O blog da Maria Filó

O que é alfaiataria? Descubra e veja dicas de como usar

O que é alfaiataria

Looks com shapes bem estruturados, elegância como palavra de ordem… Essas duas pistas já dão uma luz de que estamos falando de roupas de alfaiataria feminina. Mas afinal, o que é alfaiataria? Por muitas vezes ouvimos esse termo, mas pode bater uma dúvida do que de fato é uma peça nesse estilo. Hoje vamos responder a essa questão principal e te mostrar formas de usar as peças de alfaiataria nos looks.

O conceito de alfaiataria geralmente é usado para se referir àquelas roupas que esbanjam elegância e possuem um corte refinado, ou seja, são bem alinhadas. As primeiras peças desse estilo surgiram no armário masculino, com blazers, calças e camisas feitas sob medida por alfaiates. Mas com um impulso forte de grandes ícones da moda e de algumas mudanças sociais, as roupas de alfaiataria também conquistaram seu posto de honra nos looks femininos. Lugar esse que elas ocupam até hoje.

Looks clássicos

Grandes mulheres foram as responsáveis por consagrar a alfaiataria feminina, sejam por seu estilo pessoal ou por suas criações que marcaram época. Alguns historiadores relatam que uma das primeiras mulheres a usar peças de alfaiataria foi a rainha Elizabeth I, em idos do século XVI. Mas não foi nessa época que os looks alinhados dominaram o armário feminino.

O século XIX foi o período em que as roupas de alfaiataria passaram a integrar as produções de mulheres ao redor do globo. Isso porque, nessa época, os clássicos vestidos começaram a dividir as atenções com looks compostos por mais de uma peça. Um ano importante para o look de alfaiataria para mulheres foi 1920. Foi nele que Coco Chanel lançou o famoso tailleur. Mas a estilista deu seu toque único e abriu caminho para os blazers, calças e saias dominarem o closet.

Outro marco na linha do tempo da alfaiataria feminina foi a criação do New Look por Dior. Seu tailleur virou um must do mundo da moda e até hoje segue inspirando produções e criações. Já na década de 1960, foi a vez de Yves Saint Laurent assinar de vez o contrato vitalício de estilo e inserir o smoking no guarda-roupa das mulheres.

Mas com toda essa verve elegante e primorosa, será que dá pra levar as peças de alfaiataria para looks mais casuais? Como reinventar o look com peças mais clássicas? Vamos responder a essas questões, e de quebra, te inspirar a compor produções práticas mas que passam longe da mesmice.

Preto e branco

O que é alfaiataria
Fotos: Reprodução e Maria Filó

Versátil que só ele, um bom look preto e branco é opção para todas as horas. Afinal, quando o assunto é alfaiataria, a dupla de tons se mostra como uma opção perfeita tanto para um office look como para um mix mais descontraído.

Roupas como uma camisa branca, um short de alfaiataria ou uma calça reta são essenciais para montar uma produção atemporal que esbanje elegância. Elas são perfeitas quando usadas em combinação. Mas também são ótimas pedidas para montar aquele match de estilo à prova de defeitos.

A camisa branca pode receber a companhia de peso de um bottom jeans e compor assim um visual casual chic para todas as horas. Já a calça de shape mais longilíneo que pode convidar uma t-shirt para seu show. Afinal, combinar peças que misturam vertentes fashion aparentemente opostos é mais uma ferramenta divertida para experimentar no vestir.

Match com blusas casuais

O que é alfaiataria
Fotos: Maria Filó e Reprodução

Além das tonalidades mais neutras, é possível dar uma repaginada no visual com alfaiataria adicionando peças mais easy going. Brincar com as texturas também é um caminho para atualizar a produção sem muita burocracia.

Para dias mais quentes, diminua os comprimentos e aposte nos croppeds. As peças por serem mais curtas, já acrescentam um perfume mais cool ao visual. Portanto, é uma opção para apostar tanto com calça, saia ou vestido. Blusas com tecidos mais leves também fazem um bom par ou um trio especial quando usadas com um bottom de alfaiataria e até com um colete para arrematar.

Mais acima falamos sobre a combinação com t-shirt, ela é mais uma peça que promete dividir o protagonismo com uma roupa de alfaiataria e poder ser usada.

Visual uniforme

O que é alfaiataria
Fotos: Reprodução e Maria Filó

Desde que Chanel colocou seu famoso tailleur para jogo, o mundo dos conjuntinhos ganhou outro status. A cada temporada esse clássico ganha um fôlego novo. No look alfaiataria da vez, o blazer aparece em uma versão mais curta e com bolsos. O mood utilitário é um dos responsáveis por dar um refresh na peça e consagrar uma das tendências para 2021.

No quesito paleta de cores, investir nos tons neutros é uma aposta certeira. Mas nada impede que você ouse com roupas em tons de vermelho, rosa e bege. Duas peças estampadas também formam uma dupla imbatível quando o assunto é criar um visual uniforme. Listras e xadrez são os prints que não perdem sua majestade jamais e, agora, estão mais em alta do que nunca.

Bottom para apostar

O que é alfaiataria
Fotos: Maria Filó e Sylvie Mus

Se o momento pedir que as calças fiquem um pouco de lado, é hora das bermudas e dos shorts de alfaiataria entrarem em cena. Aliás, eles também vieram para ficar. Frescos e elegantes, são ótimos aliados em ocasiões casuais, mas também nas mais formais.

A praticidade e versatilidade dos shorts fazem da peça uma ótima opção tanto para as produções do dia, quanto para a noite. Seja com uma energia mais luz do sol ou com o glow das estrelas, invista em uma peça com um shape mais sofisticado. Portanto, no topo, use blusas mais comfy ou abuse das mangas bufantes. Explore ao máximo o potencial de tops coloridos e/ou texturizados.

Agora que você já sabe o que é alfaiataria, pense em looks onde possa apostar em peças nesse estilo. Crie seus mixes perfeitos já! Divirta-se com texturas, cores, sobreposições e volumes. Por fim, o que vale é se sentir ainda mais confortável consigo mesma.

  • Tags

  • Frutas, cores e moda: será que esse papo dá caldo? Cereja, morango, fr...
    saiba mais
  • Você ainda pode aproveitar nossa Happy Friday que está repleta de look...
    saiba mais
  • As possibilidades na hora de se vestir são as mais diversas. Encarar o...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.