Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Guia de estilo: como combinar roupas e criar looks incríveis

Uma dúvida muito comum é a de como combinar roupas. Afinal, são tantos shapes, cores, texturas, estampas e detalhes que podem dar uma embaralhada nas ideias na hora de montar um look. Por isso, o objetivo do nosso guia de estilo de hoje é facilitar sua vida em relação ao vestir. Então prepare-se para embarcar em uma viagem repleta de dicas e com muita informação de moda.

Na jornada para construir um estilo mais autêntico e que expresse toda a sua personalidade, é importante filtrar as informações e reunir referências. Ainda mais porque precisamos ter em mente que se inspirar não é levar nada ao pé da letra. Então, vale estar antenada com o que acontece, ver quais são as tendências do momento, mas ter um olhar mais crítico e apostar apenas no que você mais gosta de usar. Sentir-se bem com o que veste é o principal ponto a ser levado em conta.

Sem mais delongas, vamos conferir como criar os looks onde as cores, estampas, texturas, sapatos, acessórios e outros estilos estejam em perfeita harmonia. Em outras palavras, é hora de aprender novas combinações de roupas que te deixem ainda melhor consigo mesma. Look, câmera, ação!

Cores

Como combinar roupas

Quando o assunto é combinação de cores, existe um mundo de possibilidades de combinações e misturas de tonalidades. Mas em meio a tanta diversidade, como coordenar as nuances e criar um look harmônico? Essa parece uma daquelas perguntas que valem 1 milhão de reais, mas na verdade é bem mais fácil de ser respondida do que parece. Afinal, é possível se guiar pelos grupos coloridos e montar diversas produções que facilitam muito todo o processo.

Monocromáticos e complementares

Começando no nível iniciante das combinações coloridas, os looks monocromáticos são aqueles que não têm erro. Você escolhe uma cor só e aposta nela em todo o visual, da roupa aos acessórios. Vale escolher um vestido ou macacão no tom desejado ou criar combinações onde ele reine em absoluto.

Dando um passo à frente no quesito produção colorida, é hora de falar das combinações que se complementam. As cores complementares são as tonalidades que estão em posições opostas no círculo cromático. Ou seja, os principais duos são: vermelho e verde, amarelo e roxo, azul e laranja. À primeira vista, compor um look com essas paletas parece não ser tão fácil. Por serem opostas no tal círculo, elas são harmônicas aos nossos olhos, então podem funcionar muito bem em visuais para os mais variados momentos.

Análogas e tríades

Na estrada das cores, é sempre válido levar em conta como se dá a famosa harmonia colorida. Quando falamos de análogas, é fácil entender bem como equilibrar os tons. Elas são nada mais que as tonalidades que estão próximas no chamado círculo cromático. Por serem vizinhas, têm muitas nuances semelhantes e, juntas, podem criar um encontro de contrastes para lá de rico. Uma boa forma de montar looks com colores próximas é investir em peças lisas, elas são práticas e descomplicadas.

Será que é difícil montar uma produção com três tons de forma que elas fiquem equilibrados? A gente garante que não e explicamos como essa brincadeira funciona. Quando falamos de tonalidades tríades, o próprio nome já dá a dica quantas cores serão usadas. Isso mesmo, três! Basicamente, as cores tríades são formadas por 3 nuances que estão equidistantes no círculo cromático. Ou seja, elas se encontram exatamente na mesma distância dentro dentro da forma colorida.

Basta você escolher uma cor, pular três outras e selecionar a próxima. A harmonia cromática segue reinando e as principais tríades são: vermelho, amarelo e azul (tríade primária) e verde, roxo e laranja (tríade secundária). Assim, como as outras combinações, você pode se divertir com as tonalidades e criar um match perfeito com estampas, blocos de cores e acessórios.

Estampas

Como combinar roupas

As estampas estão no topo da lista de recursos do vestir que mais elevam o visual. Os detalhes de cada padronagem, das mais simples às elaboradas, são perfeitos para estrelar looks nos mais diversos momentos. Mas sabemos bem que muitas dúvidas podem surgir na hora de combinar uma peça printada com outra lisa ou até mesmo outra estampada. Definitivamente não é um bicho-de-sete-cabeças e nós mostraremos o porquê.

