Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Calça clochard: conforto e silhueta em destaque

Looks calça clochard

É do time que às vezes tem que dar aquela ajustadinha na cintura das suas calças na costureira? Pois temos uma ótima dica: calça clochard. O modelito brinca com com o olhar e assume a beleza do oversized, sempre acompanhado de uma faixa ou cadarço na cintura.

Isso mesmo, suas costuras primorosas reproduzem perfeitamente uma calça maior que seu tamanho, com aquele charme de quem brinca com a moda e inventa novas tendências. Experimenta, testa, vê a beleza do que muita gente antes torceria o nariz.

Como tudo que vai sempre volta, ao menos no mundo fashion, as calças clochard que foram sucesso nos anos 1980 voltaram com tudo. A peça é justa na cintura e suas costuras acabam trazendo um pouco de volume aos quadris. Portanto, ela evidencia a silhueta de várias formas e de quebra adiciona uma dose a mais de estilo.

Falando da origem da roupa, a calça clochard, cujo nome vem do francês e significa mendigo. Mas existe uma explicação boa para esse termo ser usado. Os moradores em situação de rua que usavam calça decidiam dobrar sua barra e usavam cinto para a peça não cair. Dessa forma de uso vem a inspiração para os modelos que conhecemos hoje.

Mas, claro, as roupas sempre passam por um bom refresh e existem várias versões de calças clochard. A peça, além de ter um shape bem contemporâneo, é versátil e pode transitar com muita elegância por diversas ocasiões. Por isso, é hora de conferir dicas espertas de como adicionar o modelo de calça aos seus looks.

Look com calça clochard e salto

Looks calça clochard
Imagens: Reprodução e Maria Filó

Estar nas alturas em uma produção com calça clochard é assinar um verdadeiro tratado de estilo. Por ser uma peça que não economiza no quesito versatilidade, trocar o sapato já pode fazer toda a diferença.

Se a ocasião for mais formal ou até mesmo for um look para o trabalho, a dupla é uma aposta quase infalível. A camisa pode deixar o visual ainda mais elegante e com informação de moda. Vale tanto usar um modelo mais clássico e alinhado, quanto alguma com transparência ou usar alguns de truques de styling para tirar a peça do óbvio.

O blazer também entra no hall dos looks que acompanham muito bem uma boa calça clochard e um salto. A terceira peça pode arrematar o visual com louvor sem abrir mão dos detalhes.

Experimente usar a peça em uma textura diferente das demais ou brinque de montar um conjuntinho de blazer + calça. Jogar com as cores também é uma ótima, chame um ton sur ton ou algumas cores análogas para a dança e seja feliz!

Look confortável com calça clochard

Looks calça clochard
Imagens: Maria Filó e María Valdés

Se sentir elegante e confortável é o melhor de dois mundos, e no vestir, eles podem andar lado a lado. O shape da calça clochard permite que você combine diferentes peças, com proporções tanto mais amplas quanto mais justas, isso te deixa ainda mais à vontade na hora de criar suas produções.

A chave para compor um visual comfy é escolher peças com uma modelagem mais soltinha, aquelas que são descomplicadas e chic ao mesmo tempo. Equilíbrio é tudo! Para os dias de mais quentes, adicione uma regata, um cropped ou um modelo de alça para o jogo.

Nos pés, a calça clochard tem seus dias de andar nas nuvens, mas também é uma boa companheira quando os pés estão na terra. Por isso, tênis e rasteirinhas são os calçados que podem entrar em cena para arrematar o look.

Look colorido calça clochard

Looks calça clochard
Imagens: Micaéla Verrelien e Maria Filó

Brincar com as cores é adicionar ainda mais dinamismo e criatividade aos seus dias. Então, está mais do que na hora de pensar um visual monocromático usando a calça clochard. Apostar em uma cor da cabeça aos pés imprime ao look um ar uniforme e forma uma harmonia cromática para lá interessante.

As cores são bem democráticas e as opções são quase infinitas. Por isso, nossa maior dica é experimentar e jogar-se no look colorido com várias nuances. Tons arenosos, de lavanda e verde prometem dominar as produções da temporada, então, vale testar essas tonalidades e ver qual mais combina com você.

Em relação às peças, seu look monocromático pode ter uma blusa e calça da mesma cor. Se quiser seguir a linha dos conjuntinhos, uma jaqueta, blazer ou kimono da mesma cor da clochard podem deixar a cor na potência máxima. Os acessórios também entram na brincadeira para compor um look ainda mais cool.

Look com short clochard

Looks calça clochard
Imagens: Reprodução e Maria Filó

Os modelos clochard também podem encurtar um pouco a história. Os shorts com esse shape também chegaram para ficar de vez nos looks para as mais diferentes temperaturas e ocasiões.

Os looks mais descomplicados pedem um belo short. Como bem sabemos, eles não deixam nada a desejar nas produções mais básicas, confortáveis e até nas casuais-chic. O comprimento encurtou, mas as possibilidades não. Sem dúvidas, você também tem muitas combinações para explorar.

Blusas mais soltas, com mangas bufantes e até uma terceira peça como o colete podem acompanhar o short clochard. Nesse jogo, você pode adicionar estampas, mesclar com roupas lisas e deixar que o look fale por si só. Mesclar tendências é sempre uma tarefa que deixa o vestir ainda mais divertido e diverso.

A calça clochard já foi, voltou e, como vimos, ela promete ficar por um bom tempo nos looks do dia. Então, coloque essa peça na lista de ícones de versatilidade que podem fazer toda a diferença no seu armário. Ter roupas atemporais e que podem te acompanhar em vários momentos é uma das maiores dicas de moda.

Dicas práticas para entender seu armário

Para entender melhor o seu guarda-roupa, sempre registre as peças que tem nele. Como? Tire um tempinho livre para fotografar suas roupas, aquele dia de geral no armário é ótimo para fazer isso.

Monte looks com as peças na cama, veja qual combina com qual e registre. Assim, você consegue visualizar mais e entender as combinações que já tem, além de ajudar muito na hora de adquirir novas peças. Você já vai ter uma ideia de como sua nova clochard vai ficar com as blusas que já estão no seu acervo, por exemplo.

Se quiser ver mais dicas de como entender seu estilo e facilitar sua missão na hora de se vestir, temos um post completinho sobre o tema. Transforme o vestir em uma das atividades mais gostosa dos seus dias!

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.