Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Psicologia das cores na moda: nosso guia especial

Saber o significado das cores das roupas pode ser muito útil na hora de se vestir, afinal, elas conseguem transmitir sensações para a outra pessoa. Para entender um pouco melhor sobre a psicologia das cores, a Maria Filó preparou um conteúdo super especial para você ficar por dentro do assunto.

Então, se você acredita que moda também é comunicação, acompanhe a leitura e descubra o poder que as cores têm – cada uma com sua particularidade especial. Vamos lá?

Confira o significado das cores das roupas na Maria Filó

Entender a psicologia das cores é a garantia do sucesso na hora criar produções. Além de despertar sentimentos e sensações, as nuances podem trazer uma primeira impressão sua para os outros– podendo ser boa ou má. Podemos dizer que uma mesma cor pode ser usada tanto a favor como contra a nossa imagem. Tudo vai depender do que você deseja transmitir.

Uma entrevista de emprego, por exemplo, pede uma cor que passe uma impressão de seriedade. Por isso, é fundamental entender o significado das cores das roupas para que você possa refletir a imagem que deseja. Para te ajudar nessa missão, hoje vamos falar sobre as cores e o significado de cada uma delas para você acertar em cheio no seu look do dia. Confira!

Branco: leveza e paz

Bom, vamos começar por uma cor que todo mundo tem no armário: o branco! Se você deseja transmitir frescor e leveza, essa é a escolha certa. Além de exaltar outras tonalidades e criar contraste com a maioria dos elementos, ela também associa a paz, inocência e clareza. Mas aqui vai um aviso: cores claras, como o branco, costumam ampliar a silhueta de algumas partes do nosso corpo, ou seja, se você tem muito quadril e não quer realçá-lo, a dica é evitar usar peças brancas nessa área.

Azul: juventude e sabedoria

Uma cor que exala juventude: o azul. Os tons mais escuros transmitem autoridade e sabedoria. Já o significado das cores das roupas em azul-claro está mais relacionada às pessoas sonhadoras, afinal, comunicam delicadeza e suavidade. Se você também não abre mão dessa tonalidade que remete ao mar, o céu e as flores, uma sugestão é trazer para produção as possibilidades de estampa azul e ativar o modo serenidade.

Verde: calma e esperança

O tom da esperança! Na psicologia das cores, o verde é a cor que transmite calma e tranquilidade, uma ótima escolha para vestir no dia daquela reunião complicada no trabalho. Além de estar muito ligado a renovação de energia e a natureza, essa tonalidade consegue elevar qualquer produção do dia a dia. Os looks verdes garantem um vibe cheia de frescor que você pode embarcar sem medo.

Rosa: delicadeza e feminilidade

O rosa é a cor que simboliza a feminilidade, doçura e aconchego. Essa tonalidade, que já foi vista como um tom frágil, é sinônimo de ousadia. Seja qual for a nuance, aposte no look rosa e explore essa paleta cromática variada em diferentes propostas.

Roxo e lilás: mistério e criatividade

Você sabia que o roxo atraia a criatividade? A tonalidade está muito relacionada ao mistério e costuma ser aplicada em contextos que fogem do convencional.

Preto: elegância e minimalismo

Outra cor que toda mulher tem no armário, e se não tem, precisa ter, para compor looks com pretinho básico – que de básico não tem nada. Afinal, como não falar preto? Essa cor ultra versátil transmite elegância e distinção, além daquele ar de mistério que todo mundo gosta. Mas é tenha moderação! Se usada com exagero, pode impor uma distância entre você e as outras pessoas.

Agora que você já sabe o significado das cores das roupas e a importância delas no cenário da moda, fique à vontade para escolher o seu mood e deixas as nuances influenciarem nas suas produções. Uma ótima ferramenta que permite simplificar as combinações é o círculo cromático de cores. Além disso, abusar de uma cor só nos looks monocromáticos é um verdadeiro caminho sem volta.

E então, gostou das dicas? O mais importante é você se sentir confiante e traduzir a sua personalidade na hora de montar as produções.

Por fim, esperamos que você tenha gostado de saber como as cores podem influenciar na hora de se vestir! Continue acompanhando o blog da Maria Filó e fique por dentro de tudo que rola no universo fashion. Ah, e não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais, viu?

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.