Listras e poá

Pensou em estampas clássicas, pensou em listras e poás. Ainda mais porque as duas são perfeitas para compor uma boa carreira solo ou até um bom mix de estampas. Mas isso é assunto para o próximo tópico. Agora é hora de alinhar as expectativas de como combinar prints que esbanjam atemporalidade.

Peças listradas chamam atenção sempre, independentemente de serem largas ou mais fininhas. Por isso, é sempre interessante brincar com as linhas e criar uma harmonia visual para lá de rica. Uma dica especial é escolher o tipo da listra de acordo com o tipo de roupa. Exemplo: uma saia ou vestido com listras verticais cria uma ilusão de ótica de alongamento da silhueta. No caso de ser uma segunda peça, combine com uma blusa de mangas bufantes. Esse equilíbrio garante uma produção repleta de referências de estilo bem ricas e nada complexas.

No caso do poá, esteja redondamente certa de que a estampa é certeira para os mais diversos looks. Sua verve dramática é perfeita para criar um mix de estilos de forma prática. Mais uma vez, a harmonia pede passagem e para compor essa mescla especial, vale adicionar uma blusa de seda ou tricot de bolinhas, levar o jeans para o bottom e arrematar com um bom tênis. Romântico e esporte presentes!

Florais e mix de estampas

Vejo flores em você! A querida estampa floral é a cara da primavera não só por sua representação, mas também por seu toque de cor e especial. No look, ela é perfeita para trazer um toque mais descontraído ao visual. Por serem mais coloridas na maioria dos casos, a dica de ouro para combiná-las é apostar na companhia de uma peça lisa. Essa combinação é simples de ser feita e garante a tal harmonia de que tanto falamos. Se o print florido tiver um tom de rosa, experimente usá-lo no bottom ou em uma terceira peça e seja feliz!

Nós somos totalmente a favor de criar mixes especiais de estilos, cores e de estampas. Montar uma mistura de estampas é mais fácil do que se pensa e temos uma dupla de ferramentas bem fáceis para isso. Uma delas é a de usar dois ou mais prints de fundo escuro ou com elementos em preto ou azul marinho. Por serem tons mais neutros, eles são perfeitos para se adaptarem a quaisquer outros tons vibrantes dos desenhos. Outra forma de usar é apostar em tons próximos, padronagens com variações de uma mesma cor esbanjam harmonia cromática e beleza.

Texturas

Reunir mais de uma textura em um look é garantia de um visual com informação de moda de sobra. Afinal, você pode usar toda a sua criatividade para tirar algumas peças de sua zona de conforto e, de quebra, criar novas combinações queridas. Será que misturar tecidos mais fluidos com outros mais encorpados dá caldo? Se dá caldo nós não sabemos, mas que dá moda nós garantimos. Vamos ver algumas duplas que são ainda mais imbatíveis quando usadas juntas.

Tricot + jeans

Sempre falamos por aqui que o tricot faz parte do nosso DNA e mostramos que a trama é mais versátil do que se imagina. Uma das combinações que pode transitar por um look de fim de semana ou até mesmo uma produção de trabalho é a do tricot com jeans. Sim, as duas texturas juntas adicionam um ar mais moderno e urbano ao visual sem fazer qualquer esforço.

Engana-se quem pensa que qualquer roupa jeans é aquela que vai deixar o visual com cara de básico e sem muitos destaques. Nada disso! Juntamente com o tricot, ela pode atualizar seu status e estrelar um look casual chic. Blusas de tricot dão match com calças, shorts e saias jeans como ninguém. Já as tramas de jacquard e lurex são aquelas que garantem uma produção moderna e com toques de cores e estampas especiais.

Seda + algodão

Se a seda está presente no look, sabemos que o lado fancy da moda estará mais do que em evidência. Mas como combinar esse tecido tão sofisticado com outro com uma bossa a mais? Traga uma boa peça de algodão para o show que tudo ficará ainda mais belo e com um mood ainda mais despojado.

O movimento delicado da seda pede uma combinação com roupas de tecidos mais estruturados para criar aquele equilíbrio esperto. Portanto, não hesite na hora de misturar esses dois materiais. O toque macio somado a um shape diferenciado e alinhado podem formar aquele look repleto de estilo que pode estrelar vários momentos. Brinque com as horas e detalhes da peça para exibir ainda mais esse mix poderoso.

