O blog da Maria Filó

Ângela Maria

Ângela Maria

Semana passada uma grande estrela entrou para constelação de eternas divas da música brasileira. Uma mulher incrível que não podemos esquecer.

A cantora Ângela Maria talvez não fizesse parte do nosso repertório, mas sua história e importância como artista brasileira merece ser celebrada. Dona de uma voz que era um abalo e de uma emoção que a fazia “chorar enquanto cantava e cantar enquanto chorava”, como diziam críticos de música dos anos dourados, ela tinha de sobra para exalar tanta intensidade.

Ângela Maria
Fotos: orfaosdoloronix.wordpress.com

Criada em Macaé, no interior do estado do Rio, Abelim Maria da Cunha, seu nome real, foi criada por uma família muito religiosa e de baixa renda. Apesar de ter aprendido a cantar em corais da igreja, por anos foi proibida de incorporar a profissão de artista e frustrar os sonhos da família de que se casasse cedo e virasse uma “moça do lar”.

Ângela Maria
Foto: arquivo O Globo

Foi preciso muita resignação para que, ainda jovem, Ângela Maria se mudasse para São Paulo para tentar a sorte nos grandes programas de rádio e televisão, onde rapidamente foi incorporada depois de apresentações emocionantes. Ao longo de sua carreira, encantou nomes como Edith Piaf, Juscelino Kubitschek e Louis Armstrong, só alguns dos que se comoviam com a grande cantora brasileira.

Ângela Maria
Fotos: orfaosdoloronix.wordpress.com

Ângela Maria também ficou conhecida pela intensa amizade com Cauby Peixoto, com quem teve um relacionamento de cumplicidade artística e pessoal. A cantora nunca pôde ter filhos e sofreu por anos entre casamentos que terminavam com furto ao seu patrimônio e empresários charlatões, até conhecer o grande amor da sua vida, 19 anos mais jovem, com quem adotou quatro filhos e viveu até o fim.

Que viva para sempre no Olimpo das grandes estrelas!

Quer conferir outras mulheres incríveis? Clique aqui e leia outro post no nosso blog.

  • Tags

  • #Ângela Maria
  • #música brasileira
  • Esse vai ser um inverno diferente. Menos abraços para aquecermos uns a...
    saiba mais
  • Quando o tema é finanças para mulheres negras, Mônica Costa sabe como ...
    saiba mais
  • Com carinho, Maria Filó
    17.04.2020 • Inspiração
    Os dias de hoje pedem mais tempo em casa. Nossos encontros que antes a...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.