O blog da Maria Filó

Glossário fashion: saiba mais sobre o estilo contemporâneo

Estilo contemporâneo moda

Se vestir é uma das tarefas mais deliciosas da vida. Isso porque as roupas são ferramentas poderosas de expressão. Com o nosso glossário fashion, queremos te ajudar a entender melhor como criar combinações, entre outros temas. Por isso, nosso capítulo de hoje vai falar sobre o estilo contemporâneo na moda.

Você já ouviu falar em estilos universais? O contemporâneo está no grupo de 7 categorias que dão nome a um modo de se vestir em específico. Os outros estilos são: romântico, clássico/tradicional, esportivo/natural (básico), moderno, sensual e criativo (que ainda vamos falar por aqui!).

Mas, claro, por aqui, sempre levantamos a bandeira de que o estilo pessoal é mais do que fluido. Seus looks podem transitar com tranquilidade por vários desses sem nenhuma preocupação. Afinal, cada momento da nossa vida pede um dress code diferente e isso inclui peças esportivas em um, clássicas em outro e até um mix dos dois.

Voltando ao estilo contemporâneo ou elegante/sofisticado, ele reúne roupas para quem não abre mão da sofisticação e dos shapes mais elaborados. Algumas peças do estilo clássico também podem estrelar os looks desse estilo.

Então, contemporâneo e clássico são a mesma coisa? Nada disso! A principal diferença entre os dois é que, no elegante, roupas mais formais, como a camisa, ganham bossa, cores, estampas, shapes diferenciados e aparecem com um toque preciso de styling. Tirar roupas do óbvio é a missão desse estilo.

Look contemporâneo para o trabalho

Estilo contemporâneo moda
Fotos: Maria Filó e Mery Turiel

Os office looks merecem uma dose mais despojada e contemporânea. Para isso, você pode brincar com as cores e até com os detalhes das roupas, mesmo que discretos. Uma prega ali, um botão ali, no conjunto da obra eles fazem toda a diferença.

A clássica camisa branca pode sair do seu lugar comum no look se for acompanhada por uma parte de baixo vibrante, por exemplo. A dica do equilíbrio é válida para qualquer estilo.

Em ambientes mais formais de trabalho, essa é uma ótima alternativa. Para arrematar o visual, adicione acessórios que chamem atenção para si. Cintos, colares mais elaborados e brincos com pedras maiores podem fazer toda a diferença.

Mas lembre-se não se apegue a regras, o visual contemporâneo também pode ganhar ares casuais e vice-versa. Por isso vale apostar até em um look monocromático, ton sur ton e elevar o jogo colorido a um outro patamar.

Vá de camisa

Fotos: Reprodução e Maria Filó

Como falamos acima, a camisa é aquela peça que sabe como ninguém atravessar temporadas no armário. Peça coringa que só, ela é uma das estrelas do visual contemporâneo. Pode ser combinada com um bottom de cor neutra e/ou clara. Alerta para o bege, lilás e verde claro, tons que dominam a paleta da vez.

Mas nem só de cores sóbrias e peças lisas se vive uma camisa. Justamente por serem uma peça coringa, elas se reinventam a cada ciclo e mostram que também podem passar longe da lisura e da branca de Coco Chanel.

Uma boa camisa em seda deixa o seu show, ou melhor, o do seu look, ainda mais elegante e com aquele ar sofisticado que amamos. O estilo contemporâneo não vive só de roupas lisas e sóbrias, no look também tem espaço para estampas queridas como o poá e as listras.

Cores clássicas e neutras

Fotos: Maria Filó e Samyjo Valentine

A sobriedade é uma das marcas da paleta de cor do estilo contemporâneo. Branco, preto, marrom e bege são cores que servem de base para a combinação de roupas elegantes. Mas claro, abusar das tonalidades neutras não significa ter um look conservador, longe disso.

Você deve estar se perguntando, mas como tirar a verve clássica das cores mais básicas? Com shapes atualizados e ainda sim elegantes. Recortes, proporções e decotes são os responsáveis pelo toque contemporâneo do seu look.

As peças únicas como macacões e vestidos também têm seus dias de contemporaneidade. E, nesse caso, os detalhes mais uma vez ditam o mood do visual do visual. O preto pode sair do campo do básico de sempre para se tornar o básico repleto de elegância e perfeito para um encontro à noite.

Look monocromático

Fotos: Reprodução e Maria Filó

Permita-se sair um pouco do campo das tonalidades clássicas e neutras. As doses modernas de um look contemporâneo também ficam por conta de seu colorido. Vale relembrar que não existem regras na hora de se vestir e que é mais do que válido transitar entre mais de um estilo.

Um visual monocromático é a opção mais prática e versátil para quem quer apostar em uma única cor. Portanto, foca em uma tonalidade e se joga da cabeça aos pés. Os destaques color power da vez são o verde, lilás e arenosos, como o bege.

Além de explorar as tonalidades, é hora de investir sem medo em roupas que chamem atenção por seus detalhes. Pregas, decotes e em nas modelagens. Que tal colocar uma calça pantacourt para jogo? A irmã mais nova da pantalona não perde em nada na elegância para a primogênita.

Painel de inspirações

O lado contemporâneo e elegante da vida não fica só na moda. Quando falamos de inspiração, as referências estão em tudo o que vemos, ouvimos e sentimos. Nosso moodboard da vez quer adicionar itens novos ao seu radar. Da literatura até a maquiagem, passando por ícones de estilo.

Sabe aquela série que você começa a assistir e não para? Prazer, How To Get Away With Murder. A produção, além de uma trama que envolve tribunais e mulheres poderosas na área jurídica, dá um show no quesito estilo. A personagem de Viola Davis exibe seus looks formais com uma boa dose contemporânea. Vale maratonar!

Uma make leve mas com um toque de cor, essa é a proposta para você dar um refresh no olhar. As cores que saem um pouco da paleta neutra dos looks pode ser uma ótima alternativa para sair do script.

Mulher poderosa na vida e nos looks, estamos falando de Amal Clooney. A advogada libanesa esbanja elegância e sofisticação com seus looks contemporâneos que andam próximos com o clássico.

Na leitura, um romance que mistura elegância na vida e na moda. Então, o livro de Kathleen Tessaro é um prato cheio para quem quer ler algo leve e com um quê fashion.

Mais um capítulo da nossa enciclopédia de moda, dessa vez o estilo contemporâneo foi o escolhido. Misturar elegância com modernidade e clássicos com shapes diferenciados. Essa é a receita para produções com informação de moda e um toque mais cool. Portanto, agora é a sua vez! Monte seus novos looks preferidos.

  • Tags

  •     Shape alinhado, estruturado e elegância de sobra, essa é...
    saiba mais
  • Pensou em tricô feminino, pensou em Maria Filó. As tramas fazem parte ...
    saiba mais
  • Praticidade, versatilidade, coringa para todas as horas… Consegu...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.