Previna o câncer pela alimentação

Especial Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento que nasceu na década de 1990 nos EUA, com a finalidade de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada todo ano para compartilhar informações sobre o assunto e conscientizar as pessoas sobre a importância da detecção precoce da doença. Quando descoberta em sua fase inicial, as chances de cura são altíssimas. Por isso, é muito importante ir anualmente no ginecologista e fazer o autoexame.

Como prevenir o câncer pela alimentação
Imagem: Pinterest Clare Nicolson

Estatísticas mostram que em cada 8 mulheres, 1 possivelmente desenvolverá câncer de mama. No post de hoje, trago dicas de nutrição tanto para quem busca a prevenção quanto para quem está em tratamento ou remissão da doença.

Controlar o peso e evitar a obesidade por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, assim como evitar o consumo de bebidas alcoólicas e açúcar refinado, são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Como prevenir o câncer pela alimentação
Foto: delbosco.tumblr.com

Uma dieta variada com frutas, verduras, legumes, carboidratos complexos, proteínas e temperos naturais é a mais indicada para a prevenção e o tratamento de quase todos os tipos de câncer, inclusive o de mama. Existem os chamados alimentos funcionais, que além de fornecerem bons nutrientes para o nosso organismo, ainda desempenham esse papel de proteção e/ou tratamento de diversos males. São eles:

  • Frutas cítricas (laranja, limão, tangerina e toranja ou grape fruit) – são ricas em terpenos e polifenóis, substâncias que atrapalham a reprodução das células cancerosas;
  • Brássicas (brócolis, couve-flor, couve, espinafre, repolho, nabo) – são alimentos ricos em indol-3-carbinol, glicosinolatos e sulforafanos que reduzem o risco de câncer e mantêm um balanço entre estrogênio e testosterona equilibrado, mas devem ser consumidos crus ou cozidos por no máximo 5 minutos para manterem seus benefícios;
Como prevenir o câncer pela alimentação
Fotos: themediterraneandish.com | damndelicious.net
  • Tomate e frutas vermelhas e roxas (morango, framboesa, romã, amora, mirtilo, uva, melancia e açaí) – contêm fitonutrientes anticancerígenos como licopeno, antocianinas, quercetina, antioxidantes, resveratrol e flavonóides que fortalecem o sistema imunológico, combatem os radicais livres, retardam o crescimento de células pré-malignas, evitam a formação de novos vasos sanguíneos, que podem alimentar um tumor e atuam no equilíbrio hormonal do corpo, ajudando a diminuir o risco da doença se desenvolver;
Como prevenir o câncer pela alimentação
Foto: Playbuzz
  • Alimentos amarelo alaranjados (cenoura, abóbora, mamão, acerola, manga, batata baroa, batata doce) – contém carotenóides que protegem nossas células contra os radicais livres, substâncias que podem danificá-las e desencadear o processo cancerígeno;
  • Peixes e frutos do mar – fontes de iodo e ômega 3, nutrientes fundamentais. A deficiência de iodo, além de prejudicar a tireoide, causa desordens estruturais nas mamas que podem levar a um processo tumoral, enquanto o ômega 3 possui efeito anti-inflamatório importante;
  • Cogumelos – ricos em L-ergotioneína, superantioxidante que garante proteção contra o câncer de mama em mulheres pré-menopausadas;
Como prevenir o câncer pela alimentação
Foto: lecremedelacrumb.com
  • Gorduras boas – o tipo de gordura escolhida é muito importante para prevenir o câncer de mama. O consumo excessivo de gorduras saturadas (carne vermelha, manteiga, creme de leite, bacon) aumenta os índices de câncer de mama. Invista nos peixes, substitua os óleos refinados pelo azeite de oliva extravirgem, adicione um punhado de oleaginosas (nozes, macadâmia, amêndoas, castanhas) por dia e coma abacate com regularidade. Esses alimentos contém gorduras de qualidade com propriedades anticancerígenas;
  • Carboidratos complexos (arroz integral, batata baroa, batata doce, inhame, feijão, lentilha, grão de bico e farinhas integrais) – a farinha branca, arroz branco e açúcar são gatilhos para mudanças hormonais que podem levar ao aparecimento do câncer, por isto substitua esses alimentos por suas versões integrais e inclua grãos ricos em fibras e lignanas, como grão de bico, feijão, linhaça, chia e gergelim, que além de garantirem um bom funcionamento intestinal, ainda fazem um balanço hormonal positivo, fundamental para a prevenção e tratamento do câncer de mama;
Como prevenir o câncer pela alimentação
Fotos: tasty-yummies.com
  • Chá verde – rico em catequinas, superantioxidante que previne e trata diversos tipos de câncer, inclusive o de mama;
  • Especiarias (cúrcuma, curry, pimenta) – atuam tanto diminuindo o aparecimento quanto eliminando as células cancerígenas sem danificar as saudáveis da mama.
Como prevenir o câncer pela alimentação
Fotos: thymetomango.com

São muitos os alimentos que nos ajudam a combater doenças, então que tal comermos mais comida de verdade e menos pacotes? Vamos descomplicar adotando uma dieta rica em vegetais, frutas, grãos integrais, especiarias e gorduras boas e com menos gordura saturada, açúcar e farinhas refinadas. É simples, basta um mínimo de organização. Lembre-se que o câncer leva anos, décadas para aparecer, o que significa que sempre é tempo de adotar medidas de prevenção. Comece hoje mesmo aumentando seu consumo de frutas e vegetais coloridos.

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