Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Guia de moda: conheça o estilo contemporâneo

Estilo contemporâneo

Se vestir é uma das tarefas mais deliciosas da vida. Isso porque as roupas são poderosas ferramentas de expressão. Com nosso glossário fashion, queremos te ajudar a entender melhor como criar combinações e montar um estilo só seu. Por isso, hoje vamos continuar o nosso passeio pelos estilos universais e apresentar o mais elaborado deles: o contemporâneo.

Esse estilo faz parte do grupo de 7 categorias que dão nome a um modo de vestir específico. Os outros são: romântico, clássico/tradicional, esportivo/natural, moderno, sexy e criativo. Já falamos sobre a maioria deles por aqui e a ideia não é colocar você dentro de uma caixinha. 

Pelo contrário, seus looks podem transitar com tranquilidade por vários estilos. Não existe certo, nem errado. Afinal, cada momento da vida pede por um dress code diferente. Tudo bem estar mais esportiva em um dia, mais clássica em outro, ou até misturar os dois estilos em um só.

Mas o que é um estilo contemporâneo?

Estilo contemporâneo

Voltando ao tema principal, o estilo contemporâneo ou elegante pode ser definido em duas palavras: atual e sofisticado. Aqui, entram algumas peças que já conhecemos do estilo clássico. Mas não do jeito que você está acostumada a ver.

Então quer dizer que contemporâneo e clássico são a mesma coisa? Nada disso! A principal diferença entre os dois é que, no elegante, roupas mais formais, como a camisa, ganham bossa, cores, estampas, shapes diferenciados e aparecem com um toque mais preciso de styling. Tirar as roupas do óbvio é a missão número 1 desse estilo.

As adeptas do estilo contemporâneo adoram consumir informação de moda para atualizar os seus looks. Mas isso não significa que elas são vítimas das tendências. Elas adaptam ao seu guarda-roupas o que está em alta no momento. Desde que faça sentido com a sua personalidade, é claro.

Look contemporâneo para o trabalho

Estilo contemporâneo

Os office looks também merecem uma dose mais despojada e contemporânea. Para isso, você pode brincar com as cores, com as texturas e com os complementos, mesmo que discretos. Uma prega ali, um botão acolá já fazem toda a diferença no conjunto da obra.

A clássica camisa branca pode sair do seu lugar comum no look se for acompanhada por uma parte de baixo vibrante, por exemplo. Em ambientes mais formais de trabalho, essa é uma ótima alternativa. 

Como falamos antes, os estilos contemporâneo e clássico compartilham praticamente o mesmo armário, com algumas diferenças fundamentais. A mulher contemporânea se permite ousar mais. Por isso, o seu tipo de alfaiataria é muito mais moderna. Ela pode escolher um blazer de corte tradicional, por exemplo. Mas vai trazer a peça em uma cor vibrante, tirando o clássico da sua zona de conforto.

Outra assinatura desse estilo que combina muito bem com o ambiente corporativo são os shapes assimétricos. Eles podem aparecer em saias, vestidos, camisas e até mesmo nos acessórios. Inclusive, a mulher contemporânea é expert em usar bolsas, sapatos e jóias como recurso para valorizar looks mais sóbrios, imprimindo assim a sua marca pessoal.

O importante aqui é saber dosar a sofisticação e a casualidade na medida certa. Por isso, vale até apostar em um look monocromático ou ton sur ton para elevar o visual a um outro patamar.

Vá de camisa

Estilo contemporâneo

Já vimos que a camisa é um dos ícones do estilo contemporâneo. Mas nem só de cores sóbrias e peças lisas se faz um look por aqui. Justamente por estar sempre em destaque, a camisa desse estilo se reinventa a cada temporada, surgindo em novas cores, texturas e modelagens diferentes. Tudo de acordo com as tendências do momento.

Peça coringa que só, ela pode ser combinada com saias, calças de alfaiataria e aparecer até em sobreposições com vestidos e suéteres. A aposta da vez são os bottons em cor neutra e/ou clara. Alerta para o bege, lilás e verde claro, tons que dominam a paleta-desejo atual.

Uma boa camisa em seda deixa o seu show, ou melhor, o do seu look ainda mais elegante e com aquele ar sofisticado que amamos. Estampas também têm lugar garantido na camisaria contemporânea. As clássicas listras, poá e pied poule dividem espaço com estampas geométricas e grafismos cheios de cor.

