O blog da Maria Filó

Blusas bufantes em alta: confira nossas apostas

Como usar blusa bufante

Ter sempre uma carta na manga é recurso esperto quando falamos de moda. Aquela peça statement, poderosa, que faz toda a diferença no look. É só vestir e pronto, você está pronta para roubar a cena e assumir todo o seu protagonismo. E não falamos de carta na manga por acaso, nosso dossiê fashion do dia vai te dar dicas de como usar blusa bufante.

Não é de hoje que as tendências de moda vêm e vão. As blusas com mangas bufantes estão no topo de mais um revival de estilo. Apaixonadas por moda que somos, por aqui nós gostamos de saber como as roupas surgiram e entender um pouco mais sobre a origem delas. Isso nos ajuda a criar um portfólio de referências, ideias e conhecimento para fazer das roupas nossas aliadas.

Quando será que as mangas bufantes começaram a dar o ar de sua graça no vestuário?

História das mangas bufantes

Pois bem, a primeira aparição de mangas mais amplas foi na época do Renascimento, no século XIX. Na era vitoriana, o período comandado pela Rainha Vitoria no Reino Unido (1837-1901), os vestidos usados tinham como principal highlight mangas bufantes, compridas e curtas.

A carta na manga da época era ampliar a parte da roupa com um ar mais romântico e feminino. Além, claro, de brincar com as proporções exuberantes e maximalistas que também marcavam as vestimentas da realeza.

Voando do período renascentista para a colorida década de 1980, mais uma vez, as mangas bufantes eram as estrelas dos looks. A partir dessa fase elas se popularizam no visual e vez ou outra reaparecem nas produções mais fashionistas.

Alguns consideram a tendência um pouco polêmica, já que ela chama toda a atenção para o look. Mas uma coisa é certa: ela realmente não passa despercebida. Sem falar que, hoje, as blusas com mangas bufantes se reinventam e cada vez mais ganham versões mais discretas.

Os modelos da vez aparecem em versões mais suaves e adicionam uma leve dose de drama ao visual. Com certeza, existe uma blusa com manga bufante para chamar de sua. Hoje vamos ver algumas dicas de looks em que elas recebem toda a atenção que merecem.

Blusas bufantes lisas

Como usar blusas bufantes
Imagens: Felicia Arkerstrom e Maria Filó

Quer garantir a atemporalidade e a elegância do look? Coloque uma blusa bufante lisa em ação e ela cumprirá muito bem seu papel. Afinal, ela sabe muito bem como tirar o visual do óbvio e dar um toque mais interessante aos tons clássicos.

As roupas lisas são aquelas cartas coringas que valem ter sempre no armário. Independentemente de seus shapes, elas se apresentam como opção tanto para o horário comercial quanto para uma ocasião mais festiva.

Como usar mangas bufantes
Imagens: Hello Suit Lady e Maria Filó

Para combinar, um jogo para lá de cool é unir a blusa bufante a um bottom mais justo. Brincar com as proporções em cima e em baixo mostram que, na matéria estilo, você sempre tira nota máxima.

Para explorar a versão lisa da manga bufante, cogite também a possibilidade de trazer uma calça, saia ou short estampado. Escolha seu print, suas cores favoritas e divirta-se nessa tarefa deliciosa que é montar looks.

Blusas bufantes em tricô

 

 

O tricô é aquela textura querida que faz toda a diferença na produção. Sua sofisticação atualiza de imediato o status do seu visual. Nas blusas bufantes da vez, as mangas ampliam seus horizontes e recebem, além de um toque gostoso, recortes mais do que estratégicos.

O ar romântico das mangas flerta com um ar sporty chic e promete não decepcionar. Como estão no topo no visual, as blusas muitas vezes ditam qual será a segunda peça para arrematar o look.

Como usar mangas bufantes
Imagens: Maria Filó e Clothing Nice

Quando o tricô entra em cena, sua versatilidade também tem uma atuação impecável e permite que calças ou saias do jeans à alfaiataria dividam o protagonismo. Então fique à vontade para fazer suas escolhas. Se quiser seguir a dica anterior de equilibrar as proporções, ela segue valendo.

Mas você também pode experimentar volumes estratégicos. Por exemplo: uma calça mais ampla e cintura marcada. Ou, para mangas bufantes mais discretas, um look mais largo pode ser a pedida.

Blusas bufantes estampadas

Como usar blusas bufantes
Imagens: Chic Talk e Maria Filó

Dias de lisas, dias de estampas. Afinal, a diversão da moda é apostar numa nova versão sua a cada dia. Dessa vez, os prints pedem passagem e assumem o pódio do look. Eles prometem formam uma dupla de peso com shape mais amplo da blusa e não passar batido de nenhuma maneira.

Usar estampas no dia a dia é sempre adicionar ainda mais vida e detalhes ao visual. Seja qual for a padronagem, elas conferem um ar mais irreverente tanto ao look work quanto aos mais casuais. Por isso, as blusas estampadas merecem seu posto de honra na produção.

Boba nem nada, Princesa Diana já mostrava que as versões printadas da blusa podiam facilmente transitar entre os vários momentos do seu dia. Se o mood for mais formal, opte por estampas com traços finos e tons mais neutros como o preto, branco e/ou marinho.

Mas se o modo lúdico deve ser ativado, abra espaço para modelos com motivos florais, de coração, o clássico poá ou até mesmo abstrações. O que vale é tirar o visual do lugar comum tanto no quesito modelagem quanto na paleta de cores.

Blusas bufantes bordadas

Como usar blusa bufante

Não é que os bordados cumprem a incrível função de enriquecer as peças que habitam? Nós já contamos a histórias das blusas bordadas por aqui e podemos confirmar tudinho.

Agora, quando as mangas bufantes aparecem em versões bordadas, não há quem ignore o fato de que a peça fica ainda mais apurada. Então, não deixe passar em branco a oportunidade de adicionar esse duo mais que poderoso aos seus looks.

Para os dias úteis, você pode somar a blusa bufante bordada a peças mais alinhadas e com shapes mais sóbrios. Justamente para manter o equilíbrio visual que tanto falamos. Vestir-se é um exercício de informação, então entenda a mensagem que quer passar  e voilà!

Se a sua intenção for fugir um pouco do preto e branco, abuse de outras combinações com tons claros e escuros. Terrosos, lilás e verde militar pode ser as cores para atualizar a paleta.

Veredito final

Como usar blusa bufante
Imagens: Maria Filó e Pinterest

Por mais polêmica ou fora da rotina que as blusas bufantes pareçam, não tem muito mistério na hora de usá-las no dia a dia. Nada de virar o nariz para elas, acredite em todo o potencial dessa tendência na hora de colocar os holofotes no seu look.

E se você ainda tem dúvidas sobre em quais ocasiões usar, por exemplo, guarde nosso post como referência e crie um painel com imagens de blusas bufantes que você gostaria de usar.

Conhecer a si e principalmente entender o seu modo de vestir vai contribuir muito na jornada de adicionar peças com shapes novos ao armário. Por isso, não se cobre a usar qualquer estilo só porque está em alta. Estude possibilidades e escolha uma blusa bufante para chamar de sua, a que mais combinar com seu estilo e dia a dia.

As versões são as mais diversas e isso te dá ainda mais liberdade e opções na hora de investir!

  • Tags

  •     Shape alinhado, estruturado e elegância de sobra, essa é...
    saiba mais
  • Pensou em tricô feminino, pensou em Maria Filó. As tramas fazem parte ...
    saiba mais
  • Praticidade, versatilidade, coringa para todas as horas… Consegu...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.