinho bem especial feito de papelão. Além de ser um brinquedo que costuma agradar à meninos e meninas, durante todo o processo você ainda mostra ao pequeno que podemos reaproveitar vários itens que fazem parte da nossa vida. Podendo transformá-los em objetos bem legais e divertidos. Afinal, reciclar além de ser bom para o planeta, pode se tornar uma tarefa bem divertida. O carro de papelão não nos deixa mentir.

Confira o passo a passo no vídeo a seguir:

 

 

 

Televisão eco-friendly

Sabemos bem que as crianças adoram uma tela. Mas que tal estimular elas a deixar um pouco os celulares, tablets e computadores para criarem sua própria telinha? Com uma caixa grande de papelão é possível montar uma televisão onde toda a programação seja comandada pelos pequenos.

Em poucos passos você cria mais um brinquedo divertido, que gera uma interação legal entre você e a criança e ainda recicla de forma prática e divertida. Afinal, nunca é demais inventar e reinventar objetos e fazer isso de forma sustentável.

Veja o vídeo a seguir com todo o passo a passo para criar a televisão feita com papelão:

 

 

 

Teatro de caixa de papelão

Os pequenos adoram fazer arte, criar histórias e usar ao máximo sua imaginação. Uma boa forma de estimular essas habilidades é criando um teatro confeccionado com caixa de papelão. Mais uma vez, o material mostra que pode se transformar em vários objetos e deixar a brincadeira ainda mais legal e repleta de possibilidades.

É sempre lembrar que apesar e todos os brinquedos feitos com papelão serem fáceis de fazer, evite que as crianças tenham contato com as caixas grandes sozinhas e sem uma supervisão adequada. Assuma o controle das tesouras e fitas adesivas e peça a ajuda do pequeno ou da pequena para fazer dobraduras e testar o novo brinquedo reciclado.

Dê o play e aprenda como fazer um teatro bem criativo com papelão:

 

 

 

Outros brinquedos reciclados

Do mesmo modo que as caixas de papelão podem se transformar em grandes brinquedos reaproveitados, esse material pode ser usado para criar vários outros objetos bem divertidos. Uma caixa de sapato pode se transformar em uma máquina registradora ou calculadora de um mercado dentro da sua casa.

Quer que a criançada trabalhe aspectos como o reflexo e a coordenação motora? Monte um mini-basquete e faça pequenos desafios em casa. Dá para criar universos encantados ao construir um castelo feito com caixas e rolos de papel higiênico ou papel toalha.

As possibilidades de brinquedos são quase infinitas é possível reaproveitar muita coisa que são usadas em casa. Portanto, separe caixas, potes de plástico de sorvete, por exemplo, e dê outro destino a eles. O que não falta é opção para se inspirar e se divertir com as crianças.

Aqui na Maria Filó, criamos um brinquedo eco que é a nossa cara! As novas mamães e papais da empresa ganham um Dino, dinossauro feito com sobras de tecido da nossa produção

5 dicas de reciclagem

 

Reciclar criando brinquedos é apenas uma das formas de se reaproveitar materiais e resíduos. Mas com atitudes ainda mais simples e práticas, é possível ajudar o meio de ambiente da melhor forma. Para te ajudar a iniciar ou intensificar seus hábitos eco-friendly, temos uma listinha especial de dicas para reciclar já.

  • Separe o lixo: essa é uma das formas mais simples de incorporar rotinas eco. Separe o lixo orgânico, como os restos de alimento, do que for sólido, como papel, plástico e metal.
  • Reaproveite ao máximo: plásticos mais resistentes e embalagens de vidro podem ter sua vida útil prolongada dentro da sua própria casa. Sabe aquele copo de vidro do requeijão? Então, ele pode se transformar em um porta-canetas, porta-vela e o que mais você quiser guardar ou expor nele.
  • Aprenda mais sobre o que pode e deve ser reciclado: a falta de informação pode ser um dos fatores que te impede de reciclar em casa. O básico sobre os materiais é bem conhecido de todos, mas sempre surge uma dúvida na hora do que de fato pode ser reutilizado ou reciclado.
  • Substitua as sacolas de plástico: esse hábito já é adotado por várias pessoas e é um dos mais simples que você pode fazer para cuidar do meio ambiente. Até porque, investir em sacolas reutilizáveis e recicláveis para te acompanhar nas compras faz com que uma cadeia de poluição que afeta os oceanos, animais marinhos e até mesmo o ar seja quebrada.
  • Faça compostagem: a terra possui ciclos muito ricos, onde conseguem absorver nutrientes importantes de vegetais que usamos no dia a dia e até mesmo de alguns objetos. Esse processo é chamado de compostagem. Isso porque, ela é um conjunto de técnicas que estimula a decomposição de materiais orgânicos por obra de alguns organismos.

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.