Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

O que é alfaiataria? Descubra e veja dicas de como usar

Engana-se quem pensa que alfaiataria é um estilo, peça de roupa ou tecido. Esse trabalho feito há séculos é um conjunto de técnicas aplicadas as quais trouxeram elegância e uma aura refinada para as suas peças.

Se você ainda tem dúvidas sobre essa moda que circula por aí desde a idade média, acompanhe a leitura e fique por dentro de algumas características desse estilo inspirado nos alfaiates. E é claro, algumas dicas de como inserir em diferentes produções, peças que são sinônimo de sofisticação. Pronta para clarear as ideias? Então vamos lá.

O que é uma peça de alfaiataria?

Não há melhor forma de dizer o que é alfaiataria, se não um estilo de corte com características bem marcadas e complexas, com um acabamento elaborado. As roupas de alfaiataria esbanjam elegância e suas modelagens são bastante alinhadas.

E você sabia? Na verdade, essas peças começaram a aparecer em visuais masculinos, assim surgindo os blazers, calças e camisas feitas sob medida. Essas peças eram sempre feitas e modeladas pelos alfaiates. Mas depois de algumas mudanças sociais e com grandes ícones da moda, essas peças também conquistaram o seu lugar nos visuais femininos. Mas muitas vezes são confundidas com outras peças sociais, pensando nisso, siga para o próximo tópico:

Qual a diferença entre calça social e calça de alfaiataria?

De modo geral, podemos dizer que cada vez mais, as calças de alfaiataria estão apresentando diversas variações e se mostram presentes em diferentes estilos e produções. Mas, ela não pode ser definida como uma calça social, mesmo que elas sejam muito semelhantes.

A principal diferença entre ambas é o tecido. Quando falamos em peças de estilo alfaiate, os tecidos mais encorpados e estruturados entram em cena, diferente da peça social que normalmente usa um tecido fino e menos espesso.

Além disso, a forma de costura também é diferente. Embora a alfaiataria tenha começado a ser produzida com tamanhos padronizados e não sob medida, suas roupas possuem padrões bem específicos, comparados a calça social. Resumindo, a diferença não está tão nítida na estética, mas na construção e forma.

Quais são as principais características das peças de alfaiataria?

O que é alfaiataria, se não um sinônimo de sofisticação e de bom gosto, não é mesmo? Para isso, as peças feitas com essa técnica possuem algumas características peculiares.

Originalmente, essas peças eram feitas sob medida pelos alfaiates, que modelavam a roupa no corpo do cliente com medidas precisas, garantindo o encaixe perfeito. No entanto, a técnica evoluiu e vem sendo industrializada, adaptando a crescente demanda com medidas padronizadas seguindo os tamanhos que já conhecemos.

Outra característica é o caimento. Atualmente, mesmo sendo produzidas com medidas padronizadas, o vestir fica impecável. O caimento respeita a anatomia e acompanha o corpo sem perder os movimentos. Por isso, as peças apresentam vincos auxiliares, recortes, costuras embebidas e mangas com duas folhas.

Os detalhes são características que não passam despercebidas. Costuras invisíveis, forro, simetria, passadoria em cada molde são processos fundamentais na alfaiataria. Resumindo, é uma verdadeira obra de arte, não concorda?

Como usar peças de alfaiataria?

Quando falamos de o que é alfaiataria e as formas de usar, logo nos vem em mente peças estruturadas, bem cortadas, alinhadas ao corpo e com caimento perfeito, saltos e bolsas elegantes. Em suma, a roupa perfeita que transmite sofisticação e alinhamento, certo? A resposta é sim e não!

Esse conceito evoluiu demais e hoje, além das tradicionais peças como blazer, calças e camisas em tecidos planos, a técnica vem sendo aplicada em outros tipos de tecido, inclusive malha, com modelos desconstruídos que se propõe a se vestir os mais diferentes estilos, do clássico ao moderno. Essa evolução interessante que democratizou essa técnica garante produções de tirar o fôlego.

Para te ajudar a construir produções com essas peças que já foram exclusivas do armário masculino, confira algumas inspirações que a Maria Filó trouxe para você.

1. Em looks preto e branco

Versátil que só ele, um bom visual preto e branco é opção para todas as horas. Afinal, quando o assunto é alfaiataria, a dupla de tons se mostra como uma opção perfeita tanto para um office look como para um mix mais descontraído.

Roupas como uma camisa branca, um short de alfaiataria ou uma calça reta são essenciais para montar uma produção atemporal que esbanje elegância. Elas são perfeitas quando usadas em looks e também são ótimas pedidas para montar aquele match de estilo à prova de defeitos.

A camisa branca pode receber a companhia de um button jeans e compor assim um visual casual chic para todas as horas. Já a calça de shape mais longilínea, pode convidar uma t-shirt para seu show de estilo. Afinal, combinar peças que misturam vertentes da moda aparentemente opostas é mais uma ferramenta divertida para experimentar no visual.

2. Combinando com blusas casuais

Além das tonalidades mais neutras, é possível dar uma repaginada no visual com alfaiataria adicionando peças mais easy going. Brincar com as texturas também é um caminho para atualizar a produção sem muita burocracia.

Para dias mais quentes, diminua os comprimentos e aposte nos croppeds. As peças por serem mais curtas, já acrescentam um aspecto mais cool ao visual. Portanto, é uma opção para apostar tanto com calça, saia ou vestido. Blusas com tecidos mais leves também fazem um bom par ou um trio especial quando usadas com uma parte de baixo em estilo alfaiate e até com um colete para arrematar.

3. Em um visual uniforme

Desde que Chanel colocou seu famoso tailleur para jogo, o mundo dos conjuntinhos ganhou outro status. A cada temporada esse clássico ganha um fôlego novo. No look alfaiataria da vez, o blazer aparece em uma versão mais curta e com bolsos. O mood utilitário é um dos responsáveis por dar um refresh na peça e consagrar uma das últimas tendências.

No quesito paleta de cores, investir nos tons neutros é uma aposta certeira. Mas nada impede que você ouse com roupas em tons de vermelho, rosa e bege. Duas peças estampadas também formam uma dupla imbatível quando o assunto é criar um visual uniforme. Listras e xadrez são os prints que não perdem sua majestade jamais e, agora, estão mais em alta do que nunca.

4. Segunda peça para inovar

Se o momento pedir que as calças fiquem um pouco de lado, é hora das bermudas e dos shorts de alfaiataria entrarem em cena. Aliás, eles também vieram para ficar. Frescos e elegantes, são ótimos aliados em ocasiões casuais, e também nas formais.

A praticidade e versatilidade dos shorts fazem da peça uma ótima opção tanto para as produções do dia, quanto para a noite. Seja com uma energia mais luz do sol ou com o glow das estrelas, invista em uma peça com um shape mais sofisticado. Portanto, no topo, use blusas mais comfy-chic ou abuse das mangas bufantes. Explore ao máximo o potencial de tops coloridos e/ou texturizados.

Agora que você já sabe o que é alfaiataria, pense em looks onde possa apostar em peças nesse estilo. Crie suas produções e divirta-se com texturas, cores, sobreposições e volumes. Por fim, o que vale é se sentir ainda mais confortável consigo mesma.

Por hoje é só. Continue acompanhando o blog da Maria Filó e fique por dentro de mais informações de moda e estilo. Até o próximo post.

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.