Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Colorbook: ton sur ton

Falar sobre looks coloridos é um dos assuntos preferidos por aqui. Por isso, nosso colorbook ganha mais um capítulo e, dessa vez, a lição é adicionar cores da cabeça aos pés. Você sabe o que é ton sur ton? Hoje, vamos explicar o que é essa tendência e dar dicas de como usá-la nos looks.

A tarefa de misturar tonalidades e criar produções coloridas pode ser bem divertida. Afinal, elas são as responsáveis por elevar tanto o seu astral quanto o do seu visual. A missão colorful de hoje envolve muitos tons e promete adicionar boas doses de estilo.

O que é ton sur ton?

A expressão francesa significa nada mais que tom sobre tom, em uma tradução ao pé da letra. Na moda, essa técnica cumpre o papel que seu nome já diz. Você escolhe uma tonalidade e vai sobrepondo outras nuances dessa mesma cor.

Por exemplo: você pode apostar no verde como a cor do seu visual e pode compor com vários tons dessa cor. Verde claro, escuro, verde-água. Na brincadeira do ton sur ton, o que vale é mostrar as mil facetas de uma tonalidade.

Dica: dependendo da tonalidade, cores análogas ou próximas no círculo cromático, como laranja e amarelo, vão muito bem juntas. Por isso, esse tipo de combinação também pode entrar no caminho ton sur ton.

Looks azuis ton sur ton

É hora de ativar o modo tudo azul e deixar as tonalidades reinarem absolutas. Para isso, experimente combinações que criem um contraste entre claro ou escuro. Assim, você varia as possibilidades e cria um visual com uma informação cromática para lá de rica.

Mas também vale apostar no azul marinho, por exemplo, e equilibrar as nuances dentro desse tom em específico. Quando falamos de cores, surge um mundo de propostas para você explorar. Faça isso! No quesito acessórios, adicione tonalidades mais neutras ou até mesmo trazer uma cor análoga para o show.

Quando usar: o azul é um tom que transmite segurança interior e confiança. É uma boa pedida para dias que pedem resiliência e calma para comunicar seus desejos e defender seus pontos em uma reunião, por exemplo. Nuancas claras para trazer inspiração e tranquilidade ao falar. Já misturadas às mais escuras, podem ajudar a transmitir conhecimento e seriedade para mostrar que você sabe como transformar suas ideias em atitudes concretas.

Verde ton sur ton look

Verde que te quero verde! Essa é a cor da natureza e também da esperança. Mas indo além dos significados, suas variações deixam qualquer produção com ainda mais bossa.

Do verde oliva ao mint green, brinque com as opções que a cor oferece. O verde militar é uma das tonalidades que recebem status de coringa. Com ela você não compõe só  um visual nature, mas também consegue combiná-la com outras cores do círculo cromático.

Quando usar: o verde está relacionado à estabilidade e resistência. Isso porque, além de ser a cor da natureza, que segue forte apesar de todas as adversidades, representa prosperidade e da abundância. Então é uma ótima pedida para dias que pedem otimismo e força.

Look vermelho ton sur ton

Os tons vibrantes pedem passagem e o vermelho chega com tudo. A cor da paixão mostra que eleva qualquer look com sua verve poderosa. Pode apostar na tonalidade dos pés à cabeça sem medo se ser feliz.

O modo red flerta com outros tons, como o vinho. Essa combinação ajuda a deixar o visual mais sóbrio e elegante. Lembra que dissemos acima sobre combinações próximas? Então, essa é uma dupla de sucesso garantido. Para aquecer o visual vermelho, invista em texturas como o plush. Para acompanhar, peças com recortes modernizam o look de forma instantânea.

Quando usar: naqueles dias que a vida pede um veneno antimonotonia, o vermelho da cabeça aos pés é seu aliado. Cor da energia, da vontade de fazer acontecer, ele traz um dose spicy para você contagiar o seu humor e as pessoas ao redor com energia. Para equilibrar e trazer um ponto mais sério, combine com um tom mais fechado.

Laranja ton sur ton

Não podemos afirmar que orange is the new black, mas que os alaranjados e terrosos estão no topo das paletas contemporâneas, isso eles estão. Ainda no mood vibrante, o laranja abre espaço e chega como uma das cores queridas da temporada.

Mais uma vez, as cores vizinhas mostram que podem caminhar juntas em vários momentos. Por isso, traga tons de marrom para o visual e potencialize a harmonia cromática. Texturas como a renda trazem um ar mais boho e podem te acompanhar nos dias de inverno com cara de outono.

Quando usar: primo do amarelo e do vermelho, o laranja mescla o melhor desses 2 tons. Cor mais cítrica da moda, traz alegria, criatividade e estímulo para seu dia. Uma boa pedida é combinar um tom mais aberto com um mais fechado, na versão terrosa. O nome diz tudo: ela remete à terra, ou seja, injeta segurança à produção. Assim, seu look traduz maturidade e energia ao mesmo tempo.

Look roxo ton sur ton

Aproveite ao máximo o lado doce da vida e a verve mais vibrante. Escolha os tons de lilás e roxo para dominarem a produção. Uma dose de candy color deixa sua energia e a do seu look mais leves. Essa leveza toda pode sair das cores e cair na escolha das peças.

O conforto nunca esteve tão em evidência, por isso, agora é a hora de investir em peças com modelagens mais descomplicadas. Crie seu contraste com as nuances de lilás e vale chegar até o roxo. Por que não?

Quando usar: mistura entre roxo e azul, o lilás significa espiritualidade e intuição, portanto, é considerado um tom, digamos, metafísico. Se você estiver precisando de proteção e um toque lúdico, ele é seu melhor amigo. Afinal, um pouco de magia no seu dia não faz mal a ninguém!

Descubra uma infinidade de opções com as cores. Sejam elas complementares ou as que aparecem em tríades, brinque com as tonalidades e explore mais seu estilo pessoal. Com toda a certeza, as cores são muito mais estética: por trás delas, existem mensagens e formas de se expressar. Construa seu repertório, adapte referências e deixe seus dias ainda mais repletos de estilo e significado.

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.