Sapatos

Como combinar roupas

Os sapatos têm aquela mágica de elevar não só o astral do look, mas de trazer uma sensação que vai além do vestir. Quando usamos versões mais baixas ou tênis, a leveza e o conforto reinam quase que absolutos nos pés. Mas quando um bom salto entra em cena, aquela sensação de poder é a que dá o ar de sua graça. Por isso, vestir uma roupa ou usar um acessório nunca é só uma escolha visual, também envolve o modo como vamos nos sentir com aquilo que resolvemos investir.

Combinar sapatos com roupas e demais itens é uma das tarefas mais gostosas do vestir. Isso porque eles podem surpreendentemente mudar a verve da produção com apenas dois passos. Então, se você deseja compor um visual com peças mais leves e quer manter os pés no chão, as sandálias rasteiras são perfeitas para acompanharem vestidos de todos os comprimentos e visuais mais easy going.

Se o mood esporte chique é aquele que mexe com seu coração, um bom tênis é o sapato que é a aposta perfeita. Dos modelos mais casuais aos com mood mais sporty, vale ousar em combinações de estilos e peças. Desfrute ao máximo de todo o conforto que o calçado oferece. Sabe aquele seu vestido mais arrumado que quase não usa porque pensa que ele é formal demais? Experimente com um tênis e veja se gosta do resultado.

Os sapatos de salto alto são os preferidos para elevar o visual com poucos (ou muitos) centímetros. Independentemente do tipo do salto, vale investir ao máximo em explorar o lado versátil de sandálias e sapatos fechados. Eles podem ser combinados tanto em looks mais casuais, como a clássica combinação de jeans com t-shirt, até naqueles mais especiais e que pedem uma dose a mais de sofisticação.

Acessórios

Como combinar roupas

Escolher os acessórios para um look é como acrescentar a famosa cereja de um bolo. Além de serem perfeitos para arrematar o visual, eles podem complementar com muito estilo alguma peça em específico. Uma blusa com decote profundo pode ganhar a companhia de um belo colar, uma calça pode receber aquele cinto mais do que poderoso. Por isso, é sempre interessante levar em conta a posição onde o acessório vai ficar e em como ele pode se destacar ali.

Maxi e mini

Falando em bijus, os tamanhos fazem toda a diferença em relação a mensagem que você quer passar no look. Mas calma, combinar tanto os acessórios menores quanto os maiores é uma tarefa simples e até divertida. Os looks com peças mais sóbrias e com shapes discretos ornam perfeitamente com peças mini e mais discretas. Elas darão uma noção de coordenação maior de de roupas mais brincos, colares, anéis e pulseiras. Mas, claro, isso não impede de brincar com uma peça mais chamativa e outra pequena. O que vale é usar o que gosta.

Se o look abusa das cores, estampas e não quer passar despercebido, os acessórios maxi pedem passagem. Brincos pendurados, com pedras grandes ou detalhes elaborados são perfeitos para reinarem no topo do visual. Uma dica interessante é trazer alguma ou algumas cores das roupas para os acessórios escolhidos. O equilíbrio cromático também passa pelos adornos escolhidos.

Bolsas

As bolsas são verdadeiras companheiras de todo o dia. Tem aquelas pequenas que são perfeitas para levar só o necessário e te deixar livre, leve e solta. Mas se você precisa de espaço, as maxibolsas também estão sempre a postos para adicionar um ar utilitário e belo. Com toda a certeza, elas também são grandes personagens de um look e merecem andar juntas e em harmonia com as demais peças.

Mais acima falamos sobre mix de texturas, uma boa oportunidade para brincar ainda mais com esse recurso é usando bolsas com texturas especiais, como croco, peças em jacquard ou com algum efeito visual rico. Afinal, elas podem deixar o show ainda mais interessante e com informação de moda.

Se a bolsa escolhida for lisa, que tal deixá-la com uma bossa a mais? Aposte em um lenço pendurado nas alças ou até mesmo as cobrindo. Misturar esses dois acessórios para lá de versáteis também pode ser uma forma de brincar com diferentes elementos e referências no visual.

Por fim, depois de uma aula mais do que completa de como combinar roupas, é hora de você começar a testar novas combinações e experimentar possibilidades. Divirta-se ao máximo com essa tarefa incrível que é o vestir e seja ainda mais feliz e confortável consigo mesma.

 

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.