Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Toque de seda: elegância e estilo

Roupas de seda

Toque macio, gostoso, que te acaricia com sutileza e sofisticação. Pensou na seda? Pois você acertou. As roupas de seda são sinônimo de elegância há muito tempo e não é à toa. Afinal, o tecido encanta por sua leveza e feminilidade. Ele tem o poder de transformar qualquer produção num passe de mágica.

Mas da onde veio e quando foi dada a largada para esse ícone fashion roubar a cena? Pois saiba que a seda está presente no vestuário há mais ou menos 5000 anos. Com certeza, esse tempo é suficiente para afirmarmos que ele encanta e suas roupas viram item de desejo imediato. Nessa temporada, o tecido sobe ao pódio da elegância e adiciona fluidez a vestidos, blusas, camisas e lenços.

História da seda

Já falamos acima que a seda está presente entre nós há muitos anos. Desde a época antes de Cristo (uau!), o tecido que teve origem na região onde hoje é a China e o Oriente Médio, era comumente usado em roupas feitas para os nobres e membros da realeza.

Existe uma lenda chinesa que supostamente conta como a seda foi descoberta. A imperatriz Si Ling Chi estava tomando seu chá à beira de uma amoreira. De repente, caiu um casulo em sua xícara e ao tirá-lo, ela percebeu que os fios que formavam o item eram finos e extremamente delicados. Acredita-se que a partir desse momento, o fio da seda, originário do bicho-da-seda, foi descoberto.

Se a líder chinesa descobriu o fio de seda depois da queda em sua xícara, nós não podemos afirmar com toda a certeza. Mas a questão que é o povo daquela região foi o pioneiro em desenvolver várias técnicas para trabalhar com as fibras do tal casulo. A famosa Rota da Seda foi a responsável por difundir o tecido por outros continentes.

A rota da seda nos looks

Atualmente, o visual mais cintilante da seda ganha destaque tantos nos looks mais despojados até as produções mais formais. Isso porque, apesar da aparência mais refinada do tecido, as roupas de seda também podem passear tranquilamente junto com tênis, rasteirinhas e jeans, por exemplo. Assim, sua produção ganha um ar não apenas elegante, como também despretenciosa.

Portanto, é hora de trazer as tramas delicadas da seda para o seu dia a dia. Garantimos que a tarefa não é muito complicada, pelo contrário, é deliciosa e repleta de estilo.

Camisas de seda

Roupas de seda

As camisas estão sempre presentes no topo dos looks mais elegantes e alinhados. Mas sabemos que é possível deixar a peça com ares mais cool e descomplicados. Ela pode tanto ser a estrela de uma produção de trabalho quanto uma ótima pedida para um look mais casual chic.

Um modelo de seda mostra que também tem seus dias de versatilidade. Para tirar a peça do óbvio, você pode usar e abusar dos truques de styling. As dobras e os nós são perfeitos para dar um charme a mais na camisa do look de trabalho.

Um truque precioso é, por exemplo, fazer sobreposições para unir peças com estilos diferentes. Um vestido de alça pode ser usado com a camisa de seda por baixo ou um blazer pode acompanhar a peça única. As possibilidades de criar looks novos é infinita, por isso, use a criatividade a seu favor.

Blusas de seda

Roupas de seda

Ainda falando sobre o topo do visual, as blusas de seda também sabem roubar a cena como ninguém. Versáteis que só, elas podem muito bem fazer par com calças de alfaiataria, jeans, shorts e até saias mais amplas.

Uma mesma blusa de seda pode ir do workwear para um momento descontraído com um truque de styling, como os que falamos acima, ou até mesmo com a troca de um calçado. O salto pode sair de cena e deixar o tênis e toda sua verve sport-chic dominarem o visual.

A paleta da temporada mostra que os tons de verde, azul, vinho, rosa e lavanda merecem toda sua atenção. Apostar em uma blusa de seda em cores intensas, mas ainda assim elegantes, é atualizar o look de forma prática e instantânea. As estampas da vez trazem fôlego novo e propõem misturas modernas às clássicas listras e ao poá. Ou seja, atemporalidade e criatividade garantidas.

Vestidos de seda

Roupas de seda

As peças únicas em seda não perdem sua majestade jamais. Isso porque desde a época do Império Chinês, o vestido, por exemplo, era feito com as fibras delicadas da seda. Carrie Bradshaw, icônica personagem de Sex and The City, foi uma das personagens que aderiu ao vestido de seda em um dos looks que usou na série.

Um dos modelos mais famosos de vestido de seda é o slip dress. Como o próprio nome diz, ele é uma versão com alças e que remete a uma camisola, daquelas bem elegantes e cintilantes. Misture com o bom blazer, adicione o salto à equação e voilà! Mas a seda prova que sabe brilhar como ninguém e também aparece em vestidos com manga longa, decotes e outros detalhes.

Mais uma vez, reforçamos o lado versátil da seda, mas agora levando em conta também a praticidade de uma peça única. Se a ocasião for mais formal ou à noite, o vestido de seda é aposta certeira para um visual deslumbrante.

Mas se os ares forem mais casuais, invista em acessórios ou combinações com outras roupas, como jaquetas jeans, que desconstrói a imponência do tecido.

Macacão de seda

Roupas de seda

Seguindo o fio da seda e da peça única, o macacão também tem seus momentos de glória e elegância. Apostar na roupa é explorar a ideia de uniformizar o look, tanto através da cor quanto da estampa, caso ele tenha. Um boa peça ton sur ton faz toda a diferença.

Portanto, se você quiser experimentar uma outra roupa em cena, saiba que o macacão é uma ótima alternativa. Ele divide muito bem o protagonismo com o vestido dentro do armário. Além, claro, de oferecer um leque de possibilidades de sobreposições e ocasiões para usá-lo.

Não para por aí: nessa temporada, o macacão surpreende em modelagens que fogem do óbvio. Ela brinca com as possibilidades do design e busca nas túnicas a referência perfeita para trazer um toque de autenticidade ao look.

Lenço de seda

Roupas de seda

A seda não eleva o status apenas das roupas. Quando falamos de acessórios, os lenços também assumem a dianteira e mostram que merecem ocupar o espaço de honra nos looks.

Por ser uma peça para lá de versátil, os lenços podem ser usados de várias formas e até acompanhando outros acessórios. Eles podem aparecer no pescoço, cabelo, como cinto. Até mesmo enrolados ou apenas amarrado na alça de uma bolsa. Ou seja, vale explorar de tudo um pouco e nunca cair no tédio!

Como cuidar da seda

A seda é um tecido delicado, portanto, suas roupas devem ser cuidadas de melhor forma para que sua durabilidade e beleza se mantenham por anos. Então, confira quais são os cuidados que você deve ter com suas peças:

  • Leia a etiqueta da peça com atenção e veja quais são as dicas específicas para aquela peça.
  • Lave as roupas de seda à mão e em água fria.
  • Sempre mexa nas peças com cuidado na hora de lavar.
  • Guarde as peças em locais onde elas não tenham contato com objetos cortantes que possam puxar fio.
  • Evite usar a secadora.
  • Use sempre uma temperatura baixa ou até mesmo a específica no ferro de passar, caso a peça tenha essa possibilidade, e faça isso no lado avesso.

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.