Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Upcycling: saiba tudo sobre a técnica e veja outras práticas eco

Você sabe o que é upcycling? Parece ser mais um daqueles termos em inglês com significado complicado, mas só parece. Vamos mostrar que o termo é bem simples de entender. Ele nada mais é do que uma técnica de reaproveitamento de materiais já existentes. Através dela é possível dar nova vida às roupas que você já possui mas que estão paradas no armário.

Quando falamos de sustentabilidade, o upcycling se mostra uma opção que além de viável, é extremamente prática de ser adotada. Afinal, com uma peça, uma tesoura e linha, é possível fazer transformações incríveis e nada complexas. No nosso guia de hoje, vamos mostrar que implementar hábitos mais sustentáveis é mais fácil do que se imagina e o upcycling é uma ótima forma de adentrar neste rico universo.

Origem do upcycling

 

Explicamos em poucas palavras o que é o upcycling, um termo que há alguns anos tem se destacado muito quando falamos de moda sustentável. Mas ele não surgiu por agora e nem nos anos 2000, sua origem vem de outras décadas. Em meados dos anos 1990, foi quando a tendência exatamente surgiu. Ao longo dos anos ela foi se afirmando como mais uma ferramenta de explorar ao máximo a utilidade das peças.

Quando se fala em transformar peças, isso não se trata apenas de uma forma visual de reaproveitá-las. Também está em jogo uma maior durabilidade e usabilidade delas, sendo assim, as roupas, bolsas e acessórios não são descartados de forma incorreta.

Assista o vídeo especial que produzimos em parceria com a Oficina Muda explicando mais sobre o conceito e repaginando três looks de coleções anteriores. Dê o play e assista!

Matemática eco-friendly: roupas que se transformam

Nossa parceria com a Oficina Muda é mais do que especial. Para mergulhar ainda mais nesse oceano de possibilidades do upcycling, criamos uma série de DIY. Em três capítulos, você multiplica os usos de uma só peça e a transforma em uma roupa e um objeto. Tem calça que vira short e porta-vinho, blusa que vira top e cachepot, além de um vestido que vira blusa e capa de almofada.

Todas as vezes em que você ver alguma roupa que está parada no armário lembre-se do upcycling. Afinal, na matemática eco-friendly, você vai somar aprendizados e ainda multiplicar as várias formas de uso de uma única roupa. Então, aventure-se no mundo do faça-você-mesma.

Moda sustentável

O que é upcycling

Muito se fala sobre moda sustentável, mas o que será que isso significa? Basicamente, quando falamos de um vestir com mais responsabilidade isso envolve trabalhar com tecidos que contenham fibras naturais. Além de usar processos que sejam de menor impacto ambiental e reaproveitar materiais. É mais do que possível dar alguns passos importantes e aliar tecnologia, estar e cuidados com o meio ambiente.

Um exemplo de moda atemporal e responsável é a nossa Linha Hera. Em compromisso com o ODS 12, da ONU, que busca maneiras responsáveis de produzir, as peças são criadas a partir de tecidos e processos com baixo impacto ambiental. Os tecidos são compostos por 70% de algodão e 30% de PET, ambos reciclados, e dispensam qualquer aditivo químico.

Ser sustentável também é usar ao máximo todos os materiais e peças disponíveis. Em 2021, lançamos a linha de kimonos Re-Vista que foi feita a partir do resgate de matérias-primas repletas de história. Ao todo foram foram reutilizados 315 metros de tecido.

Para aprofundar mais sobre o assunto, criamos um conteúdo especial em parceria com o selo eureciclo que traz 10 dicas especiais sobre moda sustentável. Vale a leitura!

Tingimento natural

 

 

 

 

Além do upcycling, existem outras formas de reutilizar materiais para dar vida nova à roupa e objetos de tecido. Uma dessas formas é a do tingimento natural. Muitas vezes, temos à mão recursos muito ricos que vem da própria natureza, mas que não conhecemos ou nunca experimentamos.

Muito mais simples do que possa parecer, essa é uma forma de nos conectarmos com a a natureza. Além de aprender novos saberes, criar autonomia e colocar a mão na massa, ou melhor, na panela. Isso porque as diferentes técnicas têm um ponto em comum: o uso do fogão para criar as estampas.

Para nos ensinar técnicas de tinturaria natural, convidamos a Maibe Maroccolo, fundadora da Mattricaria, que surgiu com o objetivo de pesquisar e mapear plantas tintórias nativas do Brasil e trabalhar com receitas tradicionais com foco em tecidos. Veja nosso post completo sobre o assunto.

Dicas de reciclagem

 

Cuidar do planeta vai muito além de nos preocuparmos com a escolha das nossas roupas e o modo como prolongamos sua vida útil. Com pequenas atitudes você impactar positivamente o ambiente onde vive. A reciclagem envolve um conjunto de hábitos que podem facilmente ser adotados no dia a dia.

Temos 5 dicas práticas que podem ter um resultado mais do que positivo ao longo da caminhada. A primeira delas e a mais básica de todas é a de separar o lixo orgânico, como os restos de alimento, do que for sólido, como papel, plástico e metal. Além disso, você pode reaproveitar latas e vidros para usar como vasos e cachepots na sua casa.

Outras formas interessantes de colaborar com o planeta é a de abandonar o uso de sacolas plásticas e/ou reduzir a quantidade de plásticos descartáveis no seu dia. Objetos de bambu, plástico durável e metal podem ser ótimas opções.

Mas se você quiser colocar ainda mais a mão na massa, ou melhor, na terra, invista no universo da compostagem. Ela é um conjunto de técnicas que estimula a decomposição de materiais orgânicos por obra de alguns organismos. Essa ação possibilita em um curto tempo, um solo rico e preparado para receber plantas e vegetais para consumo, por exemplo.

Vimos que o upcycling é uma das formas mais ricas e interessantes de dar um fôlego novo às peças que você tem no armário. Por isso, não economize na hora de dar uma arrumada no armário e escolher roupas que merecem se transformar em outras e até em objetos. Mas claro, contribuir de forma positiva para o ambiente nunca é demais, por isso, também se aventure pela moda sustentável, pelo tingimento natural e pela reciclagem. A hora é proteger o planeta é agora!

 

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.