O blog da Maria Filó

Lima com crianças

Lima

Se você ainda não conhece o Peru, está na hora de incluir esse belíssimo país na lista de prioridades. São muitas regiões, diferentes paisagens, uma culinária espetacular e uma imersão cultural na civilização mais antiga da América.

A capital, Lima, à primeira vista pode parecer mais uma metrópole mergulhada no caos urbano. Mas não se engane: as ruas históricas, o povo acolhedor, os lindos parques e praças, os museus e galerias, os sítios arqueológicos, a comida imbatível e o por do sol mais bonito que eu já vi fazem dessa cidade um destino obrigatório para turistas de todas as idades.

Lima

Visitamos com as crianças e voltamos todos apaixonados. Como praticamente não chove na cidade e o clima é gostoso (não faz calor demais no verão e nem muito frio no inverno), os programas ao ar livre são os mais legais. Turistas e locais aproveitam muito os parques e praças. Até o shopping mais famoso da cidade, o Larcomar, é aberto.

Abaixo, alguns programas que não podem faltar no roteiro de quem visita a cidade com as crianças:

Circuito Mágico del Água
São 13 fontes de diferentes tamanhos e formatos, luzes coloridas e música que formam um circuito dentro do Parque de la Reserva. Em algumas delas dá para se molhar bastante, por isso leve uma toalha e roupa extra. Minha dica é ir à noite, por causa da iluminação. Para os pequenos tem um trenzinho que passeia pelo parque.

Serviço
Jr. Madre de Dios S/N
Terça a domingo das 15h às 22h30
Shows às 19h15, 20h15 e 21h30
Entrada: S/4.00 (4 soles)
Menores de 5 anos e maiores de 60 não pagam

Lima

Malecón, em Miraflores
O trecho, formado por um calçadão, que liga o Parque del Amor ao Shopping Larcomar, em Miraflores, é uma das principais atrações turísticas da cidade. Mas é também um lugar muito frequentado pelos limenhos, que passeiam por lá com carrinhos de bebê, cachorros, de bicicleta, skate, patins… Tem muita área verde, parquinhos e quiosques de comida. Os mais corajosos saltam de parapente desse ponto, que fica em cima de um penhasco de frente para o mar. Se o clima estiver bom, programe-se para ver o por do sol do Malecón, é lindo!

La Huaca Pucllana
Esse sítio arqueológico fica no bairro de Miraflores e tem mais de 1.500 anos. Foi construído e ocupado por civilizações pré-Inca: os Lima e, depois, os Wari. A visita é feita através de um tour guiado, em espanhol ou inglês, e dura cerca de 1 hora. O passeio vale muito a pena, é muito rico em história. Há maquetes, museu, bonecos de cera e outros elementos que tornam tudo bem lúdico e didático para as crianças. Dentro da Huaca tem um restaurante delicioso com o melhor da culinária tradicional do Peru.

Serviço
Calle General Borgoño cdra. 8
Quarta a segunda das 9h às 17h
Entrada: S/12.00 (12 soles) para adultos e S/6.00 (6 soles) para crianças

Lima

MATE
O Museo Mario Testino fica no charmoso bairro Barranco, na casa em que o fotógrafo viveu. Além do acervo permanente com retratos de celebridades como Gisele Bundchen, Lady Di, Madona, Kate Moss e Gwyneth Paltrow feitas para algumas das mais importantes revistas de moda do mundo, há exposições de projetos autorais, como a que retrata as vestimentas tradicionais peruanas. Aproveite o passeio para conhecer o bairro e comer em algum restaurante tradicional da região, como o Isolina Taberna Peruana.

Serviço
Avenida Pedro de Osma, 409
Terça a domingo das 10h às 19h
Entrada: S/10.00 (10 soles) para adultos e S/5.00 (5 soles) para crianças

Trisbus
Como quase todas as grandes capitais do mundo, Lima também tem o seu city tour com ônibus de dois andares. É uma ótima opção para quem viaja com as crianças e não quer deixar de conhecer os pontos turísticos por falta de mobilidade.  O ônibus passa pelos bairros de Miraflores, Barranco e Centro Histórico e o trajeto todo dura cerca de 4 horas. O ingresso dá acesso ao Convento de São Francisco e às catacumbas.

Serviço
Onde pegar: em frente ao shopping Larcomar
Valores: S/27.00 (27 soles) para adultos e S/10.00 (10 soles) para crianças

Lima

Para completar:

Para se hospedar… escolha um hotel ou alugue um apartamento em Miraflores.  O bairro é bonito, seguro e cheio de bons restaurantes. Também gostei muito de Barranco, o bairro boêmio e alternativo da cidade, mas é mais distante dos pontos turísticos. San Isidro também pode ser uma opção, tem vários hotéis sofisticados, é o centro financeiro da cidade, onde também ficam as embaixadas.

Para comprar… não dá para voltar de Lima sem algumas peças do artesanato peruano na mala. Vá até a rua Petit Thouars e prepare-se para se perder entre os mercados. Tem muita coisa bacana.

Se quiser um pouquinho de aventura… vá até as Ilhas Ballestas, que ficam cerca de 3h de Lima. Lá vocês vão poder observar pinguins, aves e lobos marinhos. Apelidado de “pequena Galápagos”, o lugar encanta com sua concentração de fauna em habitat natural. Informe-se no seu hotel ou procure uma agência especializada para contratar o tour.

Viagem com Filhos Adverte… ao voltar do Peru, seu paladar nunca mais será o mesmo. A culinária peruana é muito rica e diversificada. Pesquise os bons restaurantes, faça reservas antecipadamente e faça da gastronomia parte importante da viagem. Para as crianças que não gostam muito de se aventurar por novos sabores, sempre há pratos kids.

Fernanda Avila Ferreira é jornalista, autora do Guia de Nova York com Crianças, coautora do blog Viajo com Filhos e mãe da Olivia (9 anos) e Marina (14 anos).

  • Tags

  • #Lima
  • #Peru
  • Chego em casa e vejo uma vela no formato de um ponto de interrogação e...
    saiba mais
  •       Sabe aqueles momentos de mudança, quando sentimos...
    saiba mais
  • Lua de mel romântica no Caribe
    07.01.2020 • Cultura
    É sempre difícil escolher o destino da lua de mel, mas é fácil imagina...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.