Adriana Varejão e Paula Rego

Adriana Varejão e Paula Rego

Imagem: reprodução/divulgação

Nada de ficar de pés para cima nesse fim de semana, a boa no Rio de Janeiro é aproveitar a brisa gostosa do Jardim Botânico para ir ver ao vivo algumas obras inéditas de Adriana Varejão, uma das mais importantes artistas brasileiras contemporâneas.

Adriana Varejão e Paula Rego

Imagem: reprodução/divulgação

Dona de um pavilhão inteiro no Inhotim e de inúmeros prêmios internacionais, além de participações nas mais importantes exibições do mundo, a artista carioca merece nossa visita sempre que expõe por aqui. Dessa vez, a artista se une à pintora portuguesa radicada em Londres, Paula Rego, num diálogo curioso entre obras, referências e percursos.

Adriana Varejão e Paula Rego

Imagem: reprodução/divulgação

Adriana apresenta imagens inspiradas em pinturas tradicionais chinesas feitas em folhas naturais, mostrando questões intrinsecamente femininas, e Paula apresenta seus quadros inspirados em obras da literatura como Primo Basílio, de Eça de Queiroz, e Bastardia, de Hélia Correia.

Vale a pena a visita!

Bate perna artsy

S.O.S. Saracvura

Imagem: Facebook S.O.S. Saracvra

Nada de ficar de pés para cima no fim de semana, quem está no Rio já tem um programa lindo para sábado. A combinação de exposição de arte e festa S.O.S. Saracvura foi criada para arrecadar fundos peara o espaço multidisciplinar que combina arte, workshops e noites memoráveis no centro da cidade.

S.O.S. Saracvra

Imagem: Facebook S.O.S. Saracvra

A casa que segue sem nenhuma ajuda institucional e repleta de programação gratuita e aberta ao público, com só um ano e meio de vida virou ponto de encontro da turma artsy do Rio, seja para ouvir artistas como Adriana Varejão, participar de grupos de estudo ou ver algumas ótimas exposições. E, claro, para celebrar a vida!

S.O.S. Saracvra

Imagem: Facebook S.O.S. Saracvra

A festa S.O.S Saracvra vai acontecer sábado com uma turma bacaníssima de DJs e venda exclusiva de obras de arte de artistas como Cildo Meireles, Brigida Baltar, Pedro Varela, Ana Miguel, Artur Barrio e Amílcar de Castro entre outros 70 nomes incríveis, com toda renda revertida na manutenção da casa.

Cozinhando novos afetos

Ateliê materno

Fotos: www.ateliematerno.com

Com o nascimento ou adoção de cada bebê, nasce uma mãe que precisará se reinventar, seja no convívio social, familiar ou profissional. Às vezes é de forma suave, às vezes mais potente, outras é uma super-revolução.

Ateliê materno

Fotos: www.ateliematerno.com

No caso da Bruna e da Carol foi uma revolução de afeto, que as uniu transformando a experiência da maternidade numa bela amizade e num novo negócio que só faz prosperar. Unidas através da escola das filhas, as duas construíram o Ateliê Materno, uma fábrica de fofuras de madeira feitas para transformar o cotidiano em brincadeira.

Ateliê materno

Fotos: www.ateliematerno.com

A Carol resolveu recriar a cozinha de brinquedo da sua infância para a filha Sophia. Adicionou pitadas lúdicas ao ingrediente principal, a madeira, e a receita foi um sucesso.

Ateliê materno

Fotos: www.ateliematerno.com

Do dia para a noite recebeu milhões de encomendas e a Bruna se juntou a ela para criar o negócio que já dura dois anos.

Ateliê materno

Fotos: www.ateliematerno.com

A história de empreendedorismo e amizade continua para além do portão da escola, da casa e da mesa do escritório. Agora as duas também contam numa websérie um pouco de tudo que juntas fazem florescer.

Para morrer de amor… e se inspirar!

Lembra da Carolina Lenz, designer e ilustradora que já contou um pouco do seu universo criativo na editoria Conversa Afinada? Pois bem, ela volta a mostrar seu talento por aqui, dessa vez numa mostra especial na nossa loja no VillageMall, no Rio, que abre as portas para expôr alguns dos seus trabalhos à mão livre.

As peças compõem a exposição Bastidores, um recorte das criações e traços da artista, num convite a desvendar o que está por trás da bela arte da estamparia. São contornos que dão luz ao casamento entre moda e arte, sempre bem-vindo no universo da Filó.

Esperamos você!

 

 

A moda eterna

Moda eterna

Fotos: Photo Les Arts Décoratifs

Enquanto a maioria dos estilistas olhava pro futuro, tentando prever um desejo, uma nova tendência, Christian Dior mirava no passado pra criar um presente inesquecível.

Moda eterna

Foto: Magnum Photos

O estilista francês que acaba de ganhar uma retrospectiva pra lá de especial, a mais importante de sua história e a única nos últimos 30 anos, se eternizou e construiu uma das maiores maisons internacionais justamente por valorizar o passado, através da beleza da peça clássica e atemporal.

Moda eterna

Foto: Christopher Polk

 A grandiosidade da obra do artista, que reinventou a feminilidade, restaurou o glamour no pós-guerra e se tornou símbolo do bem vestir, invade os salões do Musée des Arts Décoratifs, em Paris, onde fica em cartaz até janeiro do ano que vem.

Moda eterna

Foto: Grob Gallery

Completíssima e emocionante, a expô passeia do New Look à moda contemporânea criada por Maria Grazia Chiuri, atual nome à frente da Dior, passando pelas celebridades que vestiram, vestem e inspiram a marca até os dias de hoje, como Grace Kelly, Jackie Kennedy e Lady Di. Uma aula de história, moda e arte, que deve arrepiar todo mundo que ama o belo.

Hoje e sempre!