O blog da Maria Filó

London eye

Mind the Gap

Londres é mundialmente conhecida pelo Big Ben, o tempo cinza e o metrô eficiente. A rede de transporte na capital inglesa é realmente excelente em termos de extensão e frequência, mas às vezes não tão boa assim quando se trata de pontualidade e conforto.  Na hora do rush os trens ficam completamente abarrotados e o calor humano que esquenta no inverno vira pesadelo no verão – não existe ar condicionado no ‘tube’ (o apelido que os ingleses deram pro metrô ) ou nos ônibus. Lembro de uma reportagem (acho que no verão de 2006) dizendo que a temperatura no metrô chegava a 53 graus – ou seja, faz mais calor no metrô  de Londres do que no Rio!

Ainda assim o transporte é motivo de orgulhos pros Londrinos e nao é à toa que existe o Transport Museum, que mostra a evolução da rede de transporte na capital desde a época Vitoriana, passando pela construção do metrô  (que foi o primeiro do mundo) e o papel do transporte na cidade durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial.

Mas o que eu mais gosto do Transport Museum é a loja de souvenir, que vende mapas do metrô  em diversos formatos e estilos, canecas, móveis e um monte de coisinhas pra casa com estampas que vem direto dos estofados dos trens ou dos onibus de Londres.

A estampa dessa luva de forno e desse peso de segurar porta, por exemplo, foi criada na década de 70, comecou a ser usada numa das linhas de metrô  (District Line) e depois virou estofado dos onibus também por muitos anos.

Essa almofada à esquerda é inspirada numa estampa criada na década de 30 (imagem à direita) e também foi usada nos trens de uma das linhas do metrô  (Nothern Line).

Pros que visitam a loja procurando um presentinho divertido, tem esse patinho imitando os famosos ‘black cabs’ londrinos e também uma cartela de adesivos pros dorminhocos colarem na blusa dizendo ‘me acorde na estação tal’.

E quem quiser ter uma amostra do transporte londrino dentro de casa, o museu tem uma loja online que entrega nos quatro cantos do mundo.

Beijos e até a próxima, com mais notícias do velho continente!

  • Tags

  • Está pensando em percorrer o caminho português de Santiago de Composte...
    saiba mais
  • Amor no Caminho
    04.03.2020 • Lifestyle
    A escolha de alguns caminhos pode mudar, marcar a vida para sempre e d...
    saiba mais
  • Chego em casa e vejo uma vela no formato de um ponto de interrogação e...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.