Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Calça jeans: looks para tirar a peça do óbvio

Calça jeans: looks para tirar a peça do óbvio

Praticidade, versatilidade, coringa para todas as horas… Consegue adivinhar de qual peça estamos falando? Se você pensou no denim, adivinhou. Nossas dicas de hoje são de looks com calça jeans. Além de enaltecer essa peça que ela salva qualquer produção, vamos falar um pouco de sua história e, claro, mostrar como dar um refresh no visual usando o jeans de cada dia.

Os vários tipos de calça são perfeitos para compor um armário versátil e pronto para várias ocasiões. Mas temos que concordar que não existe roupa mais estilo para toda hora que a calça jeans. Isso porque desde a sua origem, a peça já assumiu uma verve utilitária e preparada para os desafios do dia a dia.

Senta que lá vem história… E vem mesmo! A calça jeans está presente nos looks há muito tempo, mais de 200 anos. Ao longo desses dois séculos de existência, a peça foi símbolo de muitos movimentos históricos da sociedade. Uma verdadeira aula de história através da roupa.

Looks jeans com alfaiatariaCalça jeans: looks para tirar a peça do óbvio

Quando o ar mais casual do jeans encontra a alfaiataria, o resultado é um match para ninguém colocar defeito. Ainda mais porque essa dupla pode facilmente transitar entre mais de um estilo, como o contemporâneo e o casual chic, por exemplo. Assim, a calça assina em definitivo seu contrato de versatilidade.

Todo esse lado versátil proporciona algo incrível: uma infinidade de combinações. Esse leque de produções a serem criadas é uma das principais vantagens de compor um look com jeans.

A calça jeans com um perfume de alfaiataria é a peça de baixo perfeita para compor looks de trabalho. Sua modelagem mais fancy e com detalhes primorosos são perfeitos para enriquecer o visual sem grandes burocracias. Portanto, fique à vontade para explorar o universo das blusas.

Uma blusa bordada ou com uma cor mais candy, como lilás, ou viva, como um terroso, faz toda a diferença. Se o encontro for mais descomplicado, é hora do tênis entrar em ação. Dessa vez, mais um encontro de estilo acontece, olha o esportivo pedindo passagem.

Looks com calça utilitáriaCalça jeans: looks para tirar a peça do óbvio

Uma das formas de renovar o visual jeans é apostar em calças com modelagens mais rebeldes, deixar um pouco a justiça de lado. Seguindo essa linha, as calças com design utilitário chegam como uma alternativa que garante um look mais livre, leve e descontraído.

A princípio, ao montar um look com as calças utilitárias vale lembrar que a peça é o ponto central do look. O shape mais largo vai muito bem, obrigada, com tricots mais justos na silhueta ou blusas de alfaiataria que vão adicionar o toque sofisticado na produção. Além disso, os bolsos da calça são bem funcionais e podem dar aquela ajuda quando faltar espaço na bolsa para alguns adereços.

Looks para fugir do óbvio

Calça jeans: looks para tirar a peça do óbvio

O jeans esbanja irreverência e sabe como ninguém brincar com duas modelagens. Uma pantacourt pode ter um quê de clochard, uma skinny pode chegar perto de uma cigarrete ou flare. No jogo do jeans vale tudo!

A dica preciosa para tirar o jeans do óbvio desta vez é jogar com as proporções. Usar do equilíbrio para usar o justo com o amplo, blusas bufantes com calças justas compõem um duo interessante. Ainda no mood usa que dá, pense em combinações mais versáteis.

Portanto, aposte em blusas com detalhes mais apurados para explorar o lado mais elegante do denim e criar um conjunto de peso. Um bom salto pode arrematar e elevar o visual. Mas se o momento for mais leve, uma blusa de alça e aquela rasteirinha que esbanja conforto são as peças-chave.

Looks com calça flare

Calça jeans: looks para tirar a peça do óbvio

Modelagem que fez seu début na década de 70, a calça flare volta a ser destaque entre os bottoms da vez. Ela sabe como ninguém se destacar nas combinações e vai muito bem com camisas fluidas, tons neutros e toque de alfaiataria.

Para quem pensa que uma boa calça jeans é aquela que serve looks apenas casuais, está completamente enganada. A flare é perfeita para te acompanhar fora do escritório mas também dentro dele. Por isso, vale trazer peças mais formais como as camisas e os blazers para o match especial com o jeans. Afinal, por ser um material extremamente versátil, as possibilidades de tirar o look do óbvio são ainda maiores.

Look com calça wide leg

Calça jeans: looks para tirar a peça do óbvio

Pernas mais amplas e um shape que esbanja conforto, é assim que podemos definir a calça jeans wide leg. Despojada por natureza, ela é perfeita para ser a estrela de looks que contam com a criatividade como um quê a mais no vestir.

Mas engana-se quem pensa que o modelo por ser mais cool, combiná-lo com outras peças é uma tarefa muito difícil. Pelo contrário. Com a wide leg, as formas de montar um bom look também são bem amplas. Brincar com as proporções é uma boa forma de explorar a harmonia no visual. Por ser uma calça com pernas mais soltas, vale apostar em uma blusa ou camisa mais justa no topo.

Os primórdios do jeans

Looks com calça jeans
Foto: Reprodução

Antes de mais nada, temos uma notícia: a calça jeans não nasceu jeans como nós conhecemos hoje. Como não? Pois bem, no ano de 1792, na cidade de Nîmes, na França, foi fabricado pela primeira vez o denim. O nome do tecido significa em uma tradução bem literal como de Nîmes.

O denim original era bem diferente do modelo que conhecemos hoje. Suas tramas eram mais sofisticadas e feitas com fios de seda e lã. Mas e o jeans como nós conhecemos? Quando e como começou a tomar forma? O tradicional jeans das queridas calças começou a ser fabricado na cidade de Gênova, na Itália.

Lá, o tecido ganhou corpo e alma até a receber a coloração índigo, a básica e original da peça. Mas calma, a fama não começou em terras italianas.

A origem da calça jeans

Looks com calça jeans
Fotos: Shutterstock e Reprodução

A ascensão do jeans tem um nome que foi fundamental para a roupa ter o status que tem hoje. Ele é o de Levi Strauss. Em 1851, migrou de seu país para os Estados Unidos e lá o jeans deu seus primeiros passos. Strauss chegou à região em meio à Corrida do Ouro.

Na cidade de São Francisco aconteceu o encontro entre o alemão e o alfaiate Jacob Davis. O norte-americano criou peças de metal que facilitavam a abertura das calças para os trabalhadores da mineração. Juntos, em 1873, patentearam a peça que revolucionou o vestuário dos trabalhadores do período e, assim, marcaram a moda para sempre.

Vamos dar um salto nos anos para trazer as mulheres para a história da calça jeans. Antes a peça era muito usada apenas por trabalhadores e operários. Mas a partir da década de 1950, o jeans aterrissou no closet feminino e não saiu mais dos looks. Por isso que, hoje, quase 70 anos depois, seguimos falando dessa peça tão querida.

Como deixar o look com calça jeans ainda mais cool? Nós temos as respostas e vamos mostrar formas diferentes de como usar alguns modelos de jeans. Depois da história, é hora da prática!

Looks com calça jeans exalam liberdade, praticidade e carimbam seu certificado de clássico atemporal. E põe atemporal nisso, nós vimos que a história da peça é bem extensa. Já falamos e vamos repetir, moda é diversão, usar roupas como a calça jeans para exercitar seus estilos pessoais também é forma de autoconhecimento. Jogue-se!

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.