Cartela de cores

Estilo contemporâneo

Por falar em cores, a paleta do estilo contemporâneo é uma mistura de sofisticação e ousadia. Preto, branco, marinho, marrom e bege são cores que servem de base para combinações elegantes. Mas claro, abusar das tonalidades neutras não significa ter um look conservador, longe disso.

Você deve estar se perguntando: como tirar a verve clássica das cores mais neutras? A resposta é simples. Invista em shapes atuais e ainda assim elegantes. Assimetrias, recortes e decotes são os responsáveis pelo DNA contemporâneo do seu look. Assim como um ponto de cor vibrante em uma peça bem clássica, por exemplo, pode mudar totalmente o jogo.

Peças únicas, como macacão e vestido, também têm seus dias de contemporaneidade. E, nesse caso, mais uma vez são os detalhes que ditam o mood do visual. O preto pode sair do campo do básico de sempre para se tornar o básico repleto de elegância e perfeito para um encontro à noite. 

Os terrosos também marcam presença nessa cartela e podem aparecer tanto no look total, como colorindo as estampas clássicas.

Look monocromático

Estilo contemporâneo

Permita-se sair um pouco do território dos neutros e básicos e pise firme no mundo dos coloridos. Uma maneira elegante e segura de fazer isso é apostar no look monocromático. Você só precisa escolher uma cor e se jogar nela da cabeça aos pés. Os destaques color power da vez são o verde, o lilás e os tons terrosos, como o marrom. 

Para avançar um pouquinho no jogo das cores, aposte no ton sur ton. Um monocromático ainda mais sofisticado que combina dois tons de uma mesma matiz. Você pode coordenar top e bottom ou ainda brincar com a diferença de tom nos acessórios. O importante é sentir-se confortável e confiante com o resultado final.

Além de explorar as tonalidades, dá para usar o estilo contemporâneo a seu favor investindo em peças statement. Ou seja, aquelas roupas que chamam a atenção pelos detalhes. Pregas, decotes, texturas, modelagens ousadas. Que tal colocar uma calça pantacourt para jogo? A irmã mais nova da pantalona não perde nada em elegância para a primogênita.

Painel de inspirações

Estilo contemporâneo moda

O estilo contemporâneo e elegante não fica restrito apenas à moda. Até porque a mulher que se identifica com esse estilo está sempre conectada aos últimos acontecimentos do mundo, seja na arte, na música ou na gastronomia. Ela sabe que as referências estão em tudo o que vemos, ouvimos e sentimos. Por isso, o moodboard desse estilo quer adicionar novas inspirações ao seu radar. Da literatura à maquiagem, passando por ícones de estilo.

Para assistir

Sabe aquela série que você começa a assistir e não para? Prazer, Trinta e Nove. A produção, além de uma trama que envolve muito drama e mulheres poderosas, cada uma ao seu jeito, dá um show no quesito estilo. As personagens exibem seus looks com boas doses contemporâneas e detalhes especiais. Vale maratonar!

Para se inspirar

Às vezes, o toque de ousadia que falta no seu look clássico pode vir da maquiagem. Uma make leve com um toque de cor é uma proposta interessante para dar um refresh no visual. Que tal uma sombra ou um delineado diferente para sair um pouco do script?

Considerada uma das mulheres mais elegantes do mundo da moda, Olivia Palermo é pura inspiração na hora de montar looks contemporâneos. Ela sabe como ninguém coordenar peças clássicas com as tendências que melhor conversam com seu estilo pessoal. Siga e roube os looks!

Para ler

Para mulheres que estão sempre ligadas no que está em alta, nada melhor do que uma das autoras mais promissoras da atualidade. Em Pequena Coreografia do Adeus, Aline Bei repete o feito de seu livro de estreia – O Peso do Pássaro Morto, trazendo um relato sensível sobre família, amor e abandono. Fica a dica de leitura.

Com essas dicas e inspirações, mais um capítulo da nossa enciclopédia de moda chega ao fim. Como você viu, a palavra de ordem do estilo contemporâneo é misturar. Elegância com modernidade, clássicos com ousadia, hi & low. Essa é a nossa receita para produções sofisticadas, mas com muita informação de moda. Agora, é a sua vez! Bora montar seus próximos looks favoritos?

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.