Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Colorbook: cores análogas

As cores são sempre ótimas aliadas na hora de compor looks para as mais variadas ocasiões. Que tal falarmos sobre as análogas? Elas são nada mais que as tonalidades que estão próximas no chamado círculo cromático. Por serem vizinhas, elas são têm muitos tons semelhantes e, juntas, podem criar um encontro de contrastes para lá de rico.

Garantimos que não é nada complexo compor produções com tonalidades análogas. Uma boa forma de criar looks com cores próximas é apostar em peças lisas, elas são práticas e esbanjam versatilidade. Mas se o seu desejo é apostar em um colorido que fuja da lisura, uma boa pedida é escolher estampas que brinquem com as nuances. Sendo assim, a produção sairá do óbvio de forma fun e nada básica.

Visuais coloridos são verdadeiros ícones de estilo e de possibilidades. Portanto, encante-se com os tons análogos e não deixe de explorar tudo o que eles oferecem. Mas antes de qualquer coisa, queremos iniciar nossa viagem cromática explicando um pouco mais sobre o círculo das cores. É muito importante que você conheça um pouco mais sobre esse guia colorido que pode te ajudar muito na hora de criar looks.

O que é círculo cromático?

Ele é uma forma composta por 12 cores no total: 3 primárias, 3 secundárias e 6 terciárias. Dentre esses tons, dá para escolher 1 só, 2 ou mais. Outra ótima alternativa é investir num color blocking sem medo de ser feliz! As cores são elementos que têm grande impacto no visual e podem fazer toda diferença. No nosso colorbook falamos muito sobre ele!

A tecnologia também pode te ajudar muito a entender mais como o círculo cromático funciona e com sugestões de combinações. Quer montar seu look com um colorido especial, mas não consegue visualizar bem as tonalidades juntas? A tecnologia te dá uma forcinha nisso com alguns aplicativos. Para iOS, o Color Wheel é a opção para te dar um help na escolha. Já para Android, o app é o Color Assist Free, que te mostra o círculo cromático e as combinações possíveis.

Contraste

Um dos recursos visuais que mais chamam atenção nas composições com cores análogas é o contraste. Em tonalidades mais puras, esse mood colorido fica ainda mais evidente. Então, se você quer aproveitar ao máximo as possibilidades das nuances vizinhas, essa é a hora! A mistura entre claros e escuros é harmonicamente infalível.

Algumas duplas de tons já podem ser considerados grandes clássicos dos looks com colorido análogo. Mas quais são elas? Vamos lá: o vermelho e o rosa podem habitar o seu visual com facilidade por vários momentos. Uma certeza é a de que não falta parceria cromática nessa união. O verde e o azul, assim como, o amarelo e laranja também entram nessa seleta lista de color power.

Não existem regras para contrastar a produção. Mas é sempre importante levar em conta que o equilíbrio é sempre um guia importante na vida e no vestir não é diferente. Então, depois de escolher sua paleta, pense em quais áreas da produção você quer trazer o tom mais vibrante. Ter um ponto de partida é sempre uma mão na roda, ou melhor, no look, para usar cores.

Texturas

Por aqui, somos grandes defensoras de um visual repleto de autenticidade e experimentações. Quando falamos de misturar texturas, esses dois pontos são muito bem explorados. Então, não tenha dúvida na hora de se jogar em combinações que tenham um quê a mais de informação de moda.

Usando as duplas coloridas que falamos anteriormente, é só se jogar nesses mixes especiais de texturas. Uma calça de sarja vermelha pode ganhar a companhia de uma camisa de seda rosa, por exemplo. Coordenar a paleta é a chave para criar um visual rico e com proporções e tecidos diferentes.

Caso você tenha alguma dúvida na hora de criar essa mescla, leve o mood do contraste para a escolha dos materiais e seja feliz. A amizade sincera entre tecidos mais encorpados e outros mais fluidos não falha nem como tons análogos, nem com as tríades e com os complementares.

Liso + estampa

Estampar o visual é mais uma forma de adicionar uma dose a mais de vivacidade. Isso porque, os desenhos grandes ou pequenos, tem o poder de trazer novos elementos à combinação de uma forma prática e sem muitas burocracias. Portanto, quando falamos de tons análogos, o modo print power também pode ser ativado com facilidade.

O equilíbrio perfeito entre as peças lisas e as estampadas pode ser escolhido para os mais diversos momentos. Mais uma vez, é interessante saber se a estampa virá no topo do look ou no bottom. No jogo entre lisos e estampados, vale trazer acessórios que deixem o visual ainda mais rico. Os lenços estampados podem fazer toda a diferença em suas diversas formas de uso.

Casual chic

Se misturar texturas é uma ferramenta que dá outra cara ao visual, usar peças de estilos diferentes é garantia certa de uma produção mais autoral. Somos múltiplas, temos muitos desejos e não precisamos seguir à risca um só modo de vestir. A moda tem muitas possibilidades, então, vale trazer referências esportivas com românticas ou clássicas com contemporâneas, por exemplo.

O mix da vez inclui uma verve mais casual, onde o jeans e as t-shirts reinam quase absolutos. Mas na amizade sincera com peças mais chiques como calças de alfaiataria e blazers, a garantia de um look versátil é garantida. Peças com shapes mais alinhados sabem como ninguém dividir com o protagonismo com outras mais easy going, portanto, fique à vontade para mesclar os tons análogos com esses estilos.

Por fim, quer mais dicas de looks com cores análogas? Veja o vídeo com nossa stylist Jovana Baroni e saiba mais!

 

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.