Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Mix and match: dicas práticas para misturar estampas

Compor um visual marcante e com peças que esbanjam personalidade são algumas das marcas do famoso mix de estampas. Afinal, sabemos bem que uma peça estampada já chama atenção, duas ou mais dão um verdadeiro show de estilo. Então, na hora de compor um visual bem rico e com mil possibilidades, não deixe os prints de lado.

Quando falamos em estampas e, principalmente, na mistura delas, pode acontecer uma certa dúvida se vale arriscar ou não. Mas garantimos que é possível mesclar listras, poás e florais sem deixar a produção over. Isso porque, usando o equilíbrio como ponto de partida, a tarefa fica muito mais fácil e divertida.

Nosso guia fashion de hoje quer mostrar algumas formas de criar um mix and match estampado de forma prática e simples. Até porque, explorar ao máximo as formas do vestir é uma das nossas missões por aqui. Sem mais delongas, vamos conferir dicas preciosas e fáceis de serem aplicadas nos looks do dia a dia. Action!

Fundo escuro

Roupas com cores mais escuros são grandes coringas da moda, sejam elas estampadas ou não. Quando falamos do fantástico mundo dos prints, escolher peças que tenham um fundo preto ou elementos dessa cor, é uma verdadeira mão na roda, ou melhor, na roupa. Já que compor um mix de estampas com essas nuances.

Apostar em desenhos clássicos como geométricos, xadrezes e poás é uma ótima alternativa para combinar o look entre essas padronagens. Mas claro, nada impede de que um floral ou um grafismo com mood abstrato apareça no show. Mas iniciar a jornada total print com o combo fundo sóbrio + estampas clássicas é garantia de uma produção equilibrada toda vida.

Pode adicionar mais cores à paleta da produção? Claro que sim! Outras cores sempre são bem-vindas. Você pode escolher estampas que tenham um fundo escuro mas desenhos coloridos ou até mesmo trazer pontos coloridos mais vibrantes apenas nos acessórios, por exemplo. Fique totalmente à vontade!

Tons próximos

 

Saindo um pouco das tonalidades escuras, chegamos a um mix de estampas compostos por tons próximos. Em alguns casos, vale investir em prints que trabalhem com cores análogas, aquelas que são vizinhas no círculo cromático. Nós explicaremos melhor essa história.

O tão falado equilíbrio visual é um fator importantíssimo na moda e que devemos levar em conta. Mas claro, o que não vale é encarar dicas como regras e acabar ‘engessando’ suas ideias. Voltando aos tons análogos, uma dupla poderosa que entra nesse time é a do rosa com vermelho e também variações da última cor, um vermelhão que flerte com laranja, por exemplo.

Investir em estampas que sejam de cores vizinhas ou até mesmo formem um ton sur ton é sinônimo de harmonia cromática. Isso porque, elas enchem os olhos e deixam os looks com ainda mais bossa. Portanto, nessa mistura você pode explorar os traços, grafismos, geometrias, que uma coisa é certa, a equação de estilo seguirá perfeita.

Equilibre os tamanhos

Perceberam que a premissa básica para criar um bom mix de estampas é a do equilíbrio. Mais uma vez, vamos falar sobre esse ponto. Cada pessoa tem preferências específicas em relação ao tamanho dos prints. Existem as que amam os florais liberty, aqueles bem pequenininhos e, também, aquelas que não abrem mão de flores grandes e mais expansivas. Mas que tal brincar com as proporções e usar as duas?

O mais legal de misturar prints é criar combinações diferentes, é uma ótima maneira de sair da sua zona de conforto no vestir. Isso porque, é possível trazer referências de vários estilos e tamanhos para um mesmo look. Então, está mais do que na hora de usar uma estampa menor em uma blusa e uma maior no bottom, por exemplo, ou vice-versa.

Mas esse tipo de equilíbrio visual só acontece quando usamos estampas iguais, como poás grandes e pequenos? Não, não! Você pode tanto seguir essa proposta de apostar em um só print e variar o tamanho, como também usar um desenho parecido, escolher uma estampa com fundo igual, cores próximas, mas padronagens distintas. Vale experimentar e seguir seu desejo de usar as peças.

Dicas práticas para misturar estampas

Mix de estampas

Vimos três estilos básicos para compor um mix de estampas rico, com informação de moda, mas nada complexos de criar. Mas para facilitar ainda mais o processo, temos uma listinha bônus com mais passos para dar aquele match estampado de encher os olhos.

  • Pense muito nas cores que goste, nas que estão na sua cartela e só depois comece a escolher as estampas para usar. Isso pode tornar a tarefa mais interessante, fácil e garante que você não se sinta desconfortável com a combinação que criou.
  • Caso não esteja acostumada a misturar prints, comece devagar. Escolha suas estampas preferidas e não se force a montar looks que considera ousados demais. Se ambiente com mais essa ferramenta de moda e siga seu processo de forma leve.
  • Junte referências nas redes sociais, revistas e sempre recorra à elas quando quiser refrescar as ideias para fazer novos matches. Mas claro, sempre respeite seus limites, vontades e seu estilo pessoal.
  • Não tenha medo de experimentar: essa dica vale para qualquer combinação de roupas e acessórios que for criar. Leve em conta como se sente com aquelas roupas, se elas te deixam feliz, confortável, é o que realmente importa.

Agora que já falamos um pouco sobre o caminho rumo às misturas de estampas, que tal criar seu próprio mix? Use ao máximo todas as ferramentas que a moda lhe oferece. Não tenha receio de usar o que realmente deseja. Monte seu look com floral e poá e seja feliz!

 